Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MoutinhoAndre

Sistemas em hd's diferentes

Recommended Posts

Olá ! 

Bom, gostaria da ajuda e auxílio de como devo proceder na situação que irei expor.

Tenho 3 HD's em minha máquina sendo; 

1º HD (1 TB) - WINDOWS 7 ULTIMATE x64 [MEU SISTEMA ATUAL E NATIVO NA MÁQUINA EM QUESTÃO]
2º HD (1 TB) - ZERADO
3º HD (232 GB) - ZERADO 

O que eu gostaria de fazer era colocar nesse 3º HD , uma distribuição Linux, e assim fazer um DUAL com o Windows 7 e o Linux (a princípio) seria isso que tenho ideia, porém fazendo isso em HD's separados, e na hora em que eu liga-se a máquina eu pudesse ter a opção em qual dos sistemas bootar. 

1- Gostaria de saber, se existe uma maneira de fazer isso e como fazer ? Para ao iniciar a máquina aparecer esse digamos "menu" me dando essas duas alternativas de boot.

2- Como posso fazer para formatar o 3º HD com a distribuição linux que desejo ? Apenas trocando a sequência em que o boot ocorre nessa máquina e colocando esse 3º HD como primário ? 

3- Após o processo de formatação, ao efetuar a troca da sequência de BOOT voltando como primário o 1º HD terei algum problema ? Seja com o Windows 7 ou com o Linux recém instalado ? 
 


Observação: Não tenho a intenção de utilizar nenhum software que intermedie a questão do menu de boot (por exemplo EasyBoot) , ou seja, se não houver saída para isso e apenas ficar alternando no F8, já me avisem para não dar dicas desses programas que fazem a manipulação de boot.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os três discos são SATA?

Você usa o formato MBR (Legacy BIOS) nos discos?

No Setup, deixe o primeiro disco (que tem o Windows) como primeira opção para o boot, ele deve ser o SDA.

No Setup desmarque Secure Boot, Fast Boot (Boot Rápido) se tiver.

Instale o Ubuntu ou derivado dele pois o instalador é mais amigável.

Inicie o computador com o DVD/USB de instalação do Linux.

Na tela referente ao disco, escolha o Modo Avançado ou Manual

Selecione o terceiro disco, crie duas partições: Swap de 2GB (ponto de montagem Swap) e a outra com o restante do disco, ponto de montagem escolha / (barra) e Sistema de Arquivos EXT4.

Logo abaixo coloque para instalar o Grub no SDA (onde está o Windows)

Ao iniciar o computador, virá a tela do Grub para você escolher em qual sistema quer entrar, por padrão fica o Linux, mas isso você pode alterar depois nas configurações do Grub, eu utilizo o Grub Customizer para isso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E um pecado deixar um hd com 1 TB apenas para sistema operacional, porque não podes guardar nada definitivo, se necessitar formatação irá perder tudo.

Eu no seu lugar faria o seguinte:

-Instalaria o linux no hd de 232 gb, criando para isso uma partição adequada a ele, não saberia sequer indicar um número porque não conheço linux muito menos suas  nuances, mas digamos que fosse 50 GB, na sequência instalaria o windows que queres usar nesse mesmo disco, caso não tenha particionado, o programa de instalação fará isso, basta seguir a sequência da instalação e optar por esse detalhe; desta forma o windows irá ser instalado na partição que sobrou caso tenha sido já dividido ou na que for determinada; os sistemas operacionais Windows criam um menu de boot ao detectarem outro sistema operacional.

Obs: Isso é teórico porque está envolvendo linux, como disse não conheço esse sistema, mas entre "windows" funciona desse modo, mas caso opte por instalar dessa forma e não for criado o menu de boot, além desse que citaste, tem outros gerenciadores de boot, e pelo que já ouvi falar de linux, é mais fácil criar um gerenciador de boot.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×