Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucio Erglis

Temperatura placa-mãe gigabyte z170m-d3h

Recommended Posts

Recentemente troquei o gabinete e notei o aumento da temperatura da MOBO hoje, que foi um dia quente, utilizando AIDA64. Antes a maxima da MOBO era 52°C e hoje foi para 56°C a maxima durante jogo.

 

O gabinete antigo tinha 2 fans laterais que mandavam ar para dentro e batiam bem em cima da placa de video(e um terceiro fan na parte superior atras jogando o ar quente para fora.

 

O gabinete atual que uso sao 2 fans frontais jogando ar para dentro e um traseiro superior para fora.

 

A placa de video, que é a mais esquentada do sistema (GTX 760 PNY com um fan somente) fica bem em cima do chipset da placa-mãe, o que contribui diretamente para o aumento deste, mas antes era amenizado com impacto do ar direto dos 2 fans laterais. Ela esta instalada na PCIE X16 lane.

 

Pesquisei em todo lugar mas nao encontrei uma "faixa segura" de operação de temperatura para a placa-mãe GigaByte Z170M-D3H, quais os limites de temperatura desta placa, alguem sabe?  

 

Fonte Corsair CX600

placa-mãe Z170M-D3H (maxima de 56°C) - em dias nao tão quentes a maxima é de 50°C

Processador I5 6600 com cooler Zalman CNPSX5 (maxima de 43°C)  - em dias nao tão quentes a maxima é de 40°C

Placa de Video PNY GTX 760 2GB (máxima de 81°C) - em dias nao tão quente a temperatura fica estavel em 71°C

Temperatura ambiente 30°C

 

 

20160615_170415.jpg

20160615_174342.jpg

20160615_174306.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis As temperaturas estão boas, especialmente da CPU e da placa-mãe. Os componentes de placa-mãe são feitos para chegar a 105ºC ou mais. Ou seja, tem muita gente com i7 e H81 com VRM nos 80ºC e isso não é crítico (mas preocupante). Até 70ºC nos TMPINs da placa-mãe eu não me preocuparia.

 

O placa de vídeo está alta a 81ºC no inverno. Talvez no verão você tenha problemas de throttling, mas elas também são mais resistentes ao calor do que as CPUs. E esse modelo blower esquenta mais mesmo. Mas não tem muita saída, já que só tem lugar para colocar um fan na região. Qual é o fan que está atrás? Os da frente também.

 

Você podia trocar a pasta térmica na placa de vídeo para ver se melhora, porque a Fusion X1 é muito boa. Pode também trocar os fans do gabinete (se forem mais fracos) e colocar três fans fortes.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sim esta placa de video é meio esquentada, apesar de ter pesquisado e ela suporta ate 97 (sei que é muito alto mas é o limite maximo.)

 

Ela geralmente fica nos 70 ~ 75°C. Neste dia em especifico que estava abafado na regiao onde moro e fazendo uns 30°C, ela bateu nos 81. Vou verificar algum tutorial para ver a possibilidade de abri-la e reaplicar a pasta termica Fusion X1, ja a tenho a quase 2 anos e nunca fiz isso, talvez a pasta termica original ja virou uma crosta jurassica.

 

O fan atras é o mesmo dos 2 da frente (120mm), e pretendo deixar isso como ultima opção visto que comprei o gabinete agora. Apesar dos da frente vir com uma espuma para filtrar poeira e obviamente isto limita o fluxo de ar, mas como o processador esta numa temperatura boa e a placa de video dentro do limite, prefiro deixar a espuma, pois é muita poeira que entra no gabinete sem ele (o antigo gabinete era os fans jogando ar direto e fica muito sujo por dentro) Vou pesquisar sobre reaplicar a pasta termica da placa de video, acho melhor.

 

Obrigado pela ajuda e sugestoes.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×