Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite, gostaria da ajuda de todos pois estou precisando de um rele ou algo que solucione meu problema. Preciso de algo que ao ser ligado em 12v, libere esta energia por 1 ou 2 segundos e logo após corte a passagem de energia mesmo estando ainda energizado.

• Coordenador
Postado

@Lucas Vidigal Cintra O que você procura é um temporizador...

Isso é simples de ser feito com um CI LM555, você precisa passar mais especificações da corrente que tem que ser fornecida e de como o circuito será rearmado ou "resetado"...

Postado

pra ele ser rearmado, a corrente 12 volts será desligada e quando necessário, religada; quanto a especificação da corrente que você diz, seria a carga em amperes que irá passar?

• Coordenador
Postado

Sim! Pois o circuito integrado que pensei para seu circuito, o (LM555), fornece muito pouca corrente de saída!...

Agora entendendo um pouco da sua necessidade.......

Quando você energizar o circuito, (ligar), ele fornecerá uma tensão de saída em 12V (tensão de alimentação), por um ou dois segundos e depois desligar..., e só vai acionar novamente, se desligar a alimentação e religa-la novamente?

Seu tópico será movido para a área da Eletrônica para melhor ser auxiliado!...

• Coordenador
Postado

@Lucas Cintra o que eu estava pensando, esta demonstrado no link que o colega @faller indicou, o circuito esta identificado como "Power ON Delay Circuits" bem na parte de baixo da página...

A solução da @Isadora Ferraz  funciona, mas o rearme do circuito não pode ser muito rápido!...

• Coordenador
Postado
57 minutos atrás, Lázaro Monteiro Jr disse:

O problema da solução proposta pela @Isadora Ferraz é obter o valor de capacitância ideal para armar o circuito por exatamente 2 segundos. Mas funciona.

OK! E o próximo rearme? Se não tiver um resistor para descarregar o capacitor, o circuito funcionará somente uma vez!!!...

• Membro VIP
Postado

vocês anteciparam um problema que eu queria o autor descobrisse por si só pow! Um push buttom na nf resolve a parada.

chave-push-button-na-nf-3t.jpg

Agora por gentileza, pelo menos desta vez deixem ele descobrir como ligar ok?!!! rhun!

nã nã nã... quesito custo não está em pauta

ah sim, um destes também...

images.jpg

Mais coerente com a descrição da problemática

e shhhhhhhhhhhh.... (kk)

• Curtir 1
Postado

eu já havia analisado a proposta da @Isadora Ferraz e vi esse problema de descarregar o capacitor, vale citar que este dispositivo não será manuseado fisicamente, e sim remotamente, portanto, pra essa proposta dar certo eu tenho que ter uma forma de descarrega-lo remotamente também, o dispositivo será armado e desarmado através de um celular por sms. Outra dúvida em relação a essa proposta é de que neste caso, o rele não irá ficar pulsativo? não tenho muita experiência no assunto, por isso as vezes posso fazer perguntas "bobas", mas é que não sei mesmo; lembro que o dispositivo que eu preciso será energizado com 12v e ele só deve liberar essa corrente por 1 ou 2 segundos, depois disso ele não pode liberar corrente novamente até ser desarmado e armado de novo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...