Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nerociffer

RESOLVIDO 8320 derrubando o clock a 62graus ?

Recommended Posts

Se alguém puder ajudar a resolver meu problema...

Tenho um FX8320 (stock) com watercooler corsair H55, placa-mãe M5A97 LE R2.0...
Quando o processador chega a 62graus (as vezes até em 55graus) ele derruba o clock de 3,5ghz para 1,4ghz e isso gera uma queda de FPS irritante, ele abaixa a temperatura e depois volta a subir e fica nesse looping...eu até cheguei a desativar o AMD turbo core q esquentava mais, chegava a 63graus e o clock desce muito...já mexi em tudo na BIOS, tentei desativar Cool N quiet, C1, C6, tentei diminuir o clock (antes estava em 3,8ghz, agora em stock), já mexi em tudo, menos em voltagens porque é uma parte q eu n manjo muito. Pesquisei em alguns fóruns e me disseram q pode ter a ver com a VRM, será q tenho q trocar de placa-mãe ? essa n ta aguentando ? 
Isso começou a acontecer depois q dei um upgrade de placa de vídeo, tinha uma 7850 1GB e troquei para a 970 4GB, não sei se é porque agora jogo tudo no ultra e isso demanda mais processador e por isso estou sentindo isso agora ou se a placa-mãe n aguentou o upgrade (coloquei também 16GB hyperx 1866, antes tinha só 8GB 1333mhz)
Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço...sinceramente n gostaria de trocar a placa-mãe, mas me disseram q um modelo A99 seguraria melhor esse processador com essas conf...mas essa placa-mãe n é tão antiga, tenho ela desde 2014...

testecpustress.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Nerociffer olá. Bem vindo ao fórum. 

O seu tópico já passa do sétimo no aqui no fórum, com este mesmo problema. 

1- Seu problema é claramente que seus VRM estão super aquecendo. 

Este modelo de placa-mãe tem acontecido muito isto, e por isso, só recomendo para os FX, a GA-970A-DS3P, UD3P como mobo de custo x benefício. 

2- A única solução encontrada até o momento, foi colocar dissipador 

nos VRM. Uma adaptação que não custa muito, e não é complicada. 

3- Você não citou a marca, e potencia de sua fonte.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@alissomrex Obrigado pela resposta

Como eu posso colocar esses dissipadores ? onde posso comprar e existe algum videos tutorial pra fazer isso ?
minha fonte é um corsair Cx750M 80plus bronze

Pessoal teve esses problemas com a mesma placa-mãe ou o mesmo processador ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nerociffer ótima fonte, de boa qualidade. 

Quando aos dissipadores; Precisa encontrar uma assistência técnica, 

que faça este serviço, sem blá blá blá.

Compartilhar este post

Link para o post

@alissomrex Assistência técnica boa no brasil...tá aí uma coisa rara de encontrar...
Não dá pra fazer a instalação em casa ? preciso de solda pra isso ?

Ps: gostei da gif, embora eu ache o shirou irritante a maior parte do anime

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nerociffer dá pra fazer em casa, mais tem que ter o alumínio correto, e a ferramente para cortar o mesmo. 

Ps: valeu. Só curto o lanceiro, por causa do filme que curti bastante. 

Shirou Emiya é bem fraco na season 1. As outras 2 não vi ainda. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@alissomrex Deixa quieto, vou ver se arrumo uma placa-mãe melhor, mas só fim do ano, enquanto isso jogo com quedas de fps ¬¬'

Me recomenda alguma placa-mãe top q suporte esse processador e q tenha duas entras

PCI-e 16x pra fazer SLI ? To pensando na M5A99x Evo o que acha ?

Não acha q trocar esse minha por essa GA-970A-DS3P seria trocar 6 por meia duzia ? ela n dará os mesmos problemas por causa do VRM ?

Ps : Desse archer aí eu curto só a frase dele "i'm bone of my sword, steel is my body and fire is my blood..."
Mas você sabe Shirou=Archer do fate stay night. Não é nem questão de ser fraco, é de ser aquele esteriótipo dos animes shounen, por isso parei de assistir shounen faz tempo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Uma ressalva: o h55 até onde eu conheço usa um sistema de borrachas que sob pressão fixa os parafusos, você já verificou se não existe alguma folga nessas borrachas? Ainda sobre o h55, você tem uma ou duas ventoinhas refrigerando o mesmo? Se tiver uma, considere a colocação de outra ventoinha de modo que crie um fluxo de ar de dentro do gabinete para fora. E para finalizar, esse h55 não é ruim, embora o radiador seja mais fino em relação aos outros modelos.

Sobre a placa-mãe: a m5a97 na versão L.E é meio que despojada de recursos. Você citou a asus m5a99x evo, é uma ótima placa com muitos recursos, mas pesquise bem o valor, já vi a asus m5a99fx mais barata que essa e a fx tem melhores configurações.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nerociffer a que citei não dá estes problemas. Se tiver bala na agulha 

pega a M5A99x Evo que é melhor. 

Mais se fosse eu, trocaria de kit, venderia, e pegaria I5 6500/I7 6700,  e uma B150M DDR4; 

Menos consumo de energia, mais desempenho, menos calor. Ambos 

superam o FX 8320 ( sem ofensas, não sou FAN BOY de nenhuma da 2 

plataforma. Só são fatos mesmo) 

Além de ser um upgrade único, sairia logo de plataforma nova, mesmo que os 4ª geração tenham praticamente as mesmas vantagens.

ps: Sai no lucro, vantagem, desempenho, mesmo que pegue um I5 4590/I7 4790 e uma B85.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LetalWeapon  Tenho 1 fan no radiador funcionando perfeitamente, o q veio com o conjunto mesmo. Fiz a manutenção semana passada, e sim penso em comprar mais 1 fan, o problema é q n tem muito espaço no meu gabinete como você pode ver na foto, e tenho q colocar um cooler ali pra ver se da uma esfriada nos VRM, q é esse o meu problema, como você pode ver estão todos expostos ali. 
Pretendo trocar de placa-mãe só quando trocar de processador, estou cogitando colocar um cooler nos VRM, se resolver seguro essas conf até trocar por intel sexta geração.

@alissomrex quanto você acha q vela esse kit ? Teria q trocar memória ram pra ddr4 também ? Não sei se vale o investimento, processadores como o i7 6700 estão na faixa de 1500,00, sem falar na placa-mãe e memoria ram se for o caso...

76e72c73-cd2f-4ae7-98b4-ae7ac377779f.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nerociffer como citei, o I5 4590 já supera o FX 8320, e 8350. As memórias no caso de pegando esta geração, são totalmente funcionais. 

2- Quanto ao preço, a melhor opção é você abrir um tópico na 

sessão do fórum, "quanto vale meu PC". 

No final de tudo, só sairia trocando placa-mãe, e processador.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas essa ventoinha esta colocada no lado errado, o correto no seu caso, seria a instalação do radiador junto ao fundo do gabinete e a ventoinha instalada/fixada antes, mandando ar para o mesmo.

Mantendo dessa maneira conforme a foto, você deve estar retirando o ar do radiador, situação que pode fazer aumentar drasticamente a temperatura ou então jogando ar de fora para dentro, nesse caso, aumenta um pouco, visto que o ar ali atras, aliado a refrigeração da fonte, é mais quente.

Podes no entanto argumentar que colocasse esse conjunto, visando os parafusos que vieram limitados, mas se faltar parafusos para a fixação, parafusos de fonte, suportam e tem a mesma rosca do radiador, você pode prende-lo no gabinete sem problemas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nerociffer

Dê uma pesquisada no Fórum, pois teve gente om o mesmo problema seu.. Tinha o lance de aumentar a refrigerçaão no VRM ou de diminuir o Vcore da CPU.. Não lembro se era exatamente o Vcore, mas se fazia uma redução de tensão, via BIOS, o que reduzia o calor gerado ali, sem afetar a CPU..

Tem o lance que o @LetalWeapon mencionou.. Se a ventoinha estiver puxando ar de fora pra dentro, seu gabinete está virando uma estua..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LetalWeapon Não daquela forma ? já vários vídeo de como instalar watercooler, e todos eles estão assim :

Cooler primeiro. devo tirar e colocar o radiador primeiro depois o fan jogando ar pra fora ?

Consegui resolver o problema dos VRM (eu acho), fiz uma gambiarra no pc, joguei um FAN de 120mm 1700rpg virado pros VRM, vou colocar a foto aqui pra você ver.
Fiz um teste de estress no processador, o processador chegou a 72graus sem descer o clock, mas agora esta esquentando mais doq antes (só o processador)

@RS Faria  O cooler do radiador esta ao contrário do video, esta puxando o ar de dentro e jogando pra fora, porque deixei um cooler virado pros VRM (via gambiarra), vou colocar uma foto pra você ver como tá e se pode melhorar
Devo colocar o radiador primeiro depois o fan ? jogando o ar pro radiador e tirando o ar quente dentro do pc ?
Achava q o certo era o cooler jogar o ar de fora pro radiador, depois ser buxado pelo cooler da frente, criando uma corrente de ar

afe91c98-4206-4c47-8bd5-eb1ae8ecb513.jpg

Na foto, o cooler vermelho esta jogando ar pra dentro, e o cooler do radiador esta jogando o ar pra fora nessa direção <-

Compartilhar este post

Link para o post

@Nerociffer

O certo é: frente e baixo como entrada de ar e teto e traseiro como exautores.. Lembra: ar frio desce e ar quente sobe?

Deixe assim: Gabinete | radiador | fan / Sentido de rotação <-

E você precisa pendurar essa fan vermelha em outro lugar.. Nessa forma, tanto a fan do radiador, como a fan vermelha estão disputando o mesmo ar.. No seu caso, a CPU tá sendo prejudicada, como já notou...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria aí q esta o problema, n tem mais lugar pra colocar esse fan, porque ele PRECISA ventilar os VRM.
Consegui dar um jeito aqui, coloquei dois fans no radiador jogando o ar pra fora da cpu, e deixei esse aí mesmo, porque precisa refrigerar os VRM se não caí o clock.
Testei duas configurações, gabinete depois radiador e cooler, gabinete cooler e radiador, e o que deu mais certo aqui foi gabinete cooler e radiador, mas agora com 1 fan em cada lado do radiador jogando o ar pra fora ficou melhor, mas tenho q manter +1 jogando ar nos VRM provisoriamente até comprar outra placa-mãe.
Testei em alguns jogos até agora, n tive queda de clock, fiz benchmark com o furmark e não desceu o clock em nenhum momento, então vai ficar assim mesmo até trocar a placa-mãe.

Agradeço as respostas, final do ano trocarei de placa-mãe, agora aprendi, placa-mãe sem dissipador no VRM ? nunca mais!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais