Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de captura de vídeo para conversão de fitas vhs para hdd/dvd


Posts recomendados

Amigos, cordiais saudações!

A muitos anos não posto neste fórum, e novamente volto a vocês solicitando ajuda com um assunto que não entendo absolutamente nada!

Sei que e´ um assunto MUITO batido, mas tem informacao desconexa DEMAIS na Internet, e acho mais proveitoso, depois de horas de leitura, perguntar pra vocês aqui. Tenho muitas fitas dos meus filhos em mídia VHS e 8mm (camcorder Sony), e preciso passar tudo para o formato digital, inicialmente armazenando em HDD no melhor formato possível para manter resolução e qualidade de vídeo e ao mesmo tempo, não ocupar muito espaço (mp4 seria a melhor opção?).

Para isso, preciso de indicação de QUAL PLACA de captura de vídeo comprar. Não posso investir R$2.000 como vejo algumas placas por aih, portanto preciso da melhor solução com relação custo x beneficio. Sou da época em que as melhores (e caras) eram as placas Pinnacle ou Creative Arts, mas hoje vejo gente vendendo uns dongles USB no ML, por menos de 100 reais, e fico sem saber se aquilo "presta"!!!

Agradeceria indicações, sugestões, orientações.

Desde já, obrigado!!

PS - em casa tenho tanto maquinas Mac OSX (note e desktop) como Windows 8 e 10 (note e desktop), caso seja util.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dongle nunca testei mas posso dizer que provavelmente não presta.

Placa de captura de referência só conheço a avermedia

Como você vai reproduzir as fitas?(Cabo RCA?)

Dá uma olhada nesta categoria

http://www.kabum.com.br/hardware/placas-tv-edicao

Se for o cabo RCA (aqueles 3 cabos: Amarelo, branco e vermelho), tem esse adaptador pra poder ver no pc

http://www.kabum.com.br/produto/50341/dazzle-dispositivo-de-captura-e-edicao-de-video-dvd-recorder-hd-dvcptenam

Nesse caso, eu usaria o Camtasia recorder pra capturar a tela por software. A qualidade das fitas não é alta mesmo, a perda vai ser quase nula

 

Edit: pelo que vi, esse adaptador também serve pra gravar, dispensando o camtasia. Só não sei como funciona pra te explicar

 

Tem dois formatos de vídeo que não perde qualidade(ou perde pouca)

H. 264 se bem configurado chega até 10.000kbps sem problemas (essa fita VHS não deve chegar a 1000kbps)

O formato .MP4 pode ser tanto o H. 264 quanto o Mpeg, porém o mpeg tem uma qualidade consideravelmente pior

E tem o formato WMV (Windows media video) que perde pouca qualidade. 

Caso você for usar o camtasia pra gravar, na edição (Produce and share) escolha este formato (WMV)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, FunkyClearMen Cat disse:

O dongle nunca testei mas posso dizer que provavelmente não presta.

 

Imaginei a mesma coisa!!

Mas só encontro deles pra comprar, ou então placas de R$2.000,00, o que é impossivel pra mim. Vou converter as fitas todas dos meus filhos, passar tudo pro HDD, algumas vou gravar em DVD, mas a intencao mesmo é guardar em mp4, e depois nao vou usar pra converter mais nada.

 

 

Citação

Placa de captura de referência só conheço a avermedia

Como você vai reproduzir as fitas?(Cabo RCA?)

 

Sim, vou conectar o VHS SONY que tenho via RCA na placa. A outra saida que ele tem é a coaxial (aquela que a NET usa pra conectar), mas acho que nao é uma boa ideia, e não tem placa que aceita isso mais.

 

Citação

Dá uma olhada nesta categoria

http://www.kabum.com.br/hardware/placas-tv-edicao

Se for o cabo RCA (aqueles 3 cabos: Amarelo, branco e vermelho), tem esse adaptador pra poder ver no pc

http://www.kabum.com.br/produto/50341/dazzle-dispositivo-de-captura-e-edicao-de-video-dvd-recorder-hd-dvcptenam

Nesse caso, eu usaria o Camtasia recorder pra capturar a tela por software. A qualidade das fitas não é alta mesmo, a perda vai ser quase nula

 

Olhei o link do KABUM que voce sugeriu, e fiquei hyper confuso. São MUITAS opções, nao sei qual a mais adequada para o que preciso. Tem muitas solucoes usando USB, e entendo que nenhuma delas seria boa? Nem a famosa DAZZLE?

 

Para gravar videos originais de VHS e fitas 8mm, faz sentido investir algo que captura HDMI?? Nao vou usar isso nunca!

 

Estou com um GRAVADOR DE DVD de MESA da Samsung emprestado, que nao testei ainda. Ele vai me fornecer uma qualidade MELHOR de imagem do que uma placa de captura, ou necessariamente PIOR?

 

Citação

Edit: pelo que vi, esse adaptador também serve pra gravar, dispensando o camtasia. Só não sei como funciona pra te explicar

 

Tem dois formatos de vídeo que não perde qualidade(ou perde pouca)

H. 264 se bem configurado chega até 10.000kbps sem problemas (essa fita VHS não deve chegar a 1000kbps)

O formato .MP4 pode ser tanto o H. 264 quanto o Mpeg, porém o mpeg tem uma qualidade consideravelmente pior

E tem o formato WMV (Windows media video) que perde pouca qualidade. 

Caso você for usar o camtasia pra gravar, na edição (Produce and share) escolha este formato (WMV)

 

 

Muito obrigado pelas dicas! Como minha intencao principal é manter os videos em arquivos digitais, assistindo direto do HD externo ligado na TV, creio que a opcao .MP4 com H.264 é  a melhor. WMV é muito especifico de WIndows, e lá em casa é quase tudo Mac.

Eu conheço o CAMTASIA e já até usei, mas pelo que eu sabia, ele é para gravar a TELA, e não capturar um streaming de video, correto???

 

Agradeço muito suas dicas e sugestões!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mabhz disse:

Estou com um GRAVADOR DE DVD de MESA da Samsung emprestado, que nao testei ainda. Ele vai me fornecer uma qualidade MELHOR de imagem do que uma placa de captura, ou necessariamente PIOR?

A qualidade do VHS não é lá essas coisas, então não vai fazer diferença. Um DVD gera 480p (até onde eu sei). Que gravador é esse?

 

Seria dois trabalhos. Gravar no DVD e depois converter no computador.

 

5 minutos atrás, mabhz disse:

Eu conheço o CAMTASIA e já até usei, mas pelo que eu sabia, ele é para gravar a TELA, e não capturar um streaming de video, correto???

Sim, a ideia seria reproduzir a VHS no computador(com um adaptador) e usar o camtasia pra capturar a tela enquanto reproduz. Mas pelo que vi, esse adaptador que te passei o link, serve pra gravar também, ele deve ter um software próprio

 

6 minutos atrás, mabhz disse:

Como minha intencao principal é manter os videos em arquivos digitais, assistindo direto do HD externo ligado na TV, creio que a opcao .MP4 com H.264 é  a melhor

Só lembre de, quando for fazer a conversão, dê uma olhada na configuração do codec se está configurado pra H. 264 e se está na melhor qualidade possível.

Um programa que converte DVD pra vídeo muito bom é o Format Factory. Gratuito, bem intuitivo de usar e possui as configurações que relatei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, FunkyClearMen Cat disse:

A qualidade do VHS não é lá essas coisas, então não vai fazer diferença. Um DVD gera 480p (até onde eu sei). Que gravador é esse?

 

Seria dois trabalhos. Gravar no DVD e depois converter no computador.

 

Nao sei o modelo especifico, mas é da SAMSUNG. Eu compre a uns 8 anos atras, gravei un 10 DVDs e vendi. Agora pedi emprestado de novo, mas nao cheguei a usar. O problema vai ser ver se meu video-cassete ainda liga! Tem uma fita travada lá dentro! Mais de 10 anos.....

 

Bom, mesmo que sejam dois trabalhos, pensei em gravar primeiro usando a qualidade máxima no gravador de mesa, que consegue gravar 1 hora, e depois capturar e converter pro HD do micro usando esse app que voce sugeriu. Depois, faria a "junçao" dos videos de 1 hora em videos com a duração que tinham nas fitas originais.

 

O que acha da ideia?

 

 

1 minuto atrás, FunkyClearMen Cat disse:

 

Sim, a ideia seria reproduzir a VHS no computador(com um adaptador) e usar o camtasia pra capturar a tela enquanto reproduz. Mas pelo que vi, esse adaptador que te passei o link, serve pra gravar também, ele deve ter um software próprio

 

Nao me parece uma boa ideia.... Ja tentei gravar umas transmissoes de eventos ao vivo no Mac, usando o Quicktime pra capturar a parte da tela que tem o video, e depois salvar em arquivo QuickTime, e só tive problemas, além de arquivos gigantescos.

 

1 minuto atrás, FunkyClearMen Cat disse:

 

Só lembre de, quando for fazer a conversão, dê uma olhada na configuração do codec se está configurado pra H. 264 e se está na melhor qualidade possível.

Um programa que converte DVD pra vídeo muito bom é o Format Factory. Gratuito, bem intuitivo de usar e possui as configurações que relatei

 

Pois é, esse Format Factory faz esse "ripping" do DVD e salva o arquivo em MP4 usando H.264 nativamente?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, mabhz disse:

Bom, mesmo que sejam dois trabalhos, pensei em gravar primeiro usando a qualidade máxima no gravador de mesa, que consegue gravar 1 hora, e depois capturar e converter pro HD do micro usando esse app que voce sugeriu. Depois, faria a "junçao" dos videos de 1 hora em videos com a duração que tinham nas fitas originais.

 

O que acha da ideia?

É bom por ai, mas a junção dos arquivos deve demorar bastante, já que ele vai criar um novo video renderizado (depende do software que você vai usar). 

Não sei quanto tempo de vídeo tem, mas só pra ter uma ideia, no meu PC demora 20 minutos pra renderizar um vídeo de 2 minutos em H.264, 5000kbps, 30fps, 720p no after effects

Demora bastante, seria melhor só converter o vídeo e deixar separado

 

27 minutos atrás, mabhz disse:

Pois é, esse Format Factory faz esse "ripping" do DVD e salva o arquivo em MP4 usando H.264 nativamente?

Nativamente não, mas a configuração é intuitiva, e o software é português, você vai saber como fazer

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta!

 

Caso eu queria ir na direcao de uma placa ou adaptador de captura mesmo, sem usar o gravador de DVD de mesa, qual seria a melhor opcao naquela lista de produtos do KABUM que voce postou o link?

 

O modelo da Pinnacle, o DAZZLE?? (LINK)

 

Pelo que entendi, ele é USB, e no seu primeiro post voce comentou que esses devices de captura que usam USB nao prestam.

 

Isso é generico, ou seja, nenhum deles presta, ou alguns (como esse) podem ser bons??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não posso dizer por experiência, mas parece um bom produto. Não é genérico, se fosse nem teria nome da marca.

 


Os que não prestam é aqueles que parece um pendrive, eles são muito mal feitos, este da Pinnacle é muito bem acabado.

E se você olhar, ele já salva o vídeo como arquivo. Pouparia um bom trabalho(e tempo) e garantiria melhor qualidade

A limitação é que só captura RCA, mas deve funcionar muito bem.

 

 

Agora que vi nos comentários, ele captura apenas preto e branco em aparelhos Pal-m, parece que não serve pro VHS...

 

Qualquer dúvida sobre o format factory, pode perguntar que eu preparo um mini-tutorial pra te ensinar a configurar direitinho.

 

 

Bom amigo, fui pesquisar aqui, parece que cheguei a uma conclusão quanto a esse aparelho

Primeiro verifique se seu VHS não tem opção pra mudar pra NTSC

No caso teria que ser feita a conversão pra NTSC, e um transcoder é 150 reais no mercado livre.

Achei esse outro que diz no anúncio que captura em PAL-M

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701332027-placa-de-captura-de-video-pinnacle-hd-dazzle-dvc100-usb-20-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!