Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, recentemente fiz uma instalação limpa do Windows 10 em meu notebook e instalei ele no meu SSD, porém meu SSD possui só 20GB e gostaria de mudar o diretório da minha pasta de usuário para meu HD. Alguém sabe me informar como fazer este procedimento? Se possível gostaria de mudar a pasta de instalação de programas padrão do Windows também.

Postado
Em ‎21‎/‎04‎/‎2016 às 15:13, Cássio Bernardes disse:

Boa tarde pessoal, recentemente fiz uma instalação limpa do Windows 10 em meu notebook e instalei ele no meu SSD, porém meu SSD possui só 20GB e gostaria de mudar o diretório da minha pasta de usuário para meu HD. Alguém sabe me informar como fazer este procedimento? Se possível gostaria de mudar a pasta de instalação de programas padrão do Windows também.

É simples:

Digamos que o nome do seu perfil seja "Usuário" e você queira mover a pasta "Documentos"

Você vai no Windows Explorer, marca a pasta "Usuário" no lado esquerdo da tela e vai aparecer, do lado direito, todas as pastas contidas no perfil "Usuário" (caminho: C:\Usuários\Usuário)

1 - Você vai na pasta "Documentos", clica nela com o botão direito, seleciona "Propriedades", escolhe a aba "Local" e irá aparecer o caminho da localização atual da pasta.

2 - Você edita o caminho, por exemplo, trocando o C:\ por D:\  ou você pode clicar em "Mover" e vai abrir uma janela para você selecionar o diretório desejado para a pasta "Documentos".

3 - Quando estiver tudo certo, você clica em OK e confirma a operação.

4 - A pasta vai, com todo o seu conteúdo, para o novo local.

5 - Isso se aplica a qualquer pasta que tenha nas "Propriedades" uma guia denominada "Local"

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Cássio Bernardes disse:

Conheço este método @Wal SJC , porém ele não funciona para a pasta AppData que fica oculta dentro da pasta do usuário. Agradeço a dica.

Como eu disse, funciona somente nas pastas que tem nas propriedades a guia "Local".

Se você mover pastas ocultas do sistema, vai inutilizar o seu Windows e terá que reinstalá-lo.

Somente faça isso se for um "expert" no sistema Windows (eu não sou), a ponto de conseguir fazer tais modificações via registro do Windows. Caso contrário, é certeza de dor de cabeça.

• Curtir 1
Postado

Acabei utilizando o SSD como cache por meio de um programa disponibilizado pela asus e alguns comandos. Obtive uma melhora significativa no Windows depois desse procedimento.

Pelo tamanho do meu SSD acredito que essa seja a melhor maneira de utiliza-lo.

Obrigado @Fernando Apratto pelo tutorial, antes tinha feito alguns procedimentos para mudar as pastas de usuário e programas padrão, programdata, etc... que achei na internet, porém após atualizar o Windows tive a surpresa de um erro fatal em que acabei tendo de reinstalar o Windows novamente. Por enquanto deixarei o SSD com esta função até ter um meio de deixar só o Windows em uma partição e programas, pastas de usuários, etc em outra sem qualquer erro.

• 1 ano depois...
Postado

@Cássio Bernardes, também possuo um Asus e estou c o mesmo problema. Utilizei por muito tempo c um Dual Boot, tendo instalado o W10 puro no SSD e o W10 c todos aplicativos, emails, etc no HDD. Mas a verdade é que a performance do W10 no HDD é sofrível.
Pesquisando alternativas encontrei este fórum e seu post, em que afirma ter utilizado um programa disponibilizado pela própria Asus. Poderia me indicar ql é este programa e como configurá-lo.
Agradeço desde já pela ajuda.

• 5 meses depois...
Postado

Se a alteração for para outro disco, o link simbólico não funciona, prefiro a junção de diretório (mklink /j).

Se for apenas para mudar os arquivos e não todo o perfil, acho mais prático e seguro alterar no registro:

User Shell Folders.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!