Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MoutinhoAndre

Sistemas em hd's diferentes

Recommended Posts

Olá ! 

Bom, gostaria da ajuda e auxílio de como devo proceder na situação que irei expor.

Tenho 3 HD's em minha máquina sendo; 

1º HD (1 TB) - WINDOWS 7 ULTIMATE x64 [MEU SISTEMA ATUAL E NATIVO NA MÁQUINA EM QUESTÃO]
2º HD (1 TB) - ZERADO
3º HD (232 GB) - ZERADO 

O que eu gostaria de fazer era colocar nesse 3º HD , uma distribuição Linux, e assim fazer um DUAL com o Windows 7 e o Linux (a princípio) seria isso que tenho ideia, porém fazendo isso em HD's separados, e na hora em que eu liga-se a máquina eu pudesse ter a opção em qual dos sistemas bootar. 

1- Gostaria de saber, se existe uma maneira de fazer isso e como fazer ? Para ao iniciar a máquina aparecer esse digamos "menu" me dando essas duas alternativas de boot.

2- Como posso fazer para formatar o 3º HD com a distribuição linux que desejo ? Apenas trocando a sequência em que o boot ocorre nessa máquina e colocando esse 3º HD como primário ? 

3- Após o processo de formatação, ao efetuar a troca da sequência de BOOT voltando como primário o 1º HD terei algum problema ? Seja com o Windows 7 ou com o Linux recém instalado ? 

Observação: Não tenho a intenção de utilizar nenhum software que intermedie a questão do menu de boot (por exemplo EasyBoot) , ou seja, se não houver saída para isso e apenas ficar alternando no F8, já me avisem para não dar dicas desses programas que fazem a manipulação de boot.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os três discos são SATA?

Você usa o formato MBR (Legacy BIOS) nos discos?

No Setup, deixe o primeiro disco (que tem o Windows) como primeira opção para o boot, ele deve ser o SDA.

No Setup desmarque Secure Boot, Fast Boot (Boot Rápido) se tiver.

Instale o Ubuntu ou derivado dele pois o instalador é mais amigável.

Inicie o computador com o DVD/USB de instalação do Linux.

Na tela referente ao disco, escolha o Modo Avançado ou Manual

Selecione o terceiro disco, crie duas partições: Swap de 2GB (ponto de montagem Swap) e a outra com o restante do disco, ponto de montagem escolha / (barra) e Sistema de Arquivos EXT4.

Logo abaixo coloque para instalar o Grub no SDA (onde está o Windows)

Ao iniciar o computador, virá a tela do Grub para você escolher em qual sistema quer entrar, por padrão fica o Linux, mas isso você pode alterar depois nas configurações do Grub, eu utilizo o Grub Customizer para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

E um pecado deixar um hd com 1 TB apenas para sistema operacional, porque não podes guardar nada definitivo, se necessitar formatação irá perder tudo.

Eu no seu lugar faria o seguinte:

-Instalaria o linux no hd de 232 gb, criando para isso uma partição adequada a ele, não saberia sequer indicar um número porque não conheço linux muito menos suas  nuances, mas digamos que fosse 50 GB, na sequência instalaria o windows que queres usar nesse mesmo disco, caso não tenha particionado, o programa de instalação fará isso, basta seguir a sequência da instalação e optar por esse detalhe; desta forma o windows irá ser instalado na partição que sobrou caso tenha sido já dividido ou na que for determinada; os sistemas operacionais Windows criam um menu de boot ao detectarem outro sistema operacional.

Obs: Isso é teórico porque está envolvendo linux, como disse não conheço esse sistema, mas entre "windows" funciona desse modo, mas caso opte por instalar dessa forma e não for criado o menu de boot, além desse que citaste, tem outros gerenciadores de boot, e pelo que já ouvi falar de linux, é mais fácil criar um gerenciador de boot.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais