Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias de lithium-ion


Paulo436

Posts recomendados

Boa Noite a todos do Fórum, tenho uma pequena dúvida, eu recentemente desmontei uma bateria de notebook que lá continham 10 bateria de íon de lithium (lithium ion cells), com essas baterias eu irei montar um Power Bank (carregador portátil), mas um módulo daqueles de carregar essas baterias não consegue carrega-las.

 

Então fussei as gavetas daqui de casa e achei um carregador de celular velho com seguintes características:

 

Output voltage: 5.0v - 2,4 A

DC

 

Com essa corrente e tensão eu posso carregar as 10 baterias de íon de lithium ?

 

Elas tem uma tensão de 3.7v- 2200 maH cada em, sendo em paralelo 3,7v - 22000 maH (ligação usada no Power Bank)

 

Grato Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode, mas vai demorar 10 horas pra carregar completamente... E que como você não tem um controle de carga tem que monitorar a tensão e desligar quando ela atingir carga total, seria bom monitorar a temperatura tmb... se você tier uma bateria ruim "viciada" no meio das outras pode muito bem pegar fogo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FelipeZ. disse:

Pode, mas vai demorar 10 horas pra carregar completamente... E que como você não tem um controle de carga tem que monitorar a tensão e desligar quando ela atingir carga total, seria bom monitorar a temperatura tmb... se você tier uma bateria ruim "viciada" no meio das outras pode muito bem pegar fogo....

A sim, obrigado parceiro !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo436 ,

 

Antes de ligar baterias de lítio em paralelo, voce precisa ter a certeza de que elas estão carregadas com exatamente a mesma tensão, ou pode ter explosão e pegar fogo ! Muita gente se machuca com esse procedimento, existem vários vídeos na Internet que mostram bem o que uma bateria de lítio pode fazer quando explode..

 

Quanto a carregar, voce precisará de um circuito de carregador próprio para pilhas de Litio, e que suportem uma corrente de carga bem alta, 10 vezes mais que a que seria forneçida para uma única bateria.

 

Eu tenho um carregador inteligente, e uso uma bateria de 4200 mAh em meu hexacóptero, a corrente de carga recomendada e que eu sempre usei é de 4,2 A para esta bateria.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

@Paulo436 ,

 

Antes de ligar baterias de lítio em paralelo, voce precisa ter a certeza de que elas estão carregadas com exatamente a mesma tensão, ou pode ter explosão e pegar fogo ! Muita gente se machuca com esse procedimento, existem vários vídeos na Internet que mostram bem o que uma bateria de lítio pode fazer quando explode..

 

Quanto a carregar, voce precisará de um circuito de carregador próprio para pilhas de Litio, e que suportem uma corrente de carga bem alta, 10 vezes mais que a que seria forneçida para uma única bateria.

 

Eu tenho um carregador inteligente, e uso uma bateria de 4200 mAh em meu hexacóptero, a corrente de carga recomendada e que eu sempre usei é de 4,2 A para esta bateria.

 

Paulo

Más no caso se teria algum tipo de circuito para comprar ou fazer que eu possa regular saida de 5v para 4,2v ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, aphawk disse:

@Paulo436 ,

 

Não é um circuito simples, exige ou um CI dedicado, ou um microcontrolador para cuidar....

Sempre compro essas coisas prontas no mercado... sou um gato escaldado em termos de baterias de lítio, meu amigo...

 

Paulo

Haha, valeu aphalk, no caso se eu comprar um regulador de tensão lm2596 e regular ele para sair 4.2v ele carrega minhas baterias ?

 

Pois adquiri um, ai fiquei em dúvida se posso usar ele no lugar do módulo para carregar as baterias de lithium (tp4056).

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo436 ,

 

Existem algumas baterias de lítio , principalmente usadas em celulares, que já vem com o regulador embutido em uma plaquinha dentro dela. Mas são de baixa corrente. As de alta, a gente tem de se virar...

 

Esquece o regulador de tensão comum. As baterias de Lítio não podem ser carregadas igual às antigas de níquel cádmio. Aliás, nem as de Ni-mH podem.....

 

Agora, esse módulo sim, ele é feito para carregar UMA bateria de lítio, pode usar ele sim para carregar uma de cada vez.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!