Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak para seguinte configuração


Posts recomendados

GPU: nVidia GTX 970
CPU: i7 4790k
Armazenamento: 3TB HD 7200 RPM
Memória 16MB 1866 MHz
Gabinete Cooler Master 5
Hydro cooling H80I
Outros: Gravador de DVD Dual Layer, talvez leitor/gravador de blu-ray no futuro, leitor de cartão de memória
2x Monitores AOC D2369VH 23''
Fonte de 750W

Qual nobreak usar? De quantos VA e qual fator de potência?
Digamos que escolho um, tendo a fonte de 750W em mente, mas troco por uma de 650W, tem algum problema?
PS.:Vou fazer overclock
O consumo de energia muda muito com nobreak? (Vou pesquisar sobre o assunto agora, mas gostaria de opiniões)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fazer OC indica, geralmente, que seu PC tem foco nos jogos, correto???

Uso de no-break significa, geralmente, que desejas manter arquivos importantes a salvo..

 

Seriam esses arquivos os registros dos melhores escores, dos jogadores campeões???

 

Belo uso da energia alternativa, belo uso.. Gastar coisa de 4.000,00 para manter os scores chega a ser uma heresia..

Mas cada um cada qual...

 

Acho que não sabes o que queres, nem para que queres...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Se você não tem resposta para minha pergunta, seria melhor que nem respondesse.
Como sou educado, vou responder civilizadamente:

Fazer OC indica, principalmente, que quero aproveitar o pontencial do meu equipamento, sem gastar com peças (pouco) mais avançadas que são bem mais caras.

Meu PC vai ser pra eu aprender fazer modelagem 3D, editar vídeos e produzir músicas, seria um desperdício um principiante comprar GPU quadro, sendo que ganhei a GTX 970 de presente. Porém vou usar ele, sim, também para jogar. Ninguém estuda e trabalha 24hrs.

Uso de No-break significa que quero proteger meu PC de instabilidades de energia que tenho por aqui, tanto sobrecarga quanto falta de energia. Ironicamente, você no seu intelecto, não sabe que grande parte dos jogos armazenam sua pontução e progresso online e não no computador, hoje em dia.
Também não percebes que ninguém gosta de perder seus arquivos, seja o que for; fotos, vídeos, trabalhos escolares, projetos, não importa e não vem ao caso.

Acho que não sabes o que fala, nem se quer entendes.
Já tenho certaza que não tens educação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Abdalmaus disse:

@faller Se você não tem resposta para minha pergunta, seria melhor que nem respondesse.
....

Acho que não sabes o que fala, nem se quer entendes.
Já tenho certeza que não tens educação.

Respondendo direto e objetivamente.

Necessitas de no-break decente, senoidal puro, de dupla conversão que consiga oferecer 1000 Watts.

Um desses dai, por exemplo: http://www.atera.com.br/Produto/SURT2000XLI/Nobreak+APC+Smart-UPS+SURT2000XLI+2000VA+1400W+230V

 

Veja ai e te acultures acerca de no-break. Note que eles não são os melhores equipamentos para proteção elétrica:

 

Obrigado pelos demais elogios...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller
Aquela nem se quer foi uma resposta, muito menos direta e objetiva.

O maior problema na minha rede é a falta de energia, por isso a necessidade de nobreak.
Por quê eu prescisaria de um nobreak de 1,4kW se o computador nem passa de 750W?
Usando a calculadora do vídeo, selecionando o máximo que eu poderia colocar nesse computador com as opções de overclock que vou usar, a potência não passa de 590W e eu devo usar uma fonte de 650W.
Dividindo pela eficiência mínima de 0,8 dá 812.5W, como indicado no vídeo.
Então pra quê 1,4kW / 2kVA? Até esse aqui de 1400VA (online), assumindo que tenha FP de 0,5 iria me dar 700W tranquilamente.
Ou esse que parece que me atende (online), pois diz que fornece até 825W, (FP não especificado, mas calculei 0,55).
Nenhum deles passa de R$750
Não entendi.

Não quis ser arrogante, mas os "elogios" foram ao nível da ironia e deboche.
Não sou orgulhoso, por isso vim pedir conselhos. Pois sei que presciso estudar mais sobre o assunto.
Porém, eu gostaria de deixar isso de lado.

De qualquer forma obrigado pelo vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se seu problema é falta de energia sim, o no-break é a solução correta. Mais.  Se puderes agregar bateria extra seria bom pois a autonomia cresceria.

Não importa muito o quanto sua config demanda mas sim a potência final da fonte pois essa está intimamente ligada a capacidade dos capacitores instalados nessa fonte, que terão de ser carregados e mantidos no momento da falta de energia.

Então largamente se indica considerar não somente a capacidade máxima de entrega de potência da fonte bem como sua eficiência.

Necessidade de potência portanto será igual a 750 Watts / 0,80 = 938 Watts somados a cerca de 50 Watts da demanda de um monitor = necessidade final da ordem de 988 Watts ===> Arredondado para 1000 Watts num sobredimensionamento da ordem de 1,3% somente.. Como indiquei no texto...  Como dei um exemplo de no-break e na loja não encontrei nenhum com exatos 1000 Watts peguei o mais barato que encontrei acima de 1000 Watts, foi o de 1400 Watts 2KVAs..

 

Porque não usar essas duas porcarias que você citou????

 

Uma delas, o http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Net-4-Expert porque seu próprio fabricante, numa NOTA IMPORTANTE: cita, na aba características em sua home page

IMPORTANTE:
Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possua fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação a vida.

 

Isso porque ele não é um no-break on-line e sim um maldito no-break interativo, off-line, com estabilizador interno e geração de forma de onda senoidal por aproximação. Veja ai, tirado dos dados do no-break:

- Estabilizador interno com 4 estágios de regulação.

- Forma de onda senoidal por aproximação (retangular PWM). (mais conhecida como forma de onda retangular, completamente contra indicada quando se tem fontes com PFC ativo)

 

Você iria colocar o mesmo em operação e/ou bagunçaria, em pouco tempo com sua fonte ou não operaria a contento..

 

Mas ainda bem que eu de nada sei e você é quem sabe das coisas.

Bem, e o outro no-break por ti citado, da APC, é exatamente a mesma porcaria. Um no-break interativo (não é on line, não é senoidal, não é de dupla conversão).

 

Agora entendo porque entendeste como parte da falta de educação de minha parte lhe indicar um no-break que custa coisa de 4.000 para salvar games... Você com um conhecimento sobre o assunto do tamanho da mosca do cocô do cavalo do bandido vai para o mercado e encontra o que pensas te servir por R$ 700 e vem aquele panacas te aconselhar no-break por R$ 4000.. Eu, te confesso, fosse ignorante (no bom sentido, no sentido de ignorar) igual você também me indignaria.

 

Viste como as verdades começam a tomar sentido. Na melhor das boas intenções e de modo rápido quis fazê-lo entender e pensar sobre se valeria a pena um investimento dessa ordem para o que me parecia sua intenção que era de proteger eletricamente seu PC.. (lembre-se que proteção elétrica não é o objetivo de um no-break)

 

E, finalmente, como proteção a ti mesmo sugiro humildemente não tomares como *****, nem como pretensão de alguém te dar conselhos e com embasamento. É bem possível que desconheças meus tópicos sobre energia no PC, os quais deixo arrolados para que eventualmente neles te baseie se sua vontade é de aumentar teu conhecimento.

 

 

Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara    

 

As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha      

 

As doenças Elétricas e seus Remédios          

 

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.         

 

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

No-break realmente é a salvação???    

 

Entenda os diferentes tipos de no-break     

 

 

Ou seja, de uma pequena olhadinha no background de quem tenta lhe ajudar antes de atirar megda no ventilador. E nem necessita me agradecer por ter evitado que você gastasse INUTILMENTE quase um mil reais...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Abdalmaus

 

Seja bem vindo ao fórum do CdH. =)

 

Apenas para reforçar o que o faller já explicou: o cálculo correto para dimensionamento de um nobreak deve ser feito levando em consideração a potência total da fonte e sua eficiência, não o consumo do computador, além de somar a quantidade de pótência necessária aos demais equipamentos que ligará no mesmo (monitores, modem, etc).

 

Como você comprou uma fonte com potência extremamente exagerada (uma configuração parruda com a gtx 970 não consome nem 300w direito. Mesmo com um overclock, uma fonte de 500w bastaria com folga), terá que exagerar, novamente, na potência do nobreak.

 

Da uma lida nessa nota: http://www.apcmedia.com/salestools/RMUZ-7DTKRC/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf?sdirect=true

 

Abraços e boas compras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller
Mais uma vez, como disse anteriormente, respondi á nível do deboche e ironia.
Eu não compro coisas sem ter certeza absoluta que me sirvam. Por isso vim perguntar.
Postei aquelas duas fontes como exemplo, para saber mais sobre elas, não significa que ia comprar-las na dúvida. Por isso disse "Não entendi".
As coisas se aprendem perguntando, e foi isso que fiz. Se eu não fossse humilde nem faria pergunta alguma.
Você tem o mesmo problema que a maioria nascida antes da década de 70: Acham que jovem comprando computador, sempre é pra jogos e acham um absurdo quando investem muito.
Independente de background, o respeito é pra ser mútuo.
E se eu não fosse humilde, não estaria agradecendo pela segunda vez: Obrigado pela explicação.

@braconius
Primeiramente, obrigado!
Eu estava pensando em deixar mesmo só o computador, pra desligar em segurança, imediatamente que houvesse falta de energia.
Eu ainda não comprei nenhuma fonte, é apenas que a loja estava me recomendando 750W, e suspeitei que era demais.
Obrigado pelo esclarecimento extra.

PS.:Acabei de notar que coloquei potência errada no OP, e 3º post. Vou usar fonte de 550W, e não 650W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro recente colega Abdalmaus..

Vê se eu estou de botas!!!!

Perdi meu tempo

Desculpa ai ..

Ora fonte de 750 que na verdade deveria ser de 650, digo, de 550 Watts...

Me dar explicação do porque vais fazer OC. ..

Vir contrapor com dois no-breaks totalmente deslocados e ainda achar que ambos são on-line e de forma de onda senoidal pura. Te falta é mínima leitura do que o fabricante diz. Mesmo ele recomendando não usar esses tipo de no-break com fontes com PFC ativo a cara vai e se ninguém lhe avisa compra gato por lebre, melhor, diria compra zurrílho por lebre..

16 horas atrás, Abdalmaus disse:

 

A quem queres enganar

 

E eu ainda tenho de ouvir, ou ler que não entendo nem tenho educação.. Cresce ô pirralho!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Citação

E eu ainda tenho de ouvir, ou ler que não entendo nem tenho educação.. Cresce ô pirralho!!

Foi isso que seu primeiro comentário deixou a parecer, já os seguintes deixam claro que você não tem aducação e é imaturo.

Para esclarecer:
Se você soubesse ler bem, ia ver que falei que a fonte de 750W foi recomendação da loja.
Quando a palavra "digamos" é usada, se refere a uma suposição. Eu queria saber se haveria um problema se ao usar um nobreak que seria para uma fonte de 750W, haveria problema em usar uma fonte de menor potência.
Falei fonte de 650W, por equivoco após digitar incorretamente no primeiro post. Meu erro foi continuar verificando nele qual fonte vou usar, e não na minha lista escrita. Eu já havia decido usar fonte de 550W por ser a menor que tem na loja acima de 500W, das 80+.

Por ultimo, falei o por quê quero fazer OC, pois você mesmo falou "Acho que não sabes o que queres, nem para que queres"
Os nobreaks que coloquei, não foram para contrapor, já falei que foi pra saber mais sobre elas, não significa que eu já ia comprar ou comprei. Palavras-chaves: poderia (foi outra suposição) ; não entendi (significa que não havia compreendido).
Detalhe: nas espeficações também estava escrito: "onda senoidal modificada" e "Interativo - regulação on-line" / "Display de LED status com indicadores para On line", mas você já esclareceu sobre isso, então pra que coloca-las no assunto novamente? Ta na cara que é um equivoco normal pra quem está buscando se informar sobre o assunto e você apenas ta usando isso pra alfinetar.
Aliás, o assunto aqui já acabou. Agora não passa de uma troca de ofensas baratas.

Nem sei quando que tentei enganar alguem, ainda mais quando essa citação está vazia.

Como eu disse, vim aqui para esclarecer dúvidas. Não para brigar e ser debochado por eu não ser craque em um assunto que acabei de começar aprender. Falei pra deixar as desavenças de lado, mas você continua.
Depois, o pirralho que tem que crescer sou eu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...