Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando com h80i


Posts recomendados

Olá, tenho um H80i e frequentemente meu computador está desligando, provavelmente por superaquecimento. Uso o Corsair Link para medição de temperatura, e lá, as vezes, o TMPIN02 chega a 85~90º, porém a temperatura do processador fica em 70~75º. Já se eu iniciar a BIOS, a temperatura se inicia em 77~80º e vai aumentando (só na tela da BIOS) até chegar em 100º, onde o computador desliga. 

 

Além disso, tenho problemas com algum outro componente pois preciso deixar um ventilador ao lado do gabinete, sem ele é comum, quando o computador não desliga por overheat, ocorre gargalos como no vídeo que colocarei abaixo. Segue também uma print do meu Corsair Link

 

Minhas configurações:

Corsair H80i 
AMD FX-8150
16gb Corsair Vengeance 1600mhz
120gb SSD Kingstone
1TB SATA Kingstone
Fonte Corsair TX750
GeForce GTX970 4GB
MOBO 990-FXA-UD3

 

 
 

https://youtu.be/2LW23ddGSsk.

h80.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, algumas coisas básicas.

 

1 - Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia. Deixe na opção "Equilibrado". Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS e evita alguns problemas que podem até comprometer o seu processador. Overclock operado por aplicativos são muito imprecisos e as tensões são sempre altíssimas, passando da especificação do processador e diminuindo a vida útil do mesmo, ou até o inutilizando.

 

Depois que estiver em equilibrado...

 

2 - dê o reboot, entre no BIOS e carregue o "Load Optimized Defaults". Isso vai resetar qualquer overclock esquisito que algum aplicativo possa ter feito sem vocês saberem o que é. Só precisa saber, já que os Bulldozer são antigos, se vocês vão perder algum setup que precisa ser feito manualmente, depois de instalar o Windows. Porque vai zerar para o setup de fábrica. Acho que o Cool 'n Quiet hoje em dia é padrão, mas o meu Phenom tinha que setar no BIOS depois.

 

3 - o H80i vem com configuração push / pull. Todo fan vem com duas setas na lateral. Uma indica o fluxo de ar e a outra para onde as lâminas giram. É preciso colocar os dois fans com a seta para fora do gabinete, em trenzinho (---<---<---), se vocês instalaram no exaustor de trás do gabinete.

 

4 - o H80i conecta os fans direto no bloco, e o bloco tem um conector para a fonte e outro para qualquer conector de 3 ou 4 pinos da placa-mãe (pelo que eu vi). Depois tem um conector do Corsair Link. Então vocês têm que setar a bomba no Corsair Link para rodar a 100% e ver se melhora.

 

5 - os dois fans são controlados pelo Corsair Link? Como está a velocidade (rpm) deles? Provavelmente vocês podem ajustar as curvas de rpm.

 

Feito isso, vocês sabem que o processador está rodando com clock e tensão stock, que os fans do water cooler estão na direção correta, que a bomba está rodando a 100% e que os fans estão sendo controlados com um rpm / curva decente.

 

6 - baixe aplicativos de monitoramento de temperatura como o AIDA64, HWinfo64 e HWmonitor. Veja se as temperaturas conferem com o Corsair Link, AMD Overdrive, etc. É preciso ver se as temperaturas seguem um padrão, mas geralmente todos esses programas indicam a mesma temperatura. Nem todos os programas indicam o TMPIN, mas eu acho que o HWmonitor e o HWinfo64 indicam. @Arthur Moreira esse TMPIN02 a 90ºC está esquisito, pois a sua placa-mãe é boa. Confirme com outro software de análise.

 

Se as temperaturas continuarem altas depois de fazer tudo isso, aí o water cooler pode ter sido instalado errado ou vocês entupiram ele de pasta térmica.

 

Seria preciso desinstalar o water cooler e instalar de novo, prestando atenção dupla ao manual de instalação e preferencialmente vendo alguns vídeos de quem já instalou - não confie totalmente, alguns vídeos tem erros. É só para vocês saberem o que estão fazendo.

 

O H80i deve ter vindo com um tubo de pasta térmica. Use ele se for reinstalar o water cooler. Preste atenção na gota de pasta: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

 

Se tudo isso falhar, postem o resultado do que fizeram e o que mudou, não mudou. Cada water cooler tem um modo de operação e manual diferente, então alguém mais pode opinar ou dar uma dica que eu deixei passar do H80i em específico.

 

Boa sorte,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!