Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema operacional não inicia (cmos settings wrong) depois de update de bios


Posts recomendados

Pessoal,

 

Estou há mais de um mês com um problema em meu PC e não sei mais o que fazer para resolver.

 

Vou resumir a história para vocês entenderem. Eu comprei esse PC em maio. Ele veio com Ubuntu, então formatei para instalar o Windows e o áudio apresentou um problema que relatei nesse tópico. Depois de diversos testes para tentar fazer o áudio funcionar, resolvi atualizar a BIOS fazendo o download diretamente do site da fabricante da placa-mãe nesse link. Foi aí que o maior problema começou.

 

Depois que fiz o update da BIOS, a máquina deixou de carregar o sistema operacional e agora só fica parada em uma tela inicial da American Megatrends com a mensagem "CMOS Settings Wrong". Vejam na imagem em anexo.

 

Minha primeira tentativa foi entrar na BIOS e atualizar data e hora que estavam realmente errados, mas quando eu dou um "Save and Exit", a tela pisca como se fosse sair da BIOS, mas continua na BIOS e as informações não são salvas.

 

Minha segunda tentativa foi dar um clear CMOS diretamente no jumper da placa, mas também não resolveu. O PC continua travando na mesma tela e apresentando a mesma mensagem.

 

Minha terceira tentativa foi remover a bateria por alguns minutos e colocar novamente, o que pensei que seria inútil já que a tentativa do jumper não tinha surtido efeito, e infelizmente eu estava certa: não serviu para nada.

 

Por um instante eu pensei que poderia ser problema com a bateria, mas seria coincidência demais ela deixar de funcionar logo depois de eu fazer o update da BIOS.

 

Um detalhe importante: antes de eu fazer o update, quando o PC ligava não aparecia a tela da American Megatrends e sim uma tela com o logo CENTRIUM.

 

Agora ficam as minhas dúvidas:

 

  1. Será que fiz update de BIOS errada, mesmo seguindo o link da fabricante da placa-mãe?
  2. Se isso aconteceu, como eu posso resolver? Existe alguma forma de reverter esse update, se foi ele que causou o problema?

 

Algumas observações:

 

  1. A máquina não tem driver óptico, então qualquer procedimento deve ser feito via USB.
  2. Acho que eu não "matei" a placa-mãe porque está dando vídeo e as luzes do gabinete acendem e piscam normalmente.

 

Qualquer ajuda será muito bem-vinda. Eu trabalho home office com o computador e preciso muito de uma solução o mais rápido possível. Não sei mais o que tentar!

 

Muito obrigada por enquanto.

 

Giovanna Cóppola

img1.jpg

img2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Giovanna Cóppola Boa noite

 

Eu costumo apertar a tecla F10 para salvar qualquer alteração na bios, tente mudar o modo da posta sata para IDE ou AHCI  e ve se resolve.

A bios esta correta porque se fosse errado não ia atualizar.

 

Abs Edvaldo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!