Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dia/tarde/noite, gostaria de sanar algumas dúvidas em relação a problemas com temperaturas que é o que venho tentar solucionar aqui principalmente.

http://imgur.com/dk1obQW

O computador desde o momento que eu ligo atinge essa temperatura, hoje comprei álcool isopropílico e troquei a pasta térmica, mas não mudou muita coisa. As configurações do computador estão na imagem/link acima. Disseram me que o cooler que vem junto do processador não consegue dissipar tanto calor ( processador: fx-4300 black edition), fiquei bastante preocupado ao ver a temperatura nessa altura, a situação financeira do Brasileiro aqui não é boa, então peço que ajudem com dicas de que cooler comprar. 

As outras dúvidas que eu tenho são quanto a comprar um water cooler, se vale a pena ou não, os riscos para o computadores e também custo/beneficio. Será que vale a pena trocar a gtx 650 por uma 750?

Como sou novo no fórum espero que não esteja fazendo algo errado e também que possam entender e sanar minhas dúvidas, sou muito grato por qualquer ajuda!

Se precisarem de qualquer informação a mais só perguntar e estarei postando o mais rápido possível, e mais uma vez: obrigado por me ajudarem!

Att, Robson Casciano

OI.PNG

• Curtir 1
Postado

Boa Noite @Robszh, estou montando uma cpu com um processador da linha FX, e também ouvi falar do mesmo problema de super aquecimento, então recomendo utilizar um cooler melhor, eu pretendo comprar o Hyper T4 da cooler master, e ja ouvi falar muito bem dele.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Pedrocostace disse:

Boa Noite @Robszh, estou montando uma cpu com um processador da linha FX, e também ouvi falar do mesmo problema de super aquecimento, então recomendo utilizar um cooler melhor, eu pretendo comprar o Hyper T4 da cooler master, e ja ouvi falar muito bem dele.

Estarei dando uma olhada e agradeço pelo conselho!

E me desculpe a falta de informação, mas vi que ele fica "em pé" isso seria apenas o design ou difere a instalação?, haha (pergunta burra, dsclp kkk).

• Curtir 1
Postado

@Robszh Realmente ele fica naquela posição, só que não sei se o peso do cooler pode trazer algum dano a placa-mãe, ou a algum componente, que também é uma duvida que tenho. Se a money desse, preferia pegar uma water-cooler, mas ta muito salgado...

Postado

@Pedrocostace@Robszh

Eu uso um Hyper T4.. Sim, fica em pé..

http://forum.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_11_2015/post-564345-0-09131600-1448232274.jpg

Apesar do tamanho dele, garanto que é uma peça bem leve, toda de alumínio, com a base de cobre.. Não tem perigo de forçar a placa-mãe, nem nada.. O único porém dele é que em sistema AMD, ele vai ficar na horizontal, o que pode atrapalhar na instalação dos pentes de memória..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria

1 hora atrás, RS Faria disse:

@Pedrocostace@Robszh

Eu uso um Hyper T4.. Sim, fica em pé..

http://forum.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_11_2015/post-564345-0-09131600-1448232274.jpg

Apesar do tamanho dele, garanto que é uma peça bem leve, toda de alumínio, com a base de cobre.. Não tem perigo de forçar a placa-mãe, nem nada.. O único porém dele é que em sistema AMD, ele vai ficar na horizontal, o que pode atrapalhar na instalação dos pentes de memória..

Entendido muito obrigado, olhei os reviews e me parece que irá funcionar, estarei efetuando a compra e instalando, muito obrigado pela assistência!

Postado

Parece que o T4 e o Hyper 212 só podem ser instalados verticalmente nos soquetes AMD. Tem que conferir, porque vai cobrir os dois primeiros slots de memória na maioria das placas-mãe. 

@Pedrocostace no seu caso, ele meio que jogaria o ar quente no intake da fonte. Em alguns gabinetes, com grelha em cima, a instalação vertical é melhor porque o ar quente sobe naturalmente, mas se não tiver grelha em cima, fica ruim. Se a memória for alta, também não vai caber.

Uma boa opção para soquetes AMD é o Gammaxx S40, que pode ser instalado horizontalmente e não bate nas memórias.

• Curtir 2
Postado

Recomendo o mesmo cooler que adquiri e reduziu em torno de 

1 minuto atrás, Contiusa disse:

Parece que o T4 e o Hyper 212 só podem ser instalados verticalmente nos soquetes AMD. Tem que conferir, porque vai cobrir os dois primeiros slots de memória na maioria das placas-mãe. 

@Pedrocostace no seu caso, ele meio que jogaria o ar quente no intake da fonte. Em alguns gabinetes, com grelha em cima, a instalação vertical é melhor porque o ar quente sobe naturalmente, mas se não tiver grelha em cima, fica ruim. Se a memória for alta, também não vai caber.

Uma boa opção para soquetes AMD é o Gammaxx S40, que pode ser instalado horizontalmente e não bate nas memórias.

O Rainjinteck Evo que você me indicou é excelente! 

• Curtir 2
Postado
agora, OCCT disse:

Recomendo o mesmo cooler que adquiri e reduziu em torno de 

O Rainjinteck Evo que você me indicou é excelente! 

Realmente bom mesmo, mas ele também só instala verticalmente no soquete AMD. Eu li que a Raijintek fez um adaptador para o soquete AMD e que a pessoa pode pedir para eles, mas não sei se eles tem representante no Brasil ou se eles enviariam para cá.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa

1 hora atrás, Contiusa disse:

Más eles funcionam bem, comparado ao T4? existe outra alternativa? pois o gammaxx S40 está em falta na kabum.

Postado
19 minutos atrás, Pedrocostace disse:

@Contiusa

Más eles funcionam bem, comparado ao T4? existe outra alternativa? pois o gammaxx S40 está em falta na kabum.

Todos eles - T4 / Hyper 212X / Gammaxx / Raijintek Evo são muito parecidos. O Raijintek é o melhor deles, mas em stock todos eles vão ter uma diferença pequena de um para o outro.

O Gammaxx S40 tem no Mercado Livre. Tem também o Thermaltake L32 no Kabum, mas ele é mais alto (160mm), mas não estou conseguindo confirmar se ele instala horizontalmente.

• Curtir 2
Postado

@Contiusa   Realmente o gammaxx seria o ideal, principalmente por causa das memórias, já que irei utilizar umas HyperX Fury. Compensaria dar uns 80 reais a mais e pegar uma water cooler? ou a diferença no desempenho seria algo bem pequeno?

cooler-gammaxx-s40-para-processador-intelamd-dp-mch4n-gms40-582611-MLB20593990853_022016-O.jpg

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710501937-coolerboss-cooler-cpu-torre-intel-lgaamd-fm1am2am2-am3-_JM

Encontrei esse semelhante ao Gammaxx.

Postado
49 minutos atrás, Pedrocostace disse:

@Contiusa   Realmente o gammaxx seria o ideal, principalmente por causa das memórias, já que irei utilizar umas HyperX Fury. Compensaria dar uns 80 reais a mais e pegar uma water cooler? ou a diferença no desempenho seria algo bem pequeno?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710501937-coolerboss-cooler-cpu-torre-intel-lgaamd-fm1am2am2-am3-_JM

Encontrei esse semelhante ao Gammaxx.

Water cooler você teria que desembolsar uns 500 reais, porque os water coolers de entrada, como H55, H60, Seidon 120v não vão ser muito diferentes do Gammaxx ou de um Hyper 212X. Eles talvez consigam 0.2Ghz a mais em um overclock, mas são water coolers bem mais ou menos e custam o dobro do preço de um Raijintek Evo, por exemplo, que deve dar um coro no Seidon 120v em push pull.

Ou seja, eu acho que até 350/400 reais os air coolers dominam. Outro dia eu estava pensando em juntar uma galera para reunir uns coolers / water coolers e fazer uns testes para determinar onde os water coolers começam a ser eficientes em comparação aos air coolers.

Outra coisa, só esta semana apareceram uns três usuários com defeitos no water cooler. Um deles chegou a vazar a mangueira em cima da placa-mãe. Ele precisou desmontar o micro e secar tudo para ver se tinha fritado alguma coisa. Micro quando começa a dar pau, sai de baixo, porque a sua vida vira um inferno.

Então não tem porque gastar 300 / 400 reais em um water cooler de entrada para ter o mesmo desempenho de um Hyper 212X e ainda depois ter que lidar com barulho dos fans, problemas na bomba, mangueiras que podem vazar e que você pode perder o water cooler depois de dois ou três anos se tiver azar.

Ou seja, para mim, water cooler é bom para quem:

1 - vai fazer over extremo e quer aqueles 0.2Ghz extras no processador.

2 - tem dinheiro para comprar um water cooler que encare esses 0.2Ghz extras / geralmente na casa dos 500 / 700 reais.

3 - não liga para barulho / ou tem grana para importar uns fans aftermarket Noctua ou Gentle Typhoon.

4 - tem dinheiro para lidar com concertos e vazamentos.

5 - não depende do micro e pode ficar uma semana tentando descobrir aonde deu a zika / e ganhando uns cabelos brancos e suando a carteira.

Eu acho que só vale a partir do H80, e mesmo assim ele bate de frente com alguns air coolers top mais baratos.

• Curtir 1
Postado

Aqui você pode ver a instalação (não tire como verdade, só para ter uma ideia). 

Se quiser depois, pode comprar outro fan e fazer um push / pull. Vai baixar mais uns 2ºC, talvez mais. Só tem que ver a furação do fan e se o Gammaxx vem com presilha extra. Se não vier, teria que ser outro fan com a mesma furação para você prender os dois com zip tie (abraçadeira de plástico). Ou então comprar dois fans iguais aftermarket. Aqui mostra como montar dois fans com zip tie: http://www.overclock.net/t/753254/ziptie-screw

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Perdão por não responder antes, tive um problema grave com minha internet, ficando sem conexão até agora a pouco. Lí o que escreveu e cheguei a conclusão que Water Cooler não é para mim, além de ser mais caro, caso dê um problema desses, vou ter que comprar um novo, pois aqui não possui assistência para ele, sem contar que no caso de um vazamento posso perder vários componentes. Vou pegar um a ar mesmo, que sai mais barato e não vou ter problemas.

Primeiramente não vou fazer overclock, pois não necessito daqueles 200, 300 Mhz extra ( Ao meu ver não tem beneficio praticamente nenhum nesse clock extra), e diminuir a vida útil do processador, não disponho de muito dinheiro para a montagem do pc, estou economizando dentro do possivel, e procuro o melhor custo x beneficio nas peças. a minha única preocupação com temperatura, é por que onde moro, a temperatura média é 32 a 35, e tenho consciencia que o cooler box não vai dar conta do recado, além de fazer um barulho de uma turbina de avião.

Procuro deixar meu processador na casa de no máximo estourando tudo 70º em 100% de uso.

Para chegar a essa temperatura, além do cooler fan, colocarei uns 4 a 8 coolers ( quantos o gabinete sustentar) para manter um bom fluxo de ar dentro do gabinete.

Enfim, vou dispor uma quantia de no máximo R$200,00 para a compra do fan.

Muito Obrigado pela sua ajuda, realmente tirou várias duvidas, começando pela questão do water cooler.

• Curtir 1
Postado

As respostas foram esclarecedoras! 

Mas na falta de espaço no gabinete (Hyper T4), e em estoque para compras no kabum em outros sites, não pude comprar o Gammax, estava a medir aparentemente em cm, meu gabinete suporta até 12, então algum tão bom quanto o Gammax em 120mm?

Obrigado :)

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Robszh disse:

As respostas foram esclarecedoras! 

Mas na falta de espaço no gabinete (Hyper T4), e em estoque para compras no kabum em outros sites, não pude comprar o Gammax, estava a medir aparentemente em cm, meu gabinete suporta até 12, então algum tão bom quanto o Gammax em 120mm?

Obrigado :)

E Que dê espaço para a instalação das memórias?

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Robszh disse:

@Contiusa meu gabinete seria esse: gab. atx mymax mca-45m1109/bk pto

Como na foto abaixo, só que com o design pouquissimo diferente.           http://myatech.com.br/image/produtos/007319_3.jpg

@Robszh Você tem como medir a distância da placa-mãe até a lateral? Não use régua, use um pedaço de cartão, cartolina. Coloque a tampa de metal atravessada para você saber onde fica a borda. Marque com caneta onde o cartão passa pela lateral para saber a distância correta.

Depois tem que descontar 8mm do soquete, mas você tem uma ideia da distância correta. O gabinete tem 180mm de largura. Eu imagino que caiba um cooler de 140mm. Mas só vendo. 120mm eu acho pouco, mas, vá saber? Só medindo.

EDIT: talvez seja 120mm porque tem espaço para um fan na lateral, mas é melhor deixar sem fan nenhum e colocar um CPU cooler melhor, se preciso.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Contiusa disse:

Mas qual o espaço que tem da placa-mãe até a tampa?

Se eu medi certo tem entre 15 e 16 cm, com media de erro de 2 para mais ou menos. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...