Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clp interfere no sinal do termopar


Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um problema e preciso de uma ajuda.

Tenho um termopar que vai ligado a uma entrada analógica do CLP TPW03 da WEG. Fiz o condicionamento do sinal do termopar, compensação da junta fria com LM35, e o sinal do sensor está ok. O problema é que quando eu ligo meu circuito à entrada analógica do CLP, o CLP baixa a tensão do meu sensor.

Por exemplo: Meu circuito do sensor mede 4V, que equivale a 40ºC, sem estar conectado ao CLP. No momento que eu ligo nas entradas analógicas do CLP o sinal , na saída do sensor, baixa para 3,1V!!!

Alguém tem alguma ideia sobre este problema.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um termopar tipo J. Utilizei um módulo de expansão 3MA e configurei para receber na entrada de 0 a 10V, que é  a faixa que eu vou utilizar este sensor ( Não vai passar de 100 ºC). A compensação da junta fria eu fiz parecido este circuito, apenas com um ganho para sair 0-10V:

https://sites.google.com/site/electronicabasicayavanzada/home/amplificador-operacional/compensacion-union

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta o modelo completo do CLP por favor, com toda a descrição da etiqueta.

 

EDIT:

Confira se a compensação não está fora do range do sensor ou se a faixa de aplicação está abaixo da tensão. Confira a malha da rede e o aterramento e isole os condutores, de preferência com tubulação de alumínio ou outro a seu critério aterrado. Confira a polarização da E/S (+/-)

Verifique na pg 3 sobre a eliminação da parasitas no circuito;

http://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariamecanica/maprotec/termopares-dispositivos-utilizados-para-medir-temperatura.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WEG TPW03 40HR-A - 40 pontos, saída relé, 100-240V, Fonte interna 24 VDC de 500mA, Corrente de entrada 7mA

Módulo de expansão 3MA- Módulo com 2 canais de entrada analógica +/- 20mA e um canal de saída analógica +/-20mA, 

São estas as informações que tenho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, PVSYSTEM disse:

Meu circuito do sensor mede 4V, que equivale a 40ºC, sem estar conectado ao CLP. No momento que eu ligo nas entradas analógicas do CLP o sinal , na saída do sensor, baixa para 3,1V!!!

Baseando só nisto considero a ululantemente óbvia situação...Seu circuito sensor está com impedância de saída alta e/ou as entradas analógicas do clp, baixas. Uma opção é fazer um casador de impedâncias

et158-sensres_f08.jpg

 

Se achar que deve, publique os circuitos

 

Penso que para temperaturas relativamente baixas como a que queres controlar, um circuito com lm35 é + indicado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, realmente a impedância estava atrapalhando, já que  pude perceber que a entrada do clp tinha 30k ohms. Fiz o seguidor de tensão proposto mas ainda assim não resolveu, o que me fez pensar em problema de corrente. Então utilizei um buffer com push-pull e o problema foi resolvido!

 

Obrigado!!

seguidor-tensao-41-315x188.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!