Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso tirar uma dúvida sobre troca de peças em um computador para jogos.

Minhas configurações atuais são as seguintes:

placa-mãe: ASUS m5a78l-m lx,    TDP 95w

Processador: AMD Phenom II x4 b60    TDP 125w

Memória: Kingston 1333mhz 4GB

Placa de Vídeo: ATI HD Radeon 5670 1GB

Fonte: XFX 550w

Mês que vem, pretendo pegar outra memória igual a minha e ficar com 8GB, e pretendia comprar a placa de vídeo GTX 970 do meu amigo.

O resto das peças (processador, placa-mãe e talvez memória, vou pedir recomendações futuramente em outro tópico) irei trocar/melhorar depois. Se eu usar a máquina da forma citada acima antes de trocar o resto, vou conseguir rodar jogos como BF4 tranquilamente ou ele não vai aguentar?

Será que vou ter algum perigo de danificar alguma peça, ou o desempenho vai ficar horrível pelo fato da placa de vídeo ser muito superior ao resto (gargalo)?

Postado
25 minutos atrás, Maicon Gean Gava disse:

Minhas configurações atuais são as seguintes:

placa-mãe: ASUS m5a78l-m lx,    TDP 95w

Processador: AMD Phenom II x4 b60    TDP 125w

Memória: Kingston 1333mhz 4GB

Placa de Vídeo: ATI HD Radeon 5670 1GB

Fonte: XFX 550w

Você reparou que a sua CPU não é suportada pela placa-mãe? Nem aparece na lista de suporte, obviamente. Ele deve estar rodando meia-boca. Talvez você não esteja sentindo porque a HD 5670 tem quase a metade da força de uma GTX 650.

Eu acho que a placa-mãe vai arregar com essa CPU e a GTX 970. Para os colegas que vão opinar, esse Phenom é parecido com um FX-4130. Mas com a placa-mãe errada ele deve estar bem mais fraco.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Pois é, quando comprei foi um negócio meio apressado e não tinha muito conhecimento sobre isso (faz tempo), de fato só fiquei sabendo à pouco tempo que ela nem aguenta direito o processador.

Você sabe que a placa não suporta por conhecimento próprio, ou encontrou em algum link específico? No site da ASUS diz que suporte Phenom II... Se for um link, pode me passar?

Sei que tenho que trocar placa-mãe e processador também, a minha maior preocupação é que se eu usar com apenas placa de vídeo e memória melhor, tem chance de danificar elas...

Obrigado pela resposta! Vou aguardar outras opiniões também pra uma visão mais abrangente =)

Postado

O maior risco é esse processador exigir muito da placa-mãe e danificar o circuito regulador de tensão, fazendo a mobo abrir o bico antes da hora, pelo fato de estar sendo forçada acima das suas especificações. A não ser que o processador esteja trabalhando com Vcore reduzido ou estrangulado por alguma instrução interna, em função das limitações da sua placa-mãe.

De qualquer forma, você não conseguirá extrair todo o potencial do seu processador com esse conjunto.

Pense na melhor opção para melhorar isso, talvez começando pela troca da placa-mãe ou do processador.

Aguarde as sugestões dos gamers de plantão, eu não sou profundo conhecedor de AMD.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC pois é, acho bem provável que todo esse tempo (cerca de 4 anos) ele vem trabalhando abaixo da capacidade, porque nunca deu problema nem nele e nem na placa-mãe xD

Vocês me recomendariam pegar uma placa-mãe ASRock p/ AMD 990FX Extreme 9, junto com um AMD FX-8350? 

Pelo que pesquisei agora é o melhor custo/benefício que encontrei...

Postado

É um senhor kit, são compatíveis e tudo mais.

Porém, para jogos eu preferiria um i5, tipo 4570, e uma placa-mãe intermediária, obtendo talvez o mesmo resultado final, com menos aquecimento e menor consumo de energia.

Pense no assunto.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC  o problema é que o AMD 8350 ganha em comparações e benchmarks que achei na internet desse 4570, sem falar que é consideravelmente mais barato...

Acho melhor pegar um processador bom de uma vez com uma placa-mãe boa e qualquer coisa um watercooler, não acha? xD

Postado
4 minutos atrás, Maicon Gean Gava disse:

@Wal SJC  o problema é que o AMD 8350 ganha em comparações e benchmarks que achei na internet desse 4570, sem falar que é consideravelmente mais barato...

Acho melhor pegar um processador bom de uma vez com uma placa-mãe boa e qualquer coisa um watercooler, não acha? xD

O problema é que um processador top, como você falou, não vai ter grande vantagem sobre o i5 4570 para jogos, pois o processamento gráfico está mais nas mãos da VGA do que do processador.

Não adianta ter processador demais e ficar mais vulnerável a superaquecimento e problemas relacionados.

Um sistema Intel mediano é muito mais estável e confiável do que um AMD top e não muda muita coisa para jogos.

Observo aqui no fórum, que a maioria dos problemas de superaquecimento e problemas com jogos são com processadores AMD.

• Curtir 1
Postado

@Maicon Gean Gava respondendo lá de cima, pesquise pela sua placa no site da ASUS que aparece a lista de compatibilidade. O seu processador não é suportado pela placa-mãe, especialmente porque ele é de 125W e a placa-mãe é de 95W. Basta usarmos de bom senso para entender que a placa-mãe vai abrir o bico se o processador for exigido, ou então vai fornecer energia de menos para a CPU, que vai rodar meia-boca. Além disso tem o BIOS que precisa reconhecer a CPU para que ela rode 100% com as funções de fábrica.

Deve estar bem mais ou menos desse jeito, e se colocar a 970 a coisa só vai piorar.

O FX-8350 não é mais jogo do que o i5. Você vai gastar mais com o kit (ainda mais pensando em water cooler) quando você pode comprar um i5-6500 ou 6600 com placa-mãe básica, memória DDR4 e um cooler de entrada. Vai ficar bem melhor. Esse FX você precisaria fazer um overclock nele para ganhar de um Intel. Os jogos geralmente gostam de clock e IPC alto, coisa que a AMD não tem faz anos.

O soquete do FX-8350 morreu também. Você vai gastar dinheiro em DDR3 e uma plataforma morta. Com o Skylake você não só tem DDR4 como um possível i7 pela frente, se quiser.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Maicon Gean Gava disse:

@Wal SJC Um processador que vem junto com processador gráfico meio que "soma" com o processamento gráfico da placa de vídeo? Achei que ele era substituído pela placa de vídeo, ou pelo menos não ajudava tanto...

Mas é exatamente isso que eu estou dizendo: o processador gráfico faz a maior parte do trabalho gráfico (jogos) e o processador "comum" só dá um suporte, mas não trabalha muito.

voce não precisa obrigatoriamente de um processador top, para ter uma VGA top.

• Curtir 1
Postado

@Maicon Gean Gava pode ser uma placa-mãe H110 com DDR4. Mas só pode ser DDR4, pois Skylate não se dá bem com memória DDR3. 

Se não tiver, pode usar a sua memória e comprar um Haswell, com placa-mãe B85 ou H97 e um i5-4590 que está bom demais (menos de mil na Pichau). Peça por orientação na seção de placas-mãe. Vai sair uns 1400 reais o kit. Aí você compra um cooler Gammaxx S40 (150 reais) e está legal.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...