Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível que meu computador possa dar boot de novo?


Posts recomendados

Boa tarde galera, 

Gostaria que vocês analisem a "saúde" do meu computador. Pois pelo que eu vi, na parte de error scan pelo HD Tune pro, as partes "Reallocated Sector Count" e "Reallocatd Even Count" estão danificadas, as partes nas quais estão em amarelo.

Lembro que quando eu estava usando estabilizador (até o início de 2015), eu perdi dois HD'S só usando estabilizador. Agora estou usando no-break interativo da SMS (já que meu computador é da época que não tinha PFC ativo). Desde então eu nunca mais tenho tido problemas com danificação de HD'S. Mas eu gostaria da ajuda de vocês pra saberem se o meu computador tem risco pra isso, já que eu tenho muitos vários e vários arquivos importantes. Eu ficaria muito triste se eu os perdesse.

Desde já gardeço a ajuda de vocês.

Atenciosamente,

José Ricardo.

 

Essa aqui é da data de 17 de novembro de 2015

17.11.2015.jpg

 

Essa é da data de 17 de novembro de 2015.

 

15.05.2016.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teu HD parece estar com algum tipo de defeito relacionado com o desligamento ou no momento em que é ligado já que o desliga normalmente. Talvez seja um defeito em algum transistor que pode parar de vez como aconteceu com um que tenho. Compre um HD externo  caso tenha arquivos grandes para guardar ou então use CDs ou DVDs caso sejam menores ou até mesmo pendrive.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Ricardo dos Santos pode salvar os arquivos em algum serviço de nuvem também. O no-break interativo tem um estabilizador interno, então você continua com um estabilizador.

 

'Warnings' são avisos sobre a saúde do HD. Para saber se o disco tem algum bad block execute a verificação da aba Error scan e poste a tela aqui;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Ricardov disse:

@José Ricardo dos Santos pode salvar os arquivos em algum serviço de nuvem também. O no-break interativo tem um estabilizador interno, então você continua com um estabilizador.

 

'Warnings' são avisos sobre a saúde do HD. Para saber se o disco tem algum bad block execute a verificação da aba Error scan e poste a tela aqui;

 

Não há bad block no HD dele pois o item "Current Pending Sector" está zerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, não se preocupe. Isso acontece quando algum processo de escrita retorna um erro. Está dentro da normalidade. O que você deve verificar é se os valores no Data aumentarem. Caso ocorra, o recomendável é, caso seja usado para backup, trocar a unidade. Fora isso, é normal ocorrer o registro no smart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

Eu agradeço muito por estarem me ajudando. Mas ainda me restam dúvidas.

Como funciona esse processo de escrita que pode dar erro? E o que ele é?

Há proposito também, sei que "data" é um falso cognato em inglês que significa "dados", mas que dados são esses no "Reallocated Sector Count" e no "Reallocated even count"?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo de escrita é o processo de gravação dos dados no disco. Podem ocorrer erros de gravação por diversos motivos, o 'firmware' (software interno do HD) controla isso, repete a gravação, etc.

Os dados referidos são informações dos parâmetros SMART do disco: https://pt.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.,

São usados para monitorar a condição de funcionamento do disco e prever possíveis falhas, evitando a perda de dados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

Muito obrigado pelas informações valiosas. Além disso, eu lerei este artigo na Wikipédia.

Mas, e se essas partes não estivessem em amarelo?

E sabe me dizer também, como eu boto a janela do HD tune ao normal? (digo para não ficar desse tamanhão como na segunda foto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, José Ricardo dos Santos disse:

Mas, e se essas partes não estivessem em amarelo?

E sabe me dizer também, como eu boto a janela do HD tune ao normal? (digo para não ficar desse tamanhão como na segunda foto).

Esses amarelos são 'warnings' (avisos). Com o funcionamento normal do HD ocorrem erros e esses erros são registrados no SMART. Se os erros aumentam muito é um sinal de que o HD pode apresentar problemas. Depois dos 'warnings' o aviso muda para 'critical', que indica falha iminente.

Porém o mais seguro é manter backup atualizado dos dados importantes em outro local, pois o disco pode ter uma falha grave sem aviso devido a um surto na rede elétrica, por exemplo. Por isso é muito importante usar um filtro de linha de qualidade (surge protector).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!