Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando carregadores de baixa corrente


Posts recomendados

Quando vamos escolher um carregador para nosso notebook, verificamos se a tensão dele é igual à do carregador original e se a corrente é maior ou igual à deste também.

 

Com relação aos carregadores de smartphones e tablets, creio que o raciocínio deveria ser o mesmo.

 

No entanto, vejo muitos usuários por aí relatando que usam aqueles carregadores de celulares antigos, as vezes de 350mA, para carregar também seus novos smartphones, que já são capazes de puxar 2A ou mais.

 

A questão é, podemos mesmo confiar nesses carregadores antigos, que acumulamos ao longos dos últimos anos, para carregar nossos novos e potentes smartphones e tablets?

 

Se não, por que então quando plugamos nosso iPhone 6s ou Galaxy S6 numa porta USB 2.0 do nosso computador, que fornece apenas 500mA, eles carregam mesmo sem a gente querer? Certamente as grandes fabricantes impediriam isto de acontecer, caso fosse danoso.

 

Obrigado pela atenção!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá problema já que a tensão é a mesma. A corrente só vai diferenciar na velocidade em que a bateria é carregada. É até melhor, na verdade. Quando a bateria aparenta estar "viciada", tem que descarregar ela toda e carregar em baixa corrente. Não posso dizer que é verdade e que funciona, mas nos meus testes, não só baterias de smartphones que funcionaram

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que os smartphones conseguem regular sua impedancia de forma que sua corrente drenada não ultrapasse a máxima suportada pelo carregador?

Seguindo esta linha de raciocínio, gostaria de estender o assunto para os notebooks também: será que um notebook com bateria se comporta da mesma maneira que um smartphone para seu carregador?

faço essa comparação pois tanto os carregadores de notebooks quanto de smartphones são meros conversores CA-CC.

E tenho muita vontade de ligar meu velho carregador do netbook no meu notebook (com bateria, claro) hehehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que saber se você tá falando de tensão ou corrente. Nunca que você vai ligar um carregador 9v num notebook de 12v. A corrente só não pode ultrapassar o carregador original pois estraga(Exemplo: Não pode usar carregador do iPad no iPhone por causa da corrente diferente)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um artigo interessante no site da Apple:

https://support.apple.com/en-us/HT202105

 

Ele afirma que você pode usar qualquer carregador de iPad, mesmo aqueles de apenas 1A, para qualquer modelo de iPhone (incluindo o 6S, que vem com um carregador original de 2A). 

 

É por isso que eu desconfio que podemos fazer o mesmo com carregadores de notebooks e netbooks, por exemplo. A única desvantagem, ao meu ver, seria de que o carregamento seria mais lento ou ainda o gasto de energia poderia ser superior ao fornecimento, condição em que você apenas prolongaria o tempo de uso até a energia da bateria acabar.

 

Obviamente estou supondo que todos os carregadores tem a mesma tensão de alimentação e que os notebooks estariam com bateria. Não estou falando em hipótese nenhuma em misturar carregadores de notebooks com carregadores de smartphones, estou fazendo apenas uma comparação: se podemos usar qualquer carregador 5V para um smartphone (a Apple afirmou isso no artigo acima indicado), por que não podemos usar qualquer carregador 20V para um notebook com bateria?

 

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, FunkyClearMen Cat disse:

Então, só não pode usar carregador que ULTRAPASSE a corrente normal.

 

Sinto dizer que está equivocado amigo. Se ultrapassar não tem absolutamente nenhum problema.

Pesquise mais. Veja neste artigo, por exemplo, que você pode usar qualquer adaptador de alimentação do iPad para qualquer iPhone.

https://support.apple.com/pt-br/HT202105

A Apple afirma por exemplo, neste artigo, que um carregador de iPad Pro capaz de fornecer 2.4A (12W / 5V = 2.4A) pode carregar um iPhone 4S que puxa 1A apenas. Então sua teoria já caiu por terra.

É a Apple que está afirmando isso. Qualquer engenheiro eletricista pode lhe confirmar isso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!