Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, 

Tenho aqui uma fonte avariada (pois as motherboards não arrancam com ela), todas as saídas estão boas (3.3V, 5.5V e 12V) o problema está no Power_OK, o fio cinzento que devia de ter 5V depois da fonte estar ligada não tem, fica sempre com 0V. Por este motivo as motherboards detectam que a fonte tem algum problema e não iniciam.

A minha pergunta, existe alguma forma de analisar esta situação? Algum componente que possa estar a fazer isto? Condensadores parecem bem, a fonte é relativamente nova (muito pouco uso), é uma Enermax PRO 550W. Sabem que testes é que a fonte faz a si própria para ativar ou não a linha de Power_OK? 

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Sim... sei.

Fontes de pc têm uma fontinha auxiliar pro power up que gera 5V apenas - tal que você mede no fio cinzento (de fato num pullup). Geralmente composta por 1 transistor, 1 trafinho como componentes principais. Localize-os e analise seu circuito. Ah e também têm um opto acoplador pra informar a principal que alguém mandou ligar. Já "consertei" uma apenas dando um curto no C e E deste opto. Aí ela ligava direto. Só que isso é "proibido para menores".

Uma alternativa (muito lôca) ao conserto desta fontinha, é colocar uma outra em seu lugar. Algo como um carregador de celular (seu telemóvel). Dica apenas conceitual pois nunca fiz.

abç

• Membro VIP
Postado

Sim, você tem razão, o sinal lógico de PWR_OK (fio cinza) deve subir e se manter em nível lógico 1 sempre que a fonte estiver apta a operar mas isso só acontece se o sinal PS_ON# (fio verde) for levado ao nível zero (nível zero = fio preto).

Você uniu o fio verde com o fio preto????

TimmingfontePC-pequeno.jpg

ConectorATX.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

boa análise + completa faller. Confundi o cinza com o verde. Este sim precisa ir a gnd pra ligar a fonte.

Não sei se o power_ok vem da auxiliar mas o pc velho ligou de boa sem dar bola pra ele.

Postado

Pelo que vi o PC\Board precisa de ter a confirmação que esta tudo Ok com a fonte, daí o Power_OK, neste caso o PC só arrancou com uma Fonte Nova e desta Enermax o que vi de errado é mesmo a falha do Power_OK. 

A fonte liga sem problemas (fora do computador e unindo os respetivos fios) o problema é apenas o Power_OK.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!