Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

L298n


Posts recomendados

Galera, to batendo cabeça com um problema aqui: Eu to utilizando um CI de ponte H l298n, esse ci possui duas pontes H em sí, até aí tudo bem. Eu fiz o circuito, seguindo as ligações da imagem abaixo, mas toda vez que eu ligo um motor, o outro liga junto, e ambos não desligam, e só desligam quando eu seguro o eixo de um dos dois até parar, aí os dois desligam juntos. Me ajudem por favor :mellow:

 

pins_copy.png

 

L298N_basic.gif

Fiz também esse circuito da segunda imagem, só que deu na mesma /:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@aphawk Vou deixar a imagem do meu circuito a seguir, mas esse problema que descrevi a cima não acontece mais, mas ao invés disso, acontece o seguinte: Toda vez que eu pressiono o botão no meu controle para girar o motor em um sentido, ele aciona o motor normalmente, mas quando eu solto o botão, ele nao volta mais, o motor fica girando até que eu desligue o circuito ou remova um dos fios do motor no circuito. E quando eu coloco um motor pequeno, ele funciona normalmente, liga quando eu aperto o botão, e desliga quando eu solto o botão. Ah, e com o motor grande, quando eu mantenho a antena do emissor bem proxima do receptor, ele aciona e desaciona normalmente o motor, mas quando vou cerca de 20cm de distancia entre eles, já não funcionam como deveria, o motor volta a não desligar quando eu solto o botão. @Isadora Ferraz fiz igualzinho o circuito exemplo que o datasheet do l298n mostra, e nada. Isso tá consumindo a minha mente faz umas duas semanas ou mais, e só tenho uma semana pra terminar :/

Por favor me ajudem no que puderem :(

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Eu coloquei os diodos de proteção no meu circuito, só não os desenhei na folha :D

Eu creio que preciso desse circuito dos resistores e transistores por que as saídas do HT12D quando ativas, ficam em 0, e o as inputs do l298n são ativas em 1 (5v), por isso apliquei eles no circuito. Ah, e no datasheet é mostrado um resistor no csb/csa que são as entradas de 'current sensiting' dos motores, isso eu coloquei tmb!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@locoxhun ,

 

O datasheet do L298 deixa claro que as entradas são compatíveis TTL .... significa que em aberto elas estão em nível 1. O seu circuito intermediário nunca vai conseguir colocar elas em nível 0 !

 

Ou o seu transistor conduz e coloca uma tensão acima de 4 volts, ou ele fica em corte e não coloca nada, o que significa que a entrada do L298 ficaria em nível aberto, e nunca vai conseguir desligar  algo , pois estará sempre interpretando nível 1 na entrada !

 

Tira logo isso e liga direto os dois CI's que deve funcionar !

 

Ou se quer insistir, coloca pelo menos um resistor de 1K entre o emissor de cada transistor e o terra, para poder garantir que existirá um nível 0, ok ? Creio que assim tem deve funcionar....

 

Se os diodos existem, então está certo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Entendi! Vou tudo isso que me disse agora mesmo! Bom, como eu disse lá na folha do circuito, eu estou usando 2 baterias de 9v para alimentar o circuito, 18v é o suficiente pra fazer o meu carrinho com todo o seu peso andar sem problemas. Eu to testando aqui agora, estava no mesmo problema, mas eu decidi testar o circuito com outra fonte de alimentação, até mesmo pra poupar as baterias, utilizei 6 pilhas AA, totalizando 8v, e também testei com uma fonte de 9v, e em ambas as situações o circuito funcionou perfeitamente. A princípio eu pensei que o problema seria as duas baterias em série, porém eu não vejo nenhum problema em usar as duas baterias em série para obter os meus 18v, e também testei apenas com uma bateria, e nada. Não sei se isso explica o problema ou se tem algo a ver, na sua opinião as baterias estão com algum problema? Detalhe, medi a diferença de potencial delas e ambas estão entre 8,10v! Ah, e eu não vou poder usar as pilhas no lugar da bateria, o carrinho fica muito pesado! :/ 

Mas eu vou testar IMEDIATAMENTE as dicas que você me deu, daqui a pouquinho eu já dou um retorno, por que se funcionar com as duas baterias é sucesso total!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk testei as situações na qual você propôs! Bom, quanto ligar diretamente os coisas CIs, não funcionou, pois quando eu pressiono o botão no meu controle remoto, a respectiva saída no meu receptor (placa do carrinho, da folha que eu mandei) fica em 0, e para acionar o motor, a input do l298 deve ser acionada em 1!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@locoxhun ,

 

Então você NÃO inverteu as chaves no transmissor ...... hehehe poderia ter invertido !

 

Se você está usando no transmissor a chave ligada entre a entrada e o terra, quando você aciona vai fazer o sinal de 0 ser enviado, que é o que está acontecendo. E isso não adianta nada ao L298....

 

Isso pode ser resolvido colocando um resistor de 1k ligado ao terra em cada uma das 4 entradas do HT12E, e as chaves ligariam o pino de entrada  ao positivo, não ao terra !

 

Aí sim, fica a lógica correta, pois quando você apertar um dos botões, será enviado nível 1 ao pino do L298 !

 

Se você quiser, pode deixar o transmissor como está, mas terá de inverter o sinal entre a saída do HT12D e a entrada do l298, usando dois resistores e um transistor para cada um dos pinos :

 

 

inverter.jpg

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Entendi! Então, ao invés de acionar o transmissor com 0, eu adicionando o resistor de pull down de 1k, ele vai manter como estado de "repouso" o nível lógico 0, só vindo a acionar quando eu pressionar o botão entre o Vcc do circuito e a entrada do ht12E, fazendo a saída do meu ht12D ficar em 1. Isso mesmo ou falei besteira? :D:D

E meu transmissor tá exatamente ligado como você descreveu , as entradas ligadas a botão que vai ao terra!

Sorte que tenho vários resistores de 1k aqui, testo hj mesmo e te dou um retorno pela manhã!

Obrigado de novo pela ajuda que vem me dando Paulo!!

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Concordo! A modificação no transmissor fica bem mais simples de executar! Fiz tudo nos conformes e até agora tudo funcionou!! Muito obrigado mesmo pelo auxilio Paulo, todo essa informação nova foi muito valiosa e de grande ajuda! Estou quase finalizando o carrinho, assim que terminar mostro uma foto dele pra você aqui nesse tópico, fiz a carcaça dele tmb :D E qualquer dúvida entro em contato!! E desculpe a demora pra responder, estava trabalhando no carrinho hoje o dia inteiro!!

 

Luiz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Oi Paulo, olha eu aqui de novo hahaha! Cara, acho que sou amaldiçoado com erros mesmo, vou te contar viu hahahaha! Estou com um problema muito estranho: Quando eu coloco 9v na tensão de alimentação dos motores, o pino 4 do l298, tudo funciona as mil maravilhas, mas quando eu coloco 18v (as duas baterias) volta naquele problema de não parar o motor :/

Eu não consigo testar mais nenhuma tensão entre 9 e 18v por que não tenho nenhuma fonte com tais valores, se os 18v forem o problema! Cara, o que você acha que pode estar causando esse problema?

A apresentação é na quarta feira, to desesperado :(

Detalhe, sem o motor funciona tudo normal :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@locoxhun ,

 

Com 9 Volts alimentando o L298 tudo funciona normal ? Se sim, então não tem muita coisa que possa estar errada ....

 

Experimente colocar um baita dum capacitor eletrolítico ligado entre o pino que recebe esses 18 volts do L298 ( pino chamado de VS ) e o terra, algo tipo uns 1000 uF ou mais por pelo menos 25 Volts, e em paralelo um capacitor de 100 nF, de preferência cerâmico.

 

Verifique com o multímetro os níveis de tensão aplicados nas entradas do L298 quando você manda desligar o motor, ambas as entradas deveriam estar com tensão abaixo de 2 volts, idealmente perto de 0 volts. 

 

Verifique também se os diodos estão todos funcionando direitinho.

 

Se após isso tudo ainda estiver com problema, experimente trocar esse l298....

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, suspeitei que os erros também não podiam ser grandes mesmo! Eu vou comprar os capacitores hoje mesmo!

E quanto as entradas, uma vez que eu solto o botão, ela permanece em nível lógico 1, acima de 2v, mas quando os motores estão parados (quando eles conseguem parar) elas estão em cerca de 0,2v ou muitas vezes 0v mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@locoxhun ,

 

Pera ....

 

Quando você apertar o botão, o pino de entrada correspondente do L298 tem de ir para nível 1 , e quando você soltar o botão, ele tem de voltar para nível 0 ! Se isso não está acontecendo, tem algo errado nos Ht12e / Ht12d .

 

Para o motor parar, as duas entradas do L298 tem de ter o mesmo nível, seja 0 ou 1. Se uma delas estiver diferente da outra , o motor vai continuar girando.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk , voltei aqui pra dar as boas notícias!! :D 

E uma ruinzinha, mas bem pequena!

Então, no projeto, a gente faz um carro elétrico, com ou sem fio, e a carcaça do carrinho, e o estilo dele a gente que faz tmb, tanto podemos pegar a carcaça de um carrinho de brinquedo, (como vários dos grupos fizeram kkkk) quanto criar a nossa. E a premiação era o seguinte: o carrinho que terminasse o circuito de 20m que consistia em curvas e retas, e ganhava também, na outra modalidade, o carrinho que tivesse o melhor design, design seria o mais "legal e bonito" com melhor tecnologia aplicada e com o próprio design em si kkkk. 

E então, eu acabei por utilizar uma bateria daquelas LiPo, novinha em folha, que um amigo conseguiu pra mim, e ela foi o suficiente para regir o carrinho com uma velocidade ótima! Acontece após a gente testar o carrinho por algumas horas, a bateria começou a apresentar decaimento exponencial na sua potência, fazendo com que o carrinho andesse mais devagar, mas mesmo assim foi o suficiente para concluir o percurso sem problemas, e modéstia a parte, o meu carrinho foi o único com setas, luz de freio, farol funcional que ligava e desligava independentemente da energização do carrinho kkkk :D (usei um flip flop jk, mostro o circuito completo do carrinho todo depois)

Bom, quanto ao design, você provavelmente já viu o filme de volta para o futuro(Back to the future)? Então, eu fiz um DeLorean DMC 12 do BTTF II :D , e cara, deu muuuuiiitoo trabalho, mas valeu super a pena!

Esse é o carro original do filme: 

mattel-back-to-the-future-delorean-3.png

mattel-back-to-the-future-delorean-2.pngmattel-back-to-the-future-delorean-6.png

E esse aqui é o meu: 

1463687611787-2131515335.jpg14636877831131326574610.jpg1463687851699-1187227137.jpgIMG-20160519-WA0001.jpg

Aqui o controle (deu trabalho mas ficou muito legal!, usei um controle de PlayStation 2 e uma caixa atrás com o circuito e a antena)

IMG-20160509-WA0003.jpeg

 

E aqui ele com a iluminação :D 

IMG_20160516_221448913.jpg

 

E então, no final, a gente não ganhou pelo carro mais rápido, mas ganhamos em primeiro lugar o premio de melhor design :D:D:D fiquei muito feliz mesmo!! 

Obrigado mesmo pela ajuda, não saiu tudo perfeeeiito, mas foi uma vitoria que vai valer pra sempre ser lembrada!!!

IMG-20160518-WA0001.jpeg

Obrigado pelo suporte de novo Paulo!! Esse vai ser um dos primeiros meus projetos!!

 

Luiz

 

Vereor nox.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@locoxhun ,

 

Hehehe que legal, ficou muito bom o carrinho, parabéns pelo empenho em fazer um DeLorean, e mais ainda em ganhar o prêmio !

 

Nem tudo sempre corre como queremos.... mas o que vale é a maneira como lidamos com as adversidades, e isso vale para tudo na vida, viu ?

 

É um excelente começo de carreira, meu amigo, continue experimentando, montando, e insista em aprender a usar os microcontroladores e os atuais módulos de RF que são bem poderosos, pode colocar sensores de bateria, de corrente, fazer telemetria, enfim, tem muita coisa ainda para você aprender, e que vai lhe ajudar muito na sua formação profissional.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Muito obrigado! E o meu próximo passo vai ser aprender a programar e utilizar os Microcontroladores PIC's!! Eu já tenho um Arduino, e em um futuro não tão distante pretendo montar uma drone com esse Arduino que eu tenho :D, vai ser um baita desafio, mas quanto maior o desafio maior a vitória, certo!!? Aliás, você conhece algum circuito de placa para de programador de PIC, pode ser 18 pinos por exemplo, ou qualquer outro! É que que eu pesquisei bastante e achei várias discrepâncias entre os circuitos que encontrei na internet!! Sim, estou muito ansioso por todo o conhecimento que está por vir, e sempre, sempre mesmo, todo o conhecimento é bem vindo! Os conhecimentos e aprendizados constituem o nosso avanço!!

Obrigado novamente Paulo!

 

Luiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...