Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de so para notebook lento


Posts recomendados

Olá a todos.

O meu problema é o seguinte: O meu computador está na assistência para receber reparos. Enquanto isso, eu estou usando um notebook antigo que eu tenho (deixarei as configurações do mesmo no final do post). Ele está MUITO lento. Quase impossível de usar. Eu sei que parte da lentidão se deve ao fato de que não formato ele há anos (Uso o Windows 7 Home Premium 32-bits) e que deve ter acumulado muita "tranqueira". Mas eu não me lembro dele ser tão mais rápido de todo modo. Alguém poderia me dar alguma dica de SistOp mais leve e rápido? Eu pensei no Vista mas tenho uma vaga lembrança de que já instalei e o driver de rede não funcionava de modo algum. Estou meio receosa de tentar novamente. O XP é outro que tenho pensado em colocar mas gostaria de ter alguma outra opção. Ouvi falar que o Linux é o melhor. Tem várias distribuições de todos os tipos e tamanhos. Só que eu acho meio complicado de usar. :s De todo modo, se não for uma distribuição do Windows, vocês poderiam me sugerir uma versão leve e prática do Linux? Tenho mais uma dúvida: É possível (e fácil ou consideravelmente fácil) usar grupo doméstico entre o Linux e o Windows? Desde já agradeço.

 

Marca do computador:                                            POSITIVO POSITIVO MOBILE
Sistema operacional:                                            Microsoft Windows 7 Home Premium Build 7601
Service Pack:                                                   Service Pack 1
Processador:                                                    Intel Atom D425 (1800.0 MHz)
Placa princ. (motherboard):                                     POSITIVO P14 (NM10 (Tigerpoint))
Memória:                                                        2 GBytes (Canal único)
Unidade de disco rígido:                                        Seagate ST9320325AS (305,245 MBytes (320 GB))
Disco óptico:                                                   MATSHITA DVD-RAM UJ8A0AS (DVD+R DL)
Placa gráfica:                                                  Intel Pineview-D Processor - Integrated Graphics 0 [A0] [Holco Enterprise/Shuttle]
Adaptador de áudio:                                             Intel 82801GB ICH7 - High Definition Audio [B0]
Adaptador de rede:                                              JMicron Technology JMC260 PCI-E Fast Ethernet Adapter
                                                                RealTek Semiconductor RTL8191SE Wireless LAN 802.11n PCI-E NIC
Monitor:                                                        LG Philips LP140WH1-TLA1
Bateria:                                                        Generic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra começar você pode tentar deixar o sistema mais leve desabilitando programas na inicialização do sistema... pressione: windows + r e na caixa de dialogo que aparecer digite msconfig, de ok e na janela que aparecer na aba inicialização de programas, desative tudo que for desnecessário...

Caso isso não resolva, uma distribuição linux bastante leve é o "lubuntu" com ela vai parecer que trocou de note até...- espero ter ajudado -

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, lucastjr disse:

Pra começar você pode tentar deixar o sistema mais leve desabilitando programas na inicialização do sistema... pressione: windows + r e na caixa de dialogo que aparecer digite msconfig, de ok e na janela que aparecer na aba inicialização de programas, desative tudo que for desnecessário...

Caso isso não resolva, uma distribuição linux bastante leve é o "lubuntu" com ela vai parecer que trocou de note até...- espero ter ajudado -

Eu fiz isso faz tempo ;/ desabilitei tudo que podia para deixar mais rápido. Uso o visual mais básico do windows mas ainda assim tá bem difícil.

Obrigada pela sugestão do lubuntu! Eu vou pesquisar sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você já pensou em usar 4 Gb de memória em vez de 2 Gb?

Eu já baixei e instalei o Ubuntu, ele é relativamente simples e fácil de usar, desde que você não tenha necessidade de fazer nada via linha de comando.

Para editar texto, usar planilha, navegar na internet e coisas assim, até que quebra um galho, para quem se acostumou com as facilidades do Windows. Ele é mais leve e quase não trava.

Mas é só você precisar fazer algo diferente que começa a correria e a perda de tempo, atrás de informações para resolver coisas relativamente simples como um scandisk, redimensionamento de partições, limpeza do sistema, etc.

Para quem está acostumado a usar o Windows, se o problema for evitar stress com trabalhos urgentes, não recomendo muito, porque você tem o trabalho de instalar, ganha tempo de um lado, mas quando der qualquer imprevisto você começa a perder muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse processador é muito fraco e você tem pouca memória. XP ou Linux, já que o Seven já tava capengando aí. Vista é a mesma coisa ou até mais pesado que o seven, não compensa. Pra quem tá começando agora, o esquema é seguir na linha Ubuntu mesmo, mais intuitivo ao usuário iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Já, amigo. Eu perguntei para o mesmo rapaz que está cuidando do meu computador (pois ele já fez manutenção no note também) se ele achava válido eu aumentar a memória e ele disse que isto não faria milagres. Disse que era melhor eu formatar, visto que eu só uso ele como quebra-galho. Eu não faço grandes trabalhos nele. Uso mais para acessar a internet, guardar alguns arquivos para não lotar o computador. Assistir vídeos, fazer edições simples. Então talvez o Linux sirva bem.

 

@lucastjr Obrigada, Lucas. Agora estou meio em dúvida entre o Lubuntu e o Ubuntu em si, haha. Estou dando uma boa pesquisada em ambos para  decidir.

 

@Phoenyx Eu sei :s como eu disse, ele é velhinho, haha. Só uso mesmo de quebra-galho. Mas nem pra isso tá prestando muito não. Obrigada pelas dicas! E eu pensei que o Vista fosse um meio termo entre o XP e o 7, portanto, mais leve que o 7. Me enganei, então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para isso que você precisa, o Ubuntu funciona muito bem.

Eu o usei durante algum tempo e não tive nenhuma dificuldade no uso normal.

Mas como tinha pouco tempo livre acabei desinstalando, mesmo porque não precisava dele e não queria investir tempo aprendendo a usar os seus recursos "escondidos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ubuntu vai rodar bem provavelmente, assim como Lubuntu, o que vai mudar é que com a variante é possível extrair ao máximo o desempenho do note, pois o consumo de memoria e processamento da interface gráfica dessa variante é bem menor, "pensado exatamente para PC's mais modestos"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana! Só mais uma dúvida. Eu geralmente gosto de deixar uma partição separada para manter alguns arquivos. Precisarei mexer nela durante a configuração do Lubuntu ou eu devo focar somente na partição principal e a segundária estará lá ainda no final do processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...