Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema no atx 12 volts - placa-mãe asus


Posts recomendados

Bom dia galera, preciso de ajuda, venho tendo um um problema em minha placa-mãe o qual não consigo chegar ao certo no motivo.

 

Vamos lá, possou atualmente um processador FX 8150 da AMD, e utilizo junto a ele 8 gigas de memória ram corsair 1866 mhz. Minha fonte é uma Corsair 600 watts.

Quanto montei o PC a uns dois anos atrás utilizava a placa-mãe M5A78L-M LE da ASUS, e por muito tempo tudo funcionou muito bem.

Acontece que quando montei o PC ele utilizava 8 gigas 1333 mhz da Kingston, tendo posteriormente comprado a memória corsair acima mencionada.

Tendo em vista que a memória corsair funciona em uma frequência elevada de alta performance, alterei na época no setup da placa-mãe para a frequência correta, e depois de alguns meses surgiu um problema.

O PC começou a travar e depois de muito procurar o erro percebi que o ATX 12 volts, em uma de suas entradas estava escurecido, como se estivesse ocorrendo algum curto ou alta demanda. Quando desligava a tomada ATX 12 volts e ligava de novo o PC voltava a funcionar. Cheguei a conclusão que o problema era o fato da entrada ATX 12 VOLTS possuir apenas 4 pinos neste modelo de placa-mãe, e por isso não suportou a memória ram funcionando em tal frequência junto ao processador.

Comprei uma placa-mãe no fim do ano passado um pouco melhor (tempos de crise), a Asus M5a97 R2.0, a qual possui os oitos pinos no atx 12 volts e alterei o setup para utilizar a memória ram na frequência de 1866 mhz, vale ressaltar que tal frequência não necessita de Overclock algum segundo o manual da placa-mãe. 

Bom, para mim os problemas estavam resolvidos, até que o computador voltou a travar este mês e quando fui ver não é que o encaixe ATX 12 volts estava  escurecido novamente.

Estou realmente frustrado, não comprei a melhor placa-mãe até pelos tempos de crise, mas minhas configurações são compatíveis com minhas placas sem necessidade alguma de overclock. Não existe motivo para tal dano a placa. (o plug da fonte de 8 pinos está danificado, com sinais de derretimento, etc).

Cheguei a conclusão de que vou ter de utilizar a memória nos broxantes 1333 mhz mesmo, torcendo para que o PC não trave mais. 

Alguém já enfrentou algo parecido e pode me dar uma luz? 

 

Desde já, muito obrigado, abraço! 

12992960_1388502831175954_16806765_n.jpg

13077263_1388502844509286_1713555184_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse pino com defeito parece ser o de 12v. Essa fileira do lado da trava do plug EPS é de 12v. voce teria como testar no multimetro se tem corrente em todos os pinos do EPS12v da fonte? E depois testar a continuidade no conector da pl mae?? Na placa-mãe, o conector EPS12v tem curto entre os pinos de 12v (que sao os de fio amarelo na fonte), e também tem curto entre os pinos terra (que sao os fios preto da fonte). Essa situacao é a correta: curto entre os fios pretos, e curto entre os amarelos.  Parece que ha uma sobre carga ai. Pode ser que a sua fonte esteja sem carga em alguma linha 12v do conector EPS12v, ou seja, nesse pino torrado da pl mae esta ocorrendo sobre carga porque algum outro pino desse conector EPS nao esta recebendo carga da fonte. 

Acho que o problema esta na fonte, pois a situacao se repetiu com a troca da pl. mae, mantendo-se a fonte. A alteracao da frequencia da memoria nao deveria gerar esse problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr valeu pela ajuda gente boa, o conector do cabo da fonte está realmente muito castigado. Inclusive está com uma parte oxidada meio esverdeada e com o fio com sinais de sobreaquecimento. Frente a isso resolvi fazer um teste, cortei um plug aleatório atx 12 volts de uma fonte queimada, tirei o que estava ruim e tentei colocar o plug fêmea novo na minha fonte corsair. Só um lado do plug fêmea (04 de 08) do cabo que vem da fonte não estava muito bom, o outro está razoável. Não ficou lá essas coisas, mas parecia estar com todos os 4 pinos alimentados. Sabe se vendem o plug fêmea atx 12 volts novo para troca? Acontece que eu liguei o PC e ele voltou a travar. Vou fazer os testes que disse com o multímetro no plug 12 volts da fonte. O pc só está funcionando se utilizo metade dos 8 encaixes, a metade que não está com o pino torrado. Será que o pino queimou? Esses pinos queimam com facilidade? Tenho o pensamento que eles são feitos para aguentar alta carga. Aconteceu exatamente a mesma coisa em minha outra placa-mãe, tinha o pensamento que o processador fx 8150 funcionando com essa memória ram estaria consumindo demais do atx 12 volts. Mas o que você disse tem sentido, por que somente um pino torrado? Parece realmente que está faltando alimentação nos demais sobrecarregando este.

Vou ver o que consigo aqui, se puder me ajudar em mais algo, fico agradecido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a sua 1a placa-mãe nao suportava o fx8150, em razao do consumo dele. Isso pode ter ocasionadoo defeito naquela placa. A sua segunda placa é compativel com processadores ate 140 w, como o fx8150 seu que é de 125w. Acontece que a fonte pode ter ficado sequelada com a carga no conector eps12v de 4 pinos quando usado na pl antiga. Seria bom fazer testes com o multimetro nas fases do processador  (mosfet e capacitores) e na linha de alimentacao da fonte (dentro dela, no circuito). IMPORTANTE que voce leve a um tecnico de eletrônica, para nao queimar a placa nem pegar choque nos capacitores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!