Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade entre processador e memoria ram?


Posts recomendados

ola pessoal sou novo por aqui, estou montando um pc até então tinha selecionado um processador e uma placa-mãe porém ao ler as especificação do processador eis que encontro o seguinte:

 

Citação

Memória:
- Tamanho máx. da memória: 64GB
- Tipos de memória: DDR4-1866 / 2133, DDR3L-1333/1600 @ 1.35V
- Máx. de canais de memória: 2
- Memória máx. Bandwidth: 34,1 GB/s
 

 

link do processador em questão: Processador Intel

 

essa especificação é uma compatibilidade com a memoria?

 

ou seja, devo comprar uma placa-mãe DDR4?

 

ou posso comprar uma placa-mãe DDR3?

 

placa-mãe que estou pensando em comprar: placa-mãe

 

obrigado desde já 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas vale a pena comprar a placa-mãe DDR4 ja que é muito mais cara que a DDR3?

 

ou é melhor comprar um processador mais fraco?

 

meu objetivo montando esse PC é para games

 

estava olhando novamente as especificações

 

Citação

Tipos de memória: DDR4-1866 / 2133, DDR3L-1333/1600 @ 1.35V

 

 

isso quer dizer que funciona com DDR3 também né?

 

porém DDR3L?

 

o que me sugere a fazer?

 

por exemplo encontrei esta DDR 4: placa

 

--- EDIT ---

 

Resolvi comprar DDR4 mesmo, porém esta placa é boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tahatsu A questão é que os Skylake não são feitos para trabalhar com memórias DDR3 (1.5V) são para memórias DDR4(1.25V). Você pode conferir mais sobre isso nesse tópico:

Agora em relação ao que compensa ou não, investir em skylake não sei se é a melhor escolha pros gamers, não por enquanto. Cada vez mais as placas mãe novas que suportam DDR4 estão ficando mais baratas, e a memória DDR4 está praticamente o mesmo preço da DDR3, se for pensar por esse lado até compensa, porém um i5-6600k não tem um desempenho muito diferente de um i5-4690K por exemplo.

Então o que tem que ter em mente é isso.. Eu esperaria baratear mais as placas mãe pra investir nessa nova geração. Essa H170 parece ser ótima e suplir bem a sua necessidade como gamer, porém 1000 reais em uma placa-mãe? Eu pagaria isso em um processador ou uma placa de video, que me dariam mais desempenho, mas em uma placa-mãe... meio difícil né?! A não ser que a verba esteja sobrando e que você realmente queira ostentar, vá la e seja feliz. Caso contrário, amigo, a 4ª geração da Intel vai continuar no mercado por um bom tempo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando processador Skylake, tem quer ser DDR4. As voltagens são diferentes, pode torrar o processador se colocar DDR3.

Agora, se vale a pena ou não, depende de ti, esse seu i5 ai, ta 1200 reais. 

Um i5 4690k tá na mesma base de preço, e o aumento de desempenho vai ser em torno de 15%.

Ou seja, o processador é o mesmo preço, mas é mais potente.

Memória Ram, é o mesmo preço e é mais potente também, pelo fato de ser nova tecnologia, tendo uma frequência maior.

O problema é a placa-mãe, são um pouco mais caras atualmente, mas os preços já estão começando a baixar, e logo vai ser o mesmo preço, e vai substituir completamente a geração anterior, assim como os de 2ª e 3ª geração foram substituídos totalmente pelos de 4ª geração. Se tu tem o dinheiro pra gastar, o Skylake é melhor, obviamente, agora se tu quer economizar, pega um i5 4440-4460 que tá em torno de 900 reais mesmo, se tu for jogar, tu basicamente nem vai notar a diferença...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so mais uma pergunta, estou olhando o processador i5 4440 que o paulo indicou, nas especificações tem :

 

Citação

- Número de canais: 2 (Dual Channel)

 

quer dizer que so suporta dois pente de memoria?

 

por exemplo estava pensando em comprar 2 pentes de 8g(16gb)b e mais para frente mais 2 pentes(32GB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tahatsu disse:

so mais uma pergunta, estou olhando o processador i5 4440 que o paulo indicou, nas especificações tem :

 

 

quer dizer que so suporta dois pente de memoria?

 

por exemplo estava pensando em comprar 2 pentes de 8g(16gb)b e mais para frente mais 2 pentes(32GB)

Dual channel não é sinônimo de 2 slots de memória.

Pode ter 2 slots e não ser dual channel;

Pode ter 4 slots e ser dual channel;

Dual channel refere-se a arquitetura de circulação de dados entre o processador e a memória.

Usar 4 pentes não é ideia muito boa, a não ser em caso de necessidade.

Sendo dual channel, fica melhor usando 2 pentes do que 4.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Wal SJC disse:

Dual channel não é sinônimo de 2 slots de memória.

Pode ter 2 slots e não ser dual channel;

Pode ter 4 slots e ser dual channel;

Dual channel refere-se a arquitetura de circulação de dados entre o processador e a memória.

Usar 4 pentes não é ideia muito boa, a não ser em caso de necessidade.

Sendo dual channel, fica melhor usando 2 pentes do que 4.

 

então o ideal é comprar uma placa-mãe com apenas dois slot?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Tahatsu disse:

então o ideal é comprar uma placa-mãe com apenas dois slot?

O ideal é comprar a placa-mãe que você achar melhor, mesmo tendo 4 slots.

Se você quiser utilizar apenas um slot não tem problema.

Mais slots apenas te dão flexibilidade para eventuais upgrades.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tahatsu Cara ta meio desorganizado as opções que escolheu e algumas opinioes neste topico, vamos la:

 

Primeiro: você esta escolhendo o I5 6600K, os processadores final K sao destravados para Overclock e precisam de placamae com chipset Z170. Estas placas mae sao um pouco mais caras que os outros chipset exatamente pelo suporte em fazer OC. você pode encontrar placa-mãe 1151 Z170 a partir de 700,00 (Z170M-D3H), NA PICHAU TAVA DE 700,00 MAS ACABOU, NO KABUM TA 769,00

 

Comparando com 4ª geração, é o mesmo valor que vai ter que pagar em uma placa Z97.

 

Agora se for escolher o I5 6600 (sem o final K), pode escolher placas com chipset B150, H170 ou ate mesmo o H110, sendo que TODAS as placa-mãe tem que ser DDR4, skylake so funciona com elas (DDR3L sao aquelas menores para notebook)

 

Se quiser uma placa-mãe barata para o I5 6600 tem esta por 339,00 no mercado livre, ela é com o chipset H110 e DDR4, compativel com o Skylake. Nao é justo comparar uma placa-mãe Z170 com uma placa de entrada de 4ª geração. As comparações tem de ser no mesmo nivel (Z170 com Z97 e por ae vai)

 

Hoje em dia as memorias DDR4 e DDR3 esta o mesmo preço, processadores de 4ª geraçao e 6ª geração tb estão praticamente o mesmo preço (compare um I5 4690 com o I5 6600, seu sucessor direto) e placa-mãe, se quiser pegar as de entrada tem esta ae por 339,00

 

Resumindo, hoje nem a questao de preço compensa montar um sistema do zero 4ª geração, o Skylake é a tecnologia mais recente da Intel, tem um desempenho de uns +  10% e esta com o soquete mais novo (1151), operando com as memorias DDR4, em outras palavras, investir em um 4ª geração hoje em dia é um atraso e nadar contra a correnteza, é pagar o preço de um carro zero do ano e levar um carro zero km modelo 2014, leia o topico para maiores esclarecimentos do Skylake

 

 

Opções de placa-mãe soquete 1151 DDR4

 

H110 por 339,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765815781-placa-me-1151-asrock-h110m-hds-ddr4-intel-i3-i5-i7-micro-_JM

 

B150 a partir de 559,00

http://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=b150+ddr4

 

H170 a partir de 735,00

http://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=h170+ddr4

 

Z170 a partir de 769,00

http://www.kabum.com.br/produto/70143/placa-mãe-gigabyte-p-intel-lga-1151-matx-ga-z170m-d3h-ddr4-hdmi-hd-audio-sata-express-m-2-sata-6gb-s-usb-3-0/?tag=z170m-d3h

 

http://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=z170+ddr4

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...