Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lista de pics e recursos


Posts recomendados

Ola, Bom dia a Todos

 

Como aqui tem muitos Feras, sei que consigo minha resposta sendo sim ou não rsrsr

 

Senhores, sou meio um pouco inexperiente, pois "mexo" com PIC apenas por Hobbie mesmo.

 

Uma dificuldade quanto penso em desenvolver alguma coisa e imagino que muitos possam ter é qual microcontrolador usar.

 

Apenas um exemplo...Analisei um projeto qualquer e sei que vou precisar de 3 portas analógicas, conversores Analógicos/Digital e 16 portas digitais  I/O.

 

ok, qual PIC possui esses recursos com o custo menor? Existem algum site ou lista com todos os disponíveis no mercado para que possa filtrar e achar o ideial para meu projeto?

 

Pois sempre saio pesquisando o google pelo recurso que necessito para tentar encontrar o ideal, porém sempre vejo que muitos recursos do PIC não usarei o que me leva a duvida se não existe algum mais barato que se enquadrasse.

 

Um exemplo foi um projeto que usei um 16f877A devido os 40DIP, pois necessitava de muitas portas de I/O, porém não usava nada alem das portas digitais, usei praticamente todas, porém muitos recursos desse cara foram deixados de lado, para um outro acabei optando por usar um mais simples e expandi as portas com um 74595.

 

Enfim,  Alguém sabe algum site ou lista para consulta, ou alguma sugestão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim existe a tal lista em microchip.com

 

você vai precisar também de algum know how regado com insight´s. Vulgo calos regados com ralação por alguns anos. P.ex. pelo seu ex. eu cogitaria um pic16f886 (se usar essa famíla pic fosse imposto). O que nos leva a 2ª cogitação...

 

Mais ó... a vida não se resume a pic´s. Além do horizonte há mc´s com mais recursos e + baratos. No seu ex., penso que um atmegaxx ou attinyxx ou stm8xxx ou msp430 ou LPCxxx daria conta com folga. Mais baratos, mais recursos

 

Sem querer jogar água fria no seu entusiasmo, mas permita-me expressar minha opinião pessoal: atualmente pic só por exigência do cliente mesmo assim me sinto na obrigação de lhe mostrar alternativas.

 

Mas não vá por mim não! Siga seus instintos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WLS.UAM ,

 

Muitas vezes eu tenho essa dúvida na linha dos Avrs. Semelhante aos Pics, existem tantos modelos diferentes que eu acho uma pura perda de tempo ficar procurando a melhor relação custo/benefício para o caso de uso em hobbies !

 

Por exemplo, eu padronizei dois modelos que me atendem em quase qualquer projeto : Atmega328 quando preciso de muita memória ou bastante I/O, e o Attiny85 quando o tamanho reduzido é muito importante.

 

Assim, consigo conheçer ambos os modelos de uma maneira mais completa, e esse conhecimento se reflete em um menor tempo para concluir qualquer projeto !

 

Ambos os microcontroladores tem um custo bem baixo, são fácilmente encontrados, e assim eu ganho tempo tanto na compra como no projeto.

 

Se voce pretende continuar nos Pics, sugiro que faça a mesma coisa : adote dois modelos apenas, e tente se aprofundar neles. 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk e @Isadora Ferraz , muito obrigado pelas respostas.

 

Eu mesmo costumo sim utilizar 3 Modelos diferentes, os meus P,M e G dos PICS rsrsrsr que seriam respectivamente 12f675,16f628(classico rsrs), 16F877, para os 2 primeiros o custo é até baixo, porém p 877 acha as vezes na faixa dos 18,00 até 35,00 porém a média mesmo é uns 25,00, no caso do terceiro sempre continuo na duvida de seria o ideial devido o custo.

 

Quanto á permanecer nos PICs não é uma pretensão, na verdade nem sei porque comecei neles mas como ja adquiri um pouco de conhecimento acabo por "trabalhar" com essa linha, por ja ter as ferramentas certas, por exemplo para trabalhar com o PIC costumo usar PROTEUS + CCS para esquema e codificação e gravo com um Gravador K150 xingling.

 

Vou pesquisar e se puderem me informar as ferramentas para trabalhar com outras linhas fico grato, assim conheço o mundo além do horizonte, afinal a terra não é chata.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WLS.UAM ,

 

Desde que o gato coma os ratos, qualquer um serve, não é ? kkkkk

 

Bom, caso voce pretenda usar os Avrs ( Atmega, Attiny e Atxmega ), vai precisar de um gravador USBASPI que custa uma bagatela, e a linguagem  pode ser o AVRSTUDIO que é gratuito e é o melhor C para eles.

 

Para simular, uso também o Proteus  para eles.

 

Quanto a preço, comprei vários Atmega328P DIP na faixa de US$ 1,5 pelo Ebay. Os Attiny85 comprei um lote faz tempo, acho que paguei cerca de US$ 2,10 cada um. 

 

E para um projeto bem grande, comprei alguns Atmega1284P DIP, e paguei na faixa de US$ 7,50 , mas tem comprei alguns na versão SMD que custaram US$ 4,60 .  Mas acho que para um CI com 128K de Flash, e 16K de RAM, tá barato...

 

Como vantagem imediata, veja que você pode usar milhares e milhares de projetos do Arduíno com essa família de microcontroladores.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!