Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impedir computador de acessar a impressora


Posts recomendados

Boa tarde amigos, estou precisando impedir alguns computadores da rede de imprimir em uma impressora específica, a história é a seguinte: Trabalho em uma empresa e temos uma impressora HP jato de tinta que imprime colorido para impressões ocasionais e outra impressora laserjet para impressões de grande escala, nos computadores da empresa o  T.I. da empresa consegue controlar qual computador tem acesso a qual impressora simplesmente instalando ou não a impressora no computador da pessoa, porém, algumas pessoas usam computador pessoal, e acabam imprimindo nessa impressora jato de tinta por acidente ou simplesmente por estarem com vontade de fazer isso. O T.I. da empresa disse que não tem como restringir esse acesso por que eles não tem acesso aos computadores pessoais, porém eu gostaria de saber se existe alguma forma de isolar o IP da impressora, para que somente alguns IP da rede possam se comunicar com ela, tipo através de alguma regra, porta, firewall ou filtro seja de IP ou MAC, assim eu podendo configurar para que apenas o meu computador, e mais dois possam ter acesso a essa impressora, porém sem interferir no acesso do meu computador à outra impressora.

 

Roteador: Intelbras WRN240Slim

Impressora: HP Designjet T520

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você está conectando a impressora via rede, veja se não existe recurso da própria impressora para poder limitar o uso.

 

Se usa através de outro PC via USB seria restringir o uso adotando políticas de restrição. (Usando a porta USB a performance da impressora é limitada)

 

E por fim criando uma VLAN, onde apenas computadores conectados a este segmento poderiam acessar, mas é preciso ter um ativo que tenha este recurso. (Roteador, Switch)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, ao procurar no roteador, não encontrei a opção de VLAN, será que não seria possível eu definir outro endereço diferente da faixa de IP dos computadores e criar um redirecionamento de portas no roteador para funcionar mais ou menos assim:

IP do PC: 10.0.0.134
IP da Impressora: 10.0.1.16

Se neste caso os computadores não puderem enxergar a impressora na rede, aí eu poderia supostamente criar um redirecionamento de IP para que quando eu enviasse uma impressão para o IP 10.0.0.16, a comunicação fosse redirecionada para 10.0.1.16?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@NoobMaster não é possível fazer desta forma usando ranges diferentes de IP. O roteador geralmente não redireciona portas para IP privado fora do scopo. Então o roteador é 10.0.0.x ou 10.0.1.y.

 

Se forem mais limitados os computadores autorizados a usar a impressora, um meio é criar uma VLAN por máscara. Por exemplo, colocar os computadores com IP fixo e máscara diferente da máscara do DHCP. Assim, fica mais difícil encontrar a impressora, mas dependendo do conhecimento ainda seria possível encontrar a impressora.

 

Lembrando que na VLAN, você cria redes privadas na rede interna, então além da impressora se houver um servidor de arquivos ele pode não ficar disponível para todos, uma característica da VLAN. (No google tem uma série de itens, procure pode ser que você entenda melhor com vídeos, outros com texto, então como é um termo que tem muito material, melhor você procurar)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, muito obrigado pela ajuda, acredito que se eu alterar o IP da impressora e a máscara de rede meu problema será resolvido, pois o conhecimento das pessoas que fazem uso indevido da impressora é bem limitado nesse assunto, a única coisa que essas pessoas vão tentar fazer é, excluir a impressora e tentar adicionar novamente mas, se ela não for encontrada automaticamente, duvido que elas consigam descobrir como adicionar. Vou tentar fazer aqui e breve lhe respondo se consegui para fecharem o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado, muito obrigado novamente pela sua atenção, no final das contas não precisei fazer a alteração da máscara de rede, descobri no manual da impressora uma página de web configuration da impressora e nela encontrei um firewall que quando ativo pode receber regras onde eu pude inserir o endereço IP fixo dos computadores que podem ter acesso às configurações da impressora e lhe enviar impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!