Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações pessoal, gostaria que, se pudessem, me ajudem num projeto que estou desenvolvendo para mim e outros colegas professores de escolas publicas que encontram salas de aulas lotadas de alunos e precisam se comunicar com uma certa qualidade sem detonar as cordas vocais.

Estou desenvolvendo um amplificador multiuso no qual o professor terá possibilidade de usar bluetooth, radio, cartão de memória, entrada auxiliar e também um microfone sem fio, além desta caixa ser portátil, com o auxilio do uso de baterias.

O fato é que, já desenvolvi todo sistema e a forma de funcionar, porém esbarro num problema técnico que é a corrente exigida pelo amplificador, uma vez que quero usar um de no mínimo 80W Rms e além da alimentação ser através de 110/220, fonte externa que seria transformada em 12v, quero usar também internamente bateria 12V e pelo cálculo da corrente que seria A=P/V, daria no mínimo 6 ampers, gostaria de ideias que pudessem me ajudar no desenvolvimento de um amplificador que consiga esses 80W Rms usando fonte de 12V e de 3 a 4 Ampers, uma vez que baterias com corrente maiores são bem caras e aumentaria o custo do projeto.

P.S. Fiquei curioso que vi um amplificador que a multilaser importa, chamado Caixa De Som Multiuso Com Microfone Mp3/ Usb/sd/fm/guitarra - Sp191, pois informa que ele tem bateria interna de 2,5 A, tem alimentação de 9V e entrega 80W RMS, dai pensei ou é mentira os chinas inventaram algo novo e perfeito, como será que esse amplificador funciona?

DEsde já, muito obrigado a todos.

• Membro VIP
Postado

Esse amplificador opera numa categoria especial, até mesmo bem antiga já, denominada engana bobo...

P = V2 / R

ou P = V x I

ou P = I2 x R

Continuam válidas para amplificadores transistorizados convencionais, isto é sem transformadores, sem conversores e para alimentar alto falantes comuns.

Na melhor das melhores hipóteses se contrapusesses dois amplificadores de 12 Volts de alimentação defasados de 180 Graus (amplificação em ponte) terias uma amplitude de pico de 12 Volts, no limite com muita distorção, o que daria 12 / raiz de 2 = 12 /1,4142 = 8,48 Volts RMS ou seja 8,422 / 4 ohms = 18 Watts..

Mas veja só, se o chinês que o fabricou e o picareta da Multilaser o anunciasse assim, com 18 Watts RMS apenas, não o venderia nem para o surdinho da esquina... O que fazer então????? Mentir que o mesmo consegue entregar 80 Watts. E 80 é pouco.. Se pegares um mais picareta ainda ele, o amplificador seria anunciado capaz de entregar 270 Watts ou o que tal 480 Watts, ou quem sabe 730 Watts????  Você escolhe. No momento que passastes de 18 Watts que seria a máxima capacidade teórica, um ou 100 ou 500 Watts dentro da mentida dá exatamente na mesma...

Portanto, a nova tecnologia tem nome sim e se chama "Engana Bobo"

Atenção: Repare que estou me referindo a amplificadores lineares sem transformador, sem conversores de tensão e para alto falantes normais , nada de alto falantes de 1 ohm ou menos...

Já te perguntastes para que exatamente necessitas de 80 Watts???? e não 5 Watts????   Vais achar muito pouco 5 Watts certo???

É que o pessoal em gerar costuma assistir a 5 Watts mas, dentro da nova tecnologia "engana bobo" vestidinho de 100 Watts e assim a referência se perdeu...

Um amplificador sério, com alto falante decente (o elo mais fraco na reprodução sonora), já te daria ou ótimo resultado.

• Curtir 1
Postado

Como o faller disse, 80W é um exagero, 10W é mais do que bom pra uma sala de aula, 80W se fosse pra um ginásio cheio...

OFFTOPIC: Pessoalmente eu não sei o que aconteceu com a potencia anunciada dos amplificadores hoje em dia, tem fábrica anunciando módulo automotivo por ai dizendo que tem 1000W e colocando fusível de 10A no negocio...Na realidade 200W reais com um alto falante bom e uma caixa com dimensões calculadas da "pau" em mt carro com 2000W rms por ai...

Na sua situação eu compraria uma daquelas plaquinhas prontas "off the shelf", com um tda2030, por exemplo, vai suprir muito bem suas necessidades... 

Postado

Muito obrigado pela ajuda pessoal, mas cheguei ao cálculo da necessidade dos 80W por avaliar a situação acústica das salas de aula, que são horriveis, e turmas com 50 ou mais alunos que necessitaria de uma qualidade maior na percepção audiofônica, no meu caso, e de muitos outros colegas, que são professores de música em sala de aula regular, sempre sentimos falta dessa qualidade quando utilizamos os amplificadores existentes na escola, como os ciclotrons da vida, por esses motivos cheguei a tanto, mas se tratando que eu considere reduzir para 50 W RMs o que recomendariam?

DEde já, muito orbigado !

Postado

Olha eu tenho um som de 200W (consumo total, não rms nem pmpo), é em dois estágios.. moro no 10 andar e tenho certeza que se eu ligar o 1 estágio de 40W no máximo eu escuto a música no térreo...

Mas como você quer 50W eu acho (acho) que se você procurar no mercado livre você acha placas montadas, ou para montar, dessa potencia, ai é só arranjar o speaker, a fonte e montar...Não sei qual o seu nível de eletrônica, por isso estou sugerindo soluções prontas, mas se você poderia também montar a placa em cima do datasheet de algum ci como o stk4036 ou algum TDA...

Postado

Obrigado Felipe, tenho um conhecimento mediano em eletrônica, fiz o meu curso de eletrônica e eletrotécnica no início dos anos 90 e de lá pra cá trabalhei pouco, ou seja enferrujei, só o básico mesmo que não se esquece né?, mesmo assim com a internet já ajuda lembrar muita coisa, bem, o meu projeto envolverá um amplificador mono de início, depois vejo se evoluímos para estéreo.

Montarei um pré ampli que funciona com 12V e 300ma um decodificador bluetooth daqueles que vendem na china com entrada auxiliar, bluetooth, fm e sd card e funcionam a 5v e 800ma no pré ampli, vou tentar colocar um sistema para microfone sem fio que deve funcionar com 3v e  esta em desenvolvimento, e como disse antes, para o ampli ficar móvel quero usar baterias de 12v revarregáveis, agora com a dica excelente de vocês e acreditando usar um amplide 50RMS ja consigo 4-4,1 A em média, ja me ajuda para os primeiros testes, e dai para carregar a bateria usarei uma fonte normal de 12v e 5A, pensei em fazer uma com fonte de pc, mas como ja tenho esse em casa inicialmente usarei ele.

P.S. Nesse momento estou em casa com um amplificador desses de carro que funciona a 12v e segundo o fabricante aceita a partir de 8A, sendo que o fusível é de 15A, segundo o fabricante ele tem totais 120 RMS sendo que em 2 X 60 numa saida de 4Ohms, é um amplificador digisound modelo HL560, penso em iniciar o sistema para testar com ele mesmo sem usar bateria por agora.

E então, o que acham da minha ideia?

Mais uma vez muito obrigado.

olha o manual do fabricante ai.

MANUAL_LINHA_HL.pdf

Postado
18 minutos atrás, aerosant disse:

E então, o que acham da minha ideia?

Mais uma vez muito obrigado.

olha o manual do fabricante ai.

MANUAL_LINHA_HL.pdf

Acho que você deve procurar por módulos de amplificador classe D, pois atingem até 90% de eficiência e gastam muito menos bataria.

Veja: Mas barato não existe:

http://pt.aliexpress.com/item/TPA3116D2-Digital-Amplifier-Board-2X50W-Class-D-12V-24V-Dual-Channel-Stereo-AMP/32630890827.html?spm=2114.30010508.3.30.NDWd2e&ws_ab_test=searchweb201556_6,searchweb201602_2_10017_10005_10006_10034_10021_507_10022_10020_10018_10019,searchweb201603_1&btsid=d13b1370-a4c9-449b-a67e-039052a2c7ce

• Curtir 1
Postado

Então o projeto já está bem encaminhado, só algumas considerações neste seu projeto:

1) O pré-amplificador para se usar nesses módulos automotivos tem de ser forte, por que ele são fabricados para serem usados depois do rádio original do carro, o que significa que eles não aceitam alta impedância de entrada muito bem, o volume fica muito baixo...

2)Com que baterias você pretende alimentar esse amplificador? de carro? Lembre-se que 4A mão é pouco, para um dia inteiro de autonomia você precisa de uma bateria de em média 40Ah...

3)O que o Albert falou também é importantíssimo, a eficiência dos módulos automotivo é bem mediocre para seu tamanho e peso, um amplificador classe D seria bem melhor...

Eu ainda acho que depois de montar você vai perceber que não precisa de toda essa potencia, uns bons 30W estariam bons, pra você ir matutando a ideia de uma olhada em um tda7240 em bridge, da os 30W em 12v e são incrivelmente compactos... 

Postado

A placa do anúncio acima usa este circuito integrado aqui: 

http://www.ti.com/lit/ds/slos708/slos708.pdf

Na verdade esta placa dará 25W + 25W alimentada em 14.4V, totalizando 50W.

Com tensão de 12V dá um pouco menos. E em 10V, final da bateria, um pouco menos também. 

Dá 50W + 50W com 21V de alimentação. 

É uma opção muito boa. 

Essa placa te atende com muita folga.

Para incomodar muita gente com musica alta, bastariam 12 watts hehehe

Já tive um aparelho destes da CCE com estas caixas.

O CI amplificador possuía duas saídas de 12 watts. 

Este aparelho era o suficiente para incomodar muita gente. 

Uma observação a fazer são os graves:

Graves costumam consumir potência muito elevada. 

Para voz humana com qualidade, basta responder com 500Hz até 10Hz. 

Um pouco mais de grave em músicas, acrescente 125Khz.

Mas estes aparelhos de hoje começam reproduzindo 60Hz com muita intensidade. Isso exige muita potência.

Se não me engano o CCE da foto, iniciava a faixa de áudio a partir dos 125Khz. 

As músicas tinham qualidade. Não não eram estilo pancadão hehehe

Aparelho-de-som-CCE-R400-20150110192211.

Postado

Muito obrigado meus queridos, sem duvidas considerarei todas as opiniões e sugestões aqui postadas, como tenho 2 amplificadores em casa, um de 4X 100 da Banda audio, que tirei do meu carro e esse que falei HL 560 da digisound, creio que essa semana ainda faça um teste ainda sem bateria Felipe, para ver no que dá, Albert meu velho, excelente possibilidade essa que me apresentou, também analisarei a possibilidade de usar este, porém, esperar chegar mercado ria da china por esses tempos ta quase uma loteria né? fora o tempo hehehe, mesmo assim obrigado, logo colocarei fotos do que estou fazendo passo a passo, muito obrigado mais uma vez e ainda conto com a ajuda valiosa de vocês.

Postado

Escrevi errado aí em cima. 

Uma observação a fazer são os graves:

Graves costumam consumir potência muito elevada. 

Para voz humana com qualidade, basta responder com 500Hz até 10Khz. 

Um pouco mais de grave em músicas, inicie a faixa a partir dos 125Hz.

Mas estes aparelhos de hoje começam reproduzindo a faixa a partir dos 60Hz com muita intensidade. Isso exige muita potência.

Se não me engano o CCE da foto, iniciava a faixa de áudio a partir dos 125Hz.  

As músicas tinham qualidade. Não não eram estilo pancadão.

12 minutos atrás, aerosant disse:

Albert meu velho, excelente possibilidade essa que me apresentou, também analisarei a possibilidade de usar este, porém, esperar chegar mercado ria da china por esses tempos ta quase uma loteria né? fora o tempo hehehe, mesmo assim obrigado, logo colocarei fotos do que estou fazendo passo a passo, muito obrigado mais uma vez e ainda conto com a ajuda valiosa de vocês.

Acho que não!

Veja você mesmo:

12301613_804432986351343_272534634692726

Da china não demora muito.

Leva no máximo 20 dias para chegar.

Só que o governo deixa as encomendas largadas lá no galpão.

Só que nestes tempos de crise está ocorrendo um fenômeno:

O governo está precisando de muito dinheiro, então eles viram nas encomendas internacionais uma forma de ganhar dinheiro. 

Por isso dão agilidade no processo e até cobram uma taxa extra de R$15,00 para fazer a entrega. 

Esta placa chegaria na sua mão por R$50,00 depois de pagar todos os encargos.   

Postado

Sem dúvida Albert hoje em dia não existe mais médio em som, eu aprecio um som de qualidade e quando vejo certas instalações automotivas com somente um subwoofer de 18" e um piezo me da até uma agonia. Mas como ele falou é para sala de aula então não precisa muito grave, o que é bom... o bateria vai durar mais... 

Aliás, gostei desse cce, o equalizador com potenciômetro linear é algo que não se vê mais (talvez por opções melhores terem surgido, mas eu gosto de poder regular com as mãos hehe). O meu som é um Aiwa NSX-v300, vendiam como tendo 300W mas ele vem com um STK405-030 (que no datasheet diz 40W heheh)mesmo assim já incomodou muita gente no condomínio... Tenho que dizer que ele tem um dos melhores equalizadores de grave que eu já vi num mini-system. É igualzinho a este aqui, só que com algumas modificações internas hehe:

MINICADENA-AIWA-NSX-V300-20160203234603.

Postado
3 minutos atrás, FelipeZ. disse:

Sem dúvida Albert hoje em dia não existe mais médio em som, eu aprecio um som de qualidade e quando vejo certas instalações automotivas com somente um subwoofer de 18" e um piezo me da até uma agonia. Mas como ele falou é para sala de aula então não precisa muito grave, o que é bom... o bateria vai durar mais... 

Aliás, gostei desse cce, o equalizador com potenciômetro linear é algo que não se vê mais (talvez por opções melhores terem surgido, mas eu gosto de poder regular com as mãos hehe). O meu som é um Aiwa NSX-v300, vendiam como tendo 300W mas ele vem com um STK405-030 (que no datasheet diz 40W heheh)mesmo assim já incomodou muita gente no condomínio... Tenho que dizer que ele tem um dos melhores equalizadores de grave que eu já vi num mini-system. É igualzinho a este aqui, só que com algumas modificações internas hehe:

MINICADENA-AIWA-NSX-V300-20160203234603.

Eu tenho um ES-10 da gradiente. 

Uso com um amplificador.

http://www.audiorama.com.br/gradiente/processador.htm

gradiente_ES10_large.jpg

• Curtir 2
Postado

Muito bonito esse equalizador, além de funcional tem uma potencia muito boa por ser classificado como equalizador e ainda  é uma maravilhosa peça de decoração.

Postado
17 minutos atrás, FelipeZ. disse:

Muito bonito esse equalizador, além de funcional tem uma potencia muito boa por ser classificado como equalizador e ainda  é uma maravilhosa peça de decoração.

O meu não tem amplificador de potência. É só um equipamento de equalização mesmo.

Mas já está bem antigo. Contudo ainda muito eficiente e de muita qualidade de áudio. 

Mas eu gostaria de adquirir um destes: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695502632-equalizador-analogico-grafico-31-bandas-fbq6200-behringer-_JM

equalizador-analogico-grafico-31-bandas-

• Curtir 1
Postado

Também gostaria de ter um valvulado assim:

Mas não se pode esperar potência de um destes.

No máximo deve dar uns 15+15 watts.

2 horas atrás, aerosant disse:

Zorra velhão meu conterrâneo hehehehe, eu moro no bomfim cara, bem, farei um teste de qualquer forma e ver colé

valeu velho.

Se precisar de um projeto de caixa acústica, dê uma olhada no meu projeto:

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2012/07/curso-de-eletronica-basica-radio-e-tv.html

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, aerosant disse:

... mas se tratando que eu considere reduzir para 50 W RMs o que recomendariam?

Que reduzas mais ainda...  Simples.

Estas confundindo potência do áudio com qualidade do áudio. O alto falante ou o conjunto deles é o ponto fraco num sistema desses.  É o calcanhar de aquiles...

Não se faz necessário tamanha potência. Coisa de 10 a 15 Watts de boa qualidade com alto falantes de igual boa qualidade resolvem tudo.  Você já procurou ouvir, ter uma experiência prática com bons amplificadores e boas caixas de som???

• Curtir 1
Postado

Olá querido, já sim irmão, utilizo normalmente um ampli de 100 RMS reais para dar aula e nem chego do 2 ou 3 dependendo da atividade, isso porque eu trabalho com criança, sou professor de música, e mesmo assim às vezes em alguns momentos não dá para trabalhar exatamente o que quero, aí preciso equalizar e etc, isso por conta da estrutura da sala de aula ser péssima acusticamente, agora imagine você numa sala absurdamente morta acusticamente e com 35 a 50 alunos nela fazendo atividades de movimento e algumas que necessitem atenção , enfocando a percepção musical ?

Pois é, justo nesse ponto que potência e definição se cruzam, por isso que decidi vir buscar opiniões aqui no fórum, as quais têm me ajudado muito na definição desse projeto, muito obrigado a você também pela atenção !

Ah, uma outra coisa é que a ideia é desenvolver algo fácil de locomover-se, prática e que tenha uma certa qualidade e seja acessível financeiramente, pois como sabemos, a nossa renda como professor é bem fraquinha!

Postado
41 minutos atrás, aerosant disse:

isso porque eu trabalho com criança, sou professor de música, e mesmo assim às vezes em alguns momentos não dá para trabalhar exatamente o que quero, aí preciso equalizar e etc, isso por conta da estrutura da sala de aula ser péssima acusticamente, agora imagine você numa sala absurdamente morta acusticamente e com 35 a 50 alunos

Então você não necessita só dos médios para amplificar a voz. 

Pelo que você diz, precisa também de graves, pois precisa reproduzir toda a faixa de áudio. 

1- Deve-se escolher amplificador classe D pelo fator se economizar na bateria. 

2- Amplificador classe D quase não precisa de dissipador. Já vai ter economia. 

3- por não precisar de dissipador grande, já vai economizar em espaço.

Eu sou a favor de usar amplificador classe D diretamente ligado nos 12V. Só que vai dar no máximo uns 25W por canal. Mas daí pode-se usar mais módulos e mais 2 alto-falantes.

Os módulos automotivos trabalham com no mínimo 35+35V, daí possuem um conversor DC/DC que eleva de 12V para 35+35 e já apresenta perdas consideráveis de potência, que acarretaria em descarga prematura da bateria hehehe.

Os classe D costumam ter boa qualidade de áudio também.

Quase todos os amplificadores hoje em dia são classe D. 

Postado

ótima dica felipe, aliás, desde ontem quando você sugeriu pela primeira vez os classe D andei pensando neles mesmo e na possibilidade de usar 25+25 em bridge pois ai teria os 12 v e uma aperagem interessante para baterias, e ai? tem sentido o que acabei de falar?

Muito obrigado pelo apoio.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!