Ir ao conteúdo

Rede - dois roteadores

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Recentemente montei uma rede num bar, o dono solicitou a internet da Oi Velox ( a única disponível por lá ). O modem-roteador que eles deram foi um Sagemcom 2704n, é até um model legal mas infelizmente ele não segura as configurações de DDNS. De aproximadamente 3 em 3 dias eu precisava colocar a configuração de novo, pois ele deletava do nada! ( li alguns artigos na internet e dizem que o modem realmente faz isso, não sei o motivo ).

Lá são dois roteadores, na verdade... Eu poderia colocar o da internet em bridge, mas infelizmente vou perder porta, e não quero, no momento, pedir pro cara comprar um switch (mesmo que custe aproximadamente 60 reais).

Ok, resolvi trocar o modem e coloquei um Technicolor Td5130v2 (utilizei o meu, já que não utilizo a internet da Oi aqui em casa, ela só está ativa por causa do plano). Fiz as configurações, abri as devidas portas do DVR, ok... Tudo funcionando! Só que do nada as câmeras param, eu percebo que quando elas param, a máquina não aparece pra mim no Teamviewer. E como fico longe do local, fica difícil verificar se é o sinal da internet, já que teve dia que as câmeras não funcionaram por dois dias (acho estranho uma internet ficar dois dias fora).

Enfim... A configuração que fiz foi a seguinte:

Technicolor com IP 192.168.1.1 DHCP ativado, wireless desativado.

Roteador TP-Link WDR3600 com IP 192.168.1.2 e DHCP desativado, wireless ativado e Gateway apontado para o 192.168.1.1

DVR 192.168.1.6 com IP reservado no Technicolor, portas abertas e redirecionadas para o IP. (exceto duas portas que não abrem nem por um decreto... Que são a 8080 e 443, a regra tá lá, mas acho que o provedor bloqueia).

Impressora de pedidos (rede) com IP 192.168.1.5 e reservado no Technicolor

Acho que só... 

Tem algo errado?

• Membro VIP
Postado

Aparentemente não tem nada de errado, mas provavelmente o modem-roteador não consegue gerenciar corretamente a configuração de AP do outro roteador.

No caso teria que colocar outro roteador, a recomendação é um com firmware de terceiros porque eles oferecem mais recursos. Por exemplo, você poderia reservar banda para o DVR, etc.

Postado
7 minutos atrás, dwatashi disse:

Aparentemente não tem nada de errado, mas provavelmente o modem-roteador não consegue gerenciar corretamente a configuração de AP do outro roteador.

No caso teria que colocar outro roteador, a recomendação é um com firmware de terceiros porque eles oferecem mais recursos. Por exemplo, você poderia reservar banda para o DVR, etc.

Complicado... Eu particularmente não gosto de modem-roteador, se eu for trocar algo por lá, provavelmente vou pegar um modem mesmo e gerenciar tudo pelo TP-Link, o único chato é que vai ter que colocar um switch pra fazer uma ponte no andar de cima...

Se eu colocar esse Technicolor como bridge, vou gerenciar as portas e o DHCP pelo TP-Link também, mas eu meio que não confio nesses roteadores que os provedores dão.

Você tem alguma sugestão de equipamento, caso precise refazer mesmo?

PS: O TP-Link é um WDR3600, esqueci de colocar o modelo no primeiro post. Vou editar.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Configure o modem em bridge e use o WDR3600 como roteador. Se for v1, migre o firmware para Gargoyle, OpenWRT, você vai obter mais opções e problemas devem reduzir.

Postado
18 horas atrás, dwatashi disse:

Configure o modem em bridge e use o WDR3600 como roteador. Se for v1, migre o firmware para Gargoyle, OpenWRT, você vai obter mais opções e problemas devem reduzir.

Acabei de pedir um teste para eles.

Estava sem internet há dois dias, pedi pra desligar o modem e ligar de novo, voltou.

Aparentemente está com alguma incompatibilidade! Na segunda vou pra lá e coloco o modem em bridge e gerencio tudo pelo TP Link. 

• mês depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Vamos lá! Tudo estava funcionando normalmente, até ficar sem internet do nada! No roteador estava como conectado, cliquei em disconnect e connect, a internet voltou... O.o

O que deve estar acontecendo? Gente, que bizarro isso!

• Membro VIP
Postado

Só olhando o log do roteador, talvez algum bug no firmware.

Verificou se tem suporte para o firmware alternativo, talvez seja a melhor forma de solucionar os problemas.

Postado
3 horas atrás, dwatashi disse:

Só olhando o log do roteador, talvez algum bug no firmware.

Verificou se tem suporte para o firmware alternativo, talvez seja a melhor forma de solucionar os problemas.

Olhei o log, estranho que só tem log de meio dia... O.o

Aparentemente tudo normal, vários erros de DNS (compreensível, o cara não renovou o dyndns e o roteador fica tentando logar direto).

Eu acho que ele tem suporte para firmware alternativo sim... Acho que vou ter que trocar para ver essa questão, o estranho é que as configurações estão todas ok.

• 6 meses depois...
Postado

Olá!

Trocamos o modem com a Oi e o problema de queda de internet era algum problema com a Oi mesmo.

Estou querendo comprar um modem adsl 2 para não ter problemas futuros, assim posso configurar os IP's das câmeras sem problemas, já que esses roteadores da Oi resetam sempre a minha configuração.

Podem me recomendar algum modem?

E o roteador que estou utilizando atende ao que preciso? (Ele está com o firmware Gargoyle)

Obrigado!

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!