Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
renatomss

Sobre frequência de memória

Recommended Posts

Olá pessoal, tranquilo?

Recentemente minhas memórias queimaram e agora estou apenas com uma 4gb. Andei pesquisando algumas memórias mas me surgiram algumas dúvidas.

1ª - Eu possuo um i3 2100, no site da INTEL diz: "Tipos de memóriaDDR3: 1066/1333", porém minha placa-mãe (H61M-HP4) suporta até 1600. Se eu comprar uma memória de 1600 ou 1866 ela será limitada em 1333 devido ao processador ou a 1600 devido a placa-mãe?

2ª - Li algumas coisas na internet em relação ao dual channel, a maioria esmagadora recomendam usar os dois slots da placa-mãe. Compensa eu comprar 1x8GB? Eu to pensando em colocar outra 8GB daqui a 1 ano mais ou menos e fazer um upgrade no PC pois irei utilizá-lo para trabalho. A diferença em jogos e no uso normal é brutal single channel vs dual channel? 

3ª Existe algum risco da memória estragar com o tempo se for utilizada em uma frequência menor?

Era isso, ficaria grato se pudessem matar essas dúvidas. Obrigado :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso do seu processador, que é bloqueado para overclock, a frequência depende tanto do processador como da placa-mãe. Uma CPU desbloqueada vai depender mais da placa-mãe.

Mas, via de regra, sempre dá para puxar um pouco a memória nos processadores bloqueados. As linhas Ivy Bridge e Haswell é normal usar uma memória de 1866Mhz em processadores bloqueados que são nativos até 1600Mhz. Alguns chips premiados dá para colocar a 2133Mhz.

Ou seja, acredito que dê para comprar uma boa memória de 1866Mhz (às vezes é o mesmo preço da de 1600Mhz) e ajustar os timings e rodar a 1600Mhz com o i3-2100. Pode dar o azar de pegar um chip ruim, da ponta do lote, e ele só rodar mesmo a 1333Mhz, mas o pulo até 1600Mhz é pequeno. De qualquer forma, mesmo que você só conseguir setar a 1333Mhz, você pode baixar os timings e chegar ao mesmo desempenho ou melhor do que uma de 1600Mhz.

Mas é um overclock, então você teria que fazer testes, deixar o micro rodando da noite para o dia em stress test, etc. Dá um trabalho, porque não adianta o micro dar boot com um timing específico e depois começar a travar no meio do trabalho. Se você não tiver tempo e nem paciência para fazer todos os testes para garantir a estabilidade, é melhor deixar em 1333Mhz mesmo. A diferença é pequena e o i3 não vai exigir tanto assim do sistema.

Não tem problema nenhum rodar a memória com clock mais baixo.

Dual channel só dá diferença em alguns programas específicos, como render. Para jogos dizem que é nenhuma. Pode pesquisar no Google. Se você ocupar os dois slots, também não dá para passar para 16GB.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Contiusa disse:

As linhas Ivy Bridge e Haswell é normal usar uma memória de 1866Mhz em processadores bloqueados que são nativos até 1600Mhz. Alguns chips premiados dá para colocar a 2133Mhz.

Eu sou fiel prova disso. Estou rodando as memórias de 1600Mhz à 2133Mhz. :)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa,@Dinei Opa, obrigado pelas respostas. Acho que vou pegar uma 1866mhz que está o mesmo preço da 1600mhz, e vou deixar ela rodando em 1333mhz. Por enquanto pode ser "desperdício" mas como pretendo fazer um upgrade breve, acho que vale a pena. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

@renatomss é, faz isso. Depois, se você tiver um tempo e quiser fazer, suba para 1600Mhz. Ou experimente timings mais baixos a 1333Mhz. Quem sabe você não consegue baixar para Cl7? Talvez fique mais rápido do que a 1600Mhz.

Por exemplo, um cara fez uns testes com a memória que eu tenho (G-Skill 2400Mhz).

Esse é o XMP no auto:

XMP 2400 10-12-12-31 2t Memory Latency: 48.0 / 1.65v (roda a 1.683-1.687v na verdade) 

Agora ele testou todos os timings abaixo e estabilizou com 1.53v
1600 9-9-9-24 1t Memory Latency: 56.1
1600 8-8-8-24 1t Memory Latency: 54.1
1866 9-10-9-28 1t Memory Latency: 51.9
1866 8-9-9-24 1t Memory Latency: 50.5

Veja que ele pode rodar a 1866Mhz (nem é 2133) com a tensão muito mais baixa e com o desempenho parecido dela a 2400Mhz. Essa tensão de 1.69v é perigosa, por isso que ele baixou para 1866.

Enfim, overclock é hobby. Se você tiver tempo, vontade e paciência, é um prato cheio :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais