Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Tenho um problema que estou há muitos dias com dor de cabeça e vou relatar detalhadamente para vocês!

Me pediram para consertar essa bagaça e como sou um cara gentil, resolvi pegar e prometi que ia consertar. Infelizmente a dona é uma senhora de idade e sei que é difícil convencê-la a comprar um aparelho novo! Mas o grande problema é que me toquei quando ela disse que o aparelho era de seu falecido marido.  

Vamos ao assunto:

O aparelho estava com um barulho estranho e muito alto... E, sequer tocava algum som posto por mim.
Abri o aparelho e vi que ele tem um alto-falante interno que fazia o barulho e, esquentava muito.

Troquei logo de cara os amplificadores de áudio TDA2030, porém em vão. Tirando alguns capacitores eletrolíticos, diodos e resistores da fonte para testes, notei que o aparelho havia voltado a funcionar, DO NADA mas sem som nas saídas de áudio RCA "L" e "R", ou seja, apenas saí som no alto-falante interno. Então, eu poderia ligar as saídas RCA "L" e "R" diretamente no terminal do alto-falante interno. Mas um bom profissional não faria algo assim!

Mas agora eu mexendo na placa, ela voltou a dar defeito. Falarei abaixo das imagens, sobre esse defeito.

Postarei umas fotos e detalharei ao máximo esse circuito:

13043720_1011589765588054_53483330095986

13051654_1011590478921316_65258368567398

13062145_1011589755588055_40497794599588

12990965_1011589878921376_42085231428279

De tanto mexer na placa que agora voltou o problema mas com som diferente, tipo: "bommmmmmmmmmmmm" e não funciona mais. Não toca mais música e os diodos zener são os únicos componentes da placa que estão esquentando! Fiz a medição de ambos e ambos estão bons. Como vocês podem ver no que eu escrevi nas fotos, a saída do alto-falante interno está com uma variação de tensão muito alta entres os pontos. Quando tiro o plug do alto-falante, automaticamente os diodos param de esquentar. Verifiquei se o alto-falante está em curto, mas não estão, pois testei com outro.

Peço a ajuda de vocês, e se houver alguma dúvida, irei esclarecer. 

Obrigado.

Ps. achei que o problema fosse esse adesivo do Vasco, mas retirei e o problema persiste. 
(brincadeira à parte rsrsrsrsrs

• Membro VIP
Postado

E o CI chegou a testar?

isso tá com cara de equipamento 110 ligado em 220V meu caro. Quando não queima o CI, queima os TDA, ou ambos....

Postado
5 minutos atrás, ilkyest disse:

E o CI chegou a testar?

isso tá com cara de equipamento 110 ligado em 220V meu caro. Quando não queima o CI, queima os TDA, ou ambos....

Acredito que não foi ligado em 220v. Até porque na casa dessa senhora não possui. Ah não ser que outra pessoa o fez em outro local.

Será que os TDA pode ter queimado de novo?  Não realizei o teste dos CI's. Vou dar uma verificada.

• Membro VIP
Postado

eu peguei alguma destas, que 'quando roncava" antes de queimar, eu tive de trocar o CI

Outra... tente retificar em onda completa essa caixinha. Meia onda é judiação, e ela funciona muito bem em 9V.... monte uma fonte e ligue após os diodos, vai melhorar bastante....

Postado
2 horas atrás, ilkyest disse:

eu peguei alguma destas, que 'quando roncava" antes de queimar, eu tive de trocar o CI

Outra... tente retificar em onda completa essa caixinha. Meia onda é judiação, e ela funciona muito bem em 9V.... monte uma fonte e ligue após os diodos, vai melhorar bastante....

você tá dizendo para eu montar um circuito em meia onda? Mas eu preciso usar um outro transformador ou posso usar desse aparelho? Obrigado!

• Coordenador
Postado

Troque os dois diodos da entrada e o capacitor de filtro grande.

Os CIs podem ter queimados quando você estava soldando-os, eles são muito sensíveis à temperatura...

• Membro VIP
Postado

@Portug4l  PEgue um trafinho de 9V... e faça ele retificado em completa. Irá para uns 12V, coisa que essas caixinhas aguentam. Só verifique os datasheets dos TDAs e do CI... para certeza, e veja os caps...

antes, faça o que o @Bcpetronzio  também indicou. Essas caixinhas tem um circuitinho muito bom, mas já vi reais peripécias, desde um trafo de 15V em meia onda, até um trafo de 6V em onda completa, mas que não tinha nem 100mAh. 

Geralmente dão pouca manutenção. Eu chuto o CI, que é para os médios/agudos, visto que os TDAs você já trocou

• Curtir 1
Postado

Em 21/04/2016 às 22:26, ilkyest disse:

@Portug4l  PEgue um trafinho de 9V... e faça ele retificado em completa. Irá para uns 12V, coisa que essas caixinhas aguentam. Só verifique os datasheets dos TDAs e do CI... para certeza, e veja os caps...

antes, faça o que o @Bcpetronzio  também indicou. Essas caixinhas tem um circuitinho muito bom, mas já vi reais peripécias, desde um trafo de 15V em meia onda, até um trafo de 6V em onda completa, mas que não tinha nem 100mAh. 

Geralmente dão pouca manutenção. Eu chuto o CI, que é para os médios/agudos, visto que os TDAs você já trocou

Amigo, você tem como exemplificar isso pra mim? Eu faço curso de eletrônica mas comecei há pouco tempo...

Eu troquei os CIs, troquei de novo os TDA, toquei os capacitores maiores e ainda continua com aquele barulho estranho. O curioso é que só os diodos de entrada esquentam. Aqueles que mostrei na foto do circuito?

Você ou vocês têm alguma sugestão?

Obrigado, amigo!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!