Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alexandre De Aguiar

Circuito eletrônico sequêncial para led

Recommended Posts

Olá pessoal ,sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês para elaborar o meu projeto. Um circuito sequencial com dez 10 LED's comuns, os LED's devem ir acendendo um por um (sem que o que já estava aceso se apague), até que todos estejam acesos,  porém quando todos estiverem acessos, que permaneça desta forma até que a corrente que os alimenta seja cortada. Os LED`s devem ligar a cada 1 segundo ou menos ou também pode ter a opção de regular a velocidade do acendimento  dos LED´s.

Aqui mesmo no forum encontrei projetos semelhantes porém, ao terminar de acender os LED´s começava o ciclo novamente.

Por favor, quem puder ajudar me manda o diagrama de montagem, fotos etc.

Muito Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você viu algum esquema de sequencial com o 4017, é só usar a saída que alimenta o último LED como retorno para resetar o contador, parando assim a contagem do jeito que está (com todos os leds acesos).

Compartilhar este post

Link para o post
  1. 1 hora atrás, Andre Leao disse:
    1. Se você viu algum esquema de sequencial com o 4017, é só usar a saída que alimenta o último LED como retorno para resetar o contador, parando assim a contagem do jeito que está (com todos os leds acesos).

Na verdade esse sinal do último led acendendo não deve resetar o contador pois se assim o fizer vai fazer com que volte a zero e acenda o primeiro led de novo.

Esse sinal terá de agir sobre o sinal de seu pino 13, o clock inhibit, para inibir o clock e o contador parar aonde está..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele quer que no final todos os LEDs fiquem acesos, o 4017 apaga o led anterior cada vez que a contagem avança.

Sendo assim além de ligar o pino 11 ao pino 13, se deve também fazer uma matriz de diodos ou de portas lógicas para mantê-los acesos.

Para um circuito assim eu recomendo um CI do tipo bargraph analógico como o LM3914, assim colocando um potenciômetro e um capacitor a sua entrada podemos regular o tempo que os leds demoram para acender.

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/06/2016 às 22:51, faller disse:
  1.  

Na verdade esse sinal do último led acendendo não deve resetar o contador pois se assim o fizer vai fazer com que volte a zero e acenda o primeiro led de novo.

Esse sinal terá de agir sobre o sinal de seu pino 13, o clock inhibit, para inibir o clock e o contador parar aonde está..

Verdade Faller, eu falei errado, tem parar o sinal de clock para pausar o contador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

SEQUEN16.html@faller , boa tarde!

Este foi o esquema que falei ter encontrado no fórum, é próximo ao que preciso. Porém este inicia o cliclo novamente.

http://www.4shared.com/file/20545517/f82440/SEQUEN16.html

Editado por Alexandre De Aguiar

Compartilhar este post

Link para o post

Muita coisa, para pouca coisa nesse circuito aí.

Pelo que eu entendi, os Led's devem ir se acendendo um a um sem apagar o anterior não é?

E quando chegar ao último todos devem ficar acesos.

É isso?

Se for isso faça o que eu disse acima, estude o funcionamento do 4017 e do LM3914 e veja qual será útil pra você, são baratos e fáceis de encontrar.

Editado por Mestre88
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Mestre88 disse:

Pelo que eu entendi, os Led's devem ir se acendendo um a um sem apagar o anterior não é?

É isso?

Se for isso faça o que eu disse acima, estude o funcionamento do 4017 e do LM3914 e veja qual será útil pra você, são baratos e fáceis de encontrar.

10 horas atrás, Mestre88 disse:

É isso?

Bom dia!

Sim, é exatamente o que preciso. Muito obrigado pela ajuda, vou pesquisar sobre o funcionamento do 4017 e do LM3914.

Assim que terminar e conseguir montar volto para mostrar como ficou.

Valeu

Abraços.

Editado por Alexandre De Aguiar

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Alexandre De Aguiar disse:

Bom dia!

Sim, é exatamente o que preciso. Muito obrigado pela ajuda, vou pesquisar sobre o funcionamento do 4017 e do LM3914.

Assim que terminar e conseguir montar volto para mostrar como ficou.

Valeu

Abraços.

Ah sim, agora entendi como é.

O LM3914 então é o mais adequado para seu projeto.

O 4017 dá pra fazer também, mas o circuito é mais complexo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais