Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de 1155 para 1150 ou 1551, qual o melhor?


Posts recomendados

Fala galera! Meu pc é o seguinte:
Processador: i5 3330
placa-mãe: Gigabyte GA-B75M-D3H
Memórias: 2x Corsair Vengeance 4gb 1600mhz DDR3
VGA: GTX970

Essa plataforma 1155 está meio morta e minha placa-mãe não tem algumas funções interessantes, como raid0. Processador também tem menos instruções que os das plataformas mais atuais.
Gostaria da opinião de vocês sobre upgrade de Motherboard e CPU.

Andei lendo uns reviews e, se for plataforma 1151, pensei em i36100 ou i56400 (aceito sugestões, nada acima de 900 a não ser que seja bem melhor). placa-mãe, gostaria q me indicassem uma com bom custo-benefício nesta plataforma, com recursos melhores que a minha atual, por até R$ 500,00.
No caso de plataforma 1150, pensei num i54440 e placa-mãe compatível, com recurso melhores que a minha atual.

Vale a pena trocar para as plataformas 1150 ou 1151 sendo que só tenho grana pra comprar um processador pouco superior ao atual? Li também que o suporte a DDR3 na 1151 não será duradouro. É serio isso?

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elkfury cara no seu caso eu trocaria pelo 1150 pois memórias você pode reutilizar, e também o kit á mais custo benefício

pois o kit 1151 além de ter processadores e placas mãe mais caras e os kit de memórias ddr4 mais caras, vai traer o mesmo desempenho do 1150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elkfury Olha mano, a plataforma 1151 sai um pouco mais cara e é recomendável você usar DDR4, sair do 3330 pro 4440 não vai ser uma diferença tão grande 

 

 

Como pode ver, em CPU BOUND, ambos dão meio uma chorada mas o 4440 é um pouco melhor, por que nao pega um i7 3° geração ? Come esses i5 da 4° e até 5° geração depedendo do i7.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Cruz
@GabrielLP14
Já pensei em simplesmente mudar o processador, mas aí eu ficaria empenhado na placa-mãe.
Atualmente tenho um ssd250gb e gostaria de por outro em raid0, mas a motherboard não suporta.

Na Pichau tem umas placa-mãe 1151 com suporte a DDR3/DDR3L será que não serve para as minhas memórias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

I5 4440 + AsRock H97... Mais tá caro aí! É a prazo né? Creio que sim pois a mesma AsRock H97 à vista na Pichau...

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-asrock-fatal1ty-h97-killer-chipset-h97-lga-1150-box?gclid=CJ-a0rOYw8wCFQmAkQodILcAhg

Mas caso não... Mesmo I5 4440 por 840...

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_megamaio.cgi?codigo=49433&origem=52

Se tá com o malote "$$$", vá na última mas não com esse I5 6400 e sim com o I5 6500..

http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-6500-skylake-3-2ghz-cache-6mb-lga-1151-bx80662i56500-box?gclid=COq9vYOZw8wCFREGkQoduMUKhw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo a vista, @edubrgas.
Claro que vou pesquisar preços mais baixos, gostaria de saber mesmo qual melhor plataforma, levando em conta que vou demorar alguns anos pra fazer novo "upgrade crítico".
Estou pensando na plataforma 1151 com i3. Quase mesmo valor do investimento na 1150. As memórias ddr4 estão baratas e durariam bastante. A diferença entre os processadores não seria muita e li por ai que no final de 2016 tem nova plataforma de processadores que serão compatíveis com soquete 1151, mediante atualização de BIOS.
O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, elkfury disse:

Tudo a vista, @edubrgas.
Claro que vou pesquisar preços mais baixos, gostaria de saber mesmo qual melhor plataforma, levando em conta que vou demorar alguns anos pra fazer novo "upgrade crítico".
Estou pensando na plataforma 1151 com i3. Quase mesmo valor do investimento na 1150. As memórias ddr4 estão baratas e durariam bastante. A diferença entre os processadores não seria muita e li por ai que no final de 2016 tem nova plataforma de processadores que serão compatíveis com soquete 1151, mediante atualização de BIOS.
O que vocês acham?

Reforço meu camarada @elkfury se estás com dinheiro na mão, vá na última com I5 6500, pois, se vai gastar uma grana agora pensando em novos processadores LGA 1155, pra que um I3 6100?? Mas se tá podendo rasgar dinheiro e pouco a frente mudar para um "novo processador LGA 1155", vá num Pentium G4500, rsrs (não, não faça isso, rsrs)!

Camarada, vai levar alguns anos né para um "upgrade crítico"?

Tá com grana, quer sexta geração... Vá em B150M DDR4 + I5 6500... (Mobo só DDR4)...

Um setup duradouro (não décadas, rsrs) também... Vá em H97 + I5 4590 ou 4690...

Economia, faça como os camaradas @Italo Cruz @GabrielLP14 aqui já citaram... I7 3770 sem K!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edubrgas
Acho que tu confundiu tudo.. ou fui eu q não te entendi, sei lá.
Reformulando...
Das 4 opções que coloquei, creio que a 1151 com processador i3 6100 seria melhor que as opções com 1150 porque:
1: Preços parecidos, levando em conta que esta opção já inclui as memórias ddr4;
2: Desempenhos parecidos, já está incluso memória ddr4 com maior frequência que as minhas ddr3;
3: Tecnologia mais nova, facilitando (creio eu) upgrade para novas peças no passar do tempo;
4: R$ 330,00 a menos do que com o I5 6400. Não sei se este i5 compensa essa diferença de preço.
*minha dúvida é sobre esta placa-mãe. É com certeza melhor q a minha atual mas não sei no futuro se vai prestar.
===========
Estas considerações não dão vantagem para a plataforma 1151? Haveria perda considerável entre i3 6100 e i5 4440 num PC que é basicamente para jogos?

Este link indica que o i3 6100 é melhor em tudo, só perde em tarefas multi-core. Atualmente nem sei se existem muitos jogos e aplicativos que usam desse artifício.
http://www.cpu-world.com/Compare/412/Intel_Core_i3_i3-6100_vs_Intel_Core_i5_i5-4440.html

@Italo Cruz ficar na plataforma 1155 já descartei porque minha placa-mãe é uma m@#*. Aí teria que trocar ela também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elkfury

 

Você usa algum programa que use efetivamente essas instruções novas que as CPUs atuais usam? Você realmente pensa em fazer Raio0? Sabe dos riscos disso?

 

Você vai gastar uns 1300 reais, pra ganhar uns 10% de desempenho usando Haswell ou uns 1800 reais, pra ganhar uns 20% de desempenho, pra pular pra Skylake.. Não me leve a mal, mas seria uma burrice fazer algo assim, ao meu ver...

 

Se quer fazer um upgrade de CPU, pega u Core i7 e joga aí, como o @Italo Cruz disse acima.. Depois vende seu Core i5 e diminui os gastos...

 

Outra coisa: sair de Core i5 pra um Core i3 é donwgrade, independente de geração...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Eu ia comentar isso, sair do i5 3330 pro i3 6100 kkkkkk.@elkfury  Sua placa-mãe nao é uma *****, só se estiver quebrada mesmo, mt nego ai usando H61 com i7 sem o k e levando tudo numa boa. Mano, um i7 3770 é superior a esses i5 4° geração e quem sabe nao é melhor do que alguns i5 skylake...

claro que em stock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria@Italo Cruz

Pra dizer a verdade, meu i5 3330 não me incomoda. Pelo menos por enquanto.
Entrou uma graninha extra e pensei que seria boa ideia mudar a plataforma. Mas pelo jeito, a galera acredita que 1155 dá um caldo ainda.
Talvez seja melhor investir num SSD com maior capacidade, então.
Agradeço as dicas de todos. Vou deixar essa grana em espera e ver o que faço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elkfury

 

RAID de SSD não dá ganho real de velocidade.. Ter um ou dois, pra uso normal é indiferente.. E você dobra a chance de dar um problema, pois um defeito em um deles, destrói o arranjo todo..

 

Imagino que seu PC seja mais voltado pra jogos.. Se for, esses testes da Techspot te ajudarão bastante

 

http://www.techspot.com/reviews/graphics-cards/gaming-benchmarks/

 

Quase todos eles, tem uma guia de "CPU Performance", aonde são testados diversas CPUs, com a placa de vídeo mais potente do momento.. Na maioria, você vai ver os Core i5 de gerações passadas, até Sandy Bridge, sempre a frente de Core i3 atuais.. Em jogos de mundo aberto, como GTA V e The Division, um Core i5 atual já pode ser um gargalo, dependendo da VGA.. Imagina um Core i3...

 

É claro: se você usa algum programa que realmente necessite de uma instrução específica que só as CPUs mais atuais tem ou tem um problema mais sério no seu PC, até valeria o esforço..

 

A única coisa que a gente pode fazer aqui é mostrar os prós e contras e fazer você pensar um pouco mais no assunto.. No final, a decisão é sua mesmo.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!