Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre frequência de memória


Posts recomendados

Olá pessoal, tranquilo?

 

Recentemente minhas memórias queimaram e agora estou apenas com uma 4gb. Andei pesquisando algumas memórias mas me surgiram algumas dúvidas.

 

1ª - Eu possuo um i3 2100, no site da INTEL diz: "Tipos de memóriaDDR3: 1066/1333", porém minha placa-mãe (H61M-HP4) suporta até 1600. Se eu comprar uma memória de 1600 ou 1866 ela será limitada em 1333 devido ao processador ou a 1600 devido a placa-mãe?

2ª - Li algumas coisas na internet em relação ao dual channel, a maioria esmagadora recomendam usar os dois slots da placa-mãe. Compensa eu comprar 1x8GB? Eu to pensando em colocar outra 8GB daqui a 1 ano mais ou menos e fazer um upgrade no PC pois irei utilizá-lo para trabalho. A diferença em jogos e no uso normal é brutal single channel vs dual channel? 

3ª Existe algum risco da memória estragar com o tempo se for utilizada em uma frequência menor?

 

Era isso, ficaria grato se pudessem matar essas dúvidas. Obrigado :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do seu processador, que é bloqueado para overclock, a frequência depende tanto do processador como da placa-mãe. Uma CPU desbloqueada vai depender mais da placa-mãe.

 

Mas, via de regra, sempre dá para puxar um pouco a memória nos processadores bloqueados. As linhas Ivy Bridge e Haswell é normal usar uma memória de 1866Mhz em processadores bloqueados que são nativos até 1600Mhz. Alguns chips premiados dá para colocar a 2133Mhz.

 

Ou seja, acredito que dê para comprar uma boa memória de 1866Mhz (às vezes é o mesmo preço da de 1600Mhz) e ajustar os timings e rodar a 1600Mhz com o i3-2100. Pode dar o azar de pegar um chip ruim, da ponta do lote, e ele só rodar mesmo a 1333Mhz, mas o pulo até 1600Mhz é pequeno. De qualquer forma, mesmo que você só conseguir setar a 1333Mhz, você pode baixar os timings e chegar ao mesmo desempenho ou melhor do que uma de 1600Mhz.

 

Mas é um overclock, então você teria que fazer testes, deixar o micro rodando da noite para o dia em stress test, etc. Dá um trabalho, porque não adianta o micro dar boot com um timing específico e depois começar a travar no meio do trabalho. Se você não tiver tempo e nem paciência para fazer todos os testes para garantir a estabilidade, é melhor deixar em 1333Mhz mesmo. A diferença é pequena e o i3 não vai exigir tanto assim do sistema.

 

Não tem problema nenhum rodar a memória com clock mais baixo.

 

Dual channel só dá diferença em alguns programas específicos, como render. Para jogos dizem que é nenhuma. Pode pesquisar no Google. Se você ocupar os dois slots, também não dá para passar para 16GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

As linhas Ivy Bridge e Haswell é normal usar uma memória de 1866Mhz em processadores bloqueados que são nativos até 1600Mhz. Alguns chips premiados dá para colocar a 2133Mhz.

 

Eu sou fiel prova disso. Estou rodando as memórias de 1600Mhz à 2133Mhz. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renatomss é, faz isso. Depois, se você tiver um tempo e quiser fazer, suba para 1600Mhz. Ou experimente timings mais baixos a 1333Mhz. Quem sabe você não consegue baixar para Cl7? Talvez fique mais rápido do que a 1600Mhz.

 

Por exemplo, um cara fez uns testes com a memória que eu tenho (G-Skill 2400Mhz).

 

Esse é o XMP no auto:

XMP 2400 10-12-12-31 2t Memory Latency: 48.0 / 1.65v (roda a 1.683-1.687v na verdade) 

Agora ele testou todos os timings abaixo e estabilizou com 1.53v
1600 9-9-9-24 1t Memory Latency: 56.1
1600 8-8-8-24 1t Memory Latency: 54.1
1866 9-10-9-28 1t Memory Latency: 51.9
1866 8-9-9-24 1t Memory Latency: 50.5

 

Veja que ele pode rodar a 1866Mhz (nem é 2133) com a tensão muito mais baixa e com o desempenho parecido dela a 2400Mhz. Essa tensão de 1.69v é perigosa, por isso que ele baixou para 1866.

 

Enfim, overclock é hobby. Se você tiver tempo, vontade e paciência, é um prato cheio :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!