Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Huskell

Machine-check exception

Recommended Posts

Olá do nada meu computador começou a ficar muito doido hoje, vou colocar em ordem o que aconteceu, não faço ideia do que seja.

1. A wired parou de funcionar e ficou com exclamação (wi-fi tava funcionando no celular);
  2. Reiniciei o PC 2x para ver se resolvia, na primeira não ajudou, mas voltou a funcionar na segunda vez;
  3. Fui assistir um vídeo que tenho no google drive, no meio do vídeo o PC travou completamente, sem nenhuma forma de fazer qualquer coisa;
  4. Esperei um bom tempo, sem opções, desliguei o PC segurando o botão de power;
  5. Ao reiniciar apareceu a tela azul informando Machine-check exception (naquela tela que fica a bolinha rodando e carregando antes do login);
  6. Reiniciei novamente e fui no troubleshoot, problemas de inicialização. O PC restaurou um ponto de alguns dias atrás e voltou a funcionar depois que reinciou;
  7. Achei meio estranho porque o boot tava demorado e tal, e resolvi fazer backup;
  8. Começei a experimentar pequenos freezes no sistema de tempos em tempos;
  9. Fui jogar um pouco, depois de +/- uma hora o sistema congelou novamente.
  10. Tentei o mesmo processo, dessa vez sem sucesso. Ainda aparece a tela azul sempre que reinicio.

Tudo isso aconteceu em uma janela de umas 6h. Alguém me ilumine com o que pode estar causando isso por favor, posso oferecer outras informações caso necessário.

Será que é hardware? Ou é algum problema do sistema? Formatar resolve? Não quero perder horas formatando se não for fazer efeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Huskell disse:

Olá do nada meu computador começou a ficar muito doido hoje, vou colocar em ordem o que aconteceu, não faço ideia do que seja.

1. A wired parou de funcionar e ficou com exclamação (wi-fi tava funcionando no celular);
  2. Reiniciei o PC 2x para ver se resolvia, na primeira não ajudou, mas voltou a funcionar na segunda vez;
  3. Fui assistir um vídeo que tenho no google drive, no meio do vídeo o PC travou completamente, sem nenhuma forma de fazer qualquer coisa;
  4. Esperei um bom tempo, sem opções, desliguei o PC segurando o botão de power;
  5. Ao reiniciar apareceu a tela azul informando Machine-check exception (naquela tela que fica a bolinha rodando e carregando antes do login);
  6. Reiniciei novamente e fui no troubleshoot, problemas de inicialização. O PC restaurou um ponto de alguns dias atrás e voltou a funcionar depois que reinciou;
  7. Achei meio estranho porque o boot tava demorado e tal, e resolvi fazer backup;
  8. Começei a experimentar pequenos freezes no sistema de tempos em tempos;
  9. Fui jogar um pouco, depois de +/- uma hora o sistema congelou novamente.
  10. Tentei o mesmo processo, dessa vez sem sucesso. Ainda aparece a tela azul sempre que reinicio.

Tudo isso aconteceu em uma janela de umas 6h. Alguém me ilumine com o que pode estar causando isso por favor, posso oferecer outras informações caso necessário.

Será que é hardware? Ou é algum problema do sistema? Formatar resolve? Não quero perder horas formatando se não for fazer efeito.

Você já verificou se o cooler do processador está ok?

Qual é a configuração completa do PC?

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC Obridago por responder.

O cooler está girando normalmente quando ligado e está com pasta térmica boa.

É um PC meio antigo, config:

Fonte Mtek ATX-650 P2L (650w)

2 Memórias Kingston DDR3 (4gb e 2gb)

ASUS P8H61

AMD Radeon HD 6570

Processador i5-2300

HD Seagate Barracuda 500gb

Estou usando uma placa de rede genérica off-board, mas nunca deu problema.

Está com Windows 10 64

Acredito que todas as peças sejam do final de 2012.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse erro geralmente é superaquecimento do processador ou problema na fonte.

Se o processador não está aquecendo além do normal, a maior suspeita é a fonte.

Seria interessante se você pudesse testar seu PC usando outra fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais