Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Highlander2010SP

Gigabyte ga-z77x-d3h - não ligou mais após queda de raio

Recommended Posts

Pessoal,

Durante uma chuva na minha região, um raio atingiu a árvore de um vizinho e queimaram diversos aparelhos da região. Um deles foi meu PC (estava usando e tomei choque segurando o mouse, que é de plástico), quando eu o ligo, apenas as ventoinhas giram, não tem tensão nas saídas das USB's, mas as tensões da fonte de alimentação estão OK (GSP650-SM), na MB que é uma Z77-D3H, o regulador 78L05 (CQ3 na placa) é o que mais esquenta (quase fritando), está com 11,34V na entrada e 0,3V na saída, próximos a ele e esquentando muito tb estão os capacitores  CEC5 (F21G 100 16v), CEC9 e CEC10 (ambos F21P 100 16v).

Eu não tenho o diagrama eletrônico dessa placa, então verifiquei mais nessa região da placa onde os componentes estão esquentando mais. Tem 2 diodos ligados ao CQ3 pelo catodo, em um deles entra 12,34V pelo anodo e sai 11,34V p/ o pino 3 do CQ3, no outro diodo entra 5,1V pelo anodo e sai 0,3V (ligado ao pino 1 do CQ3: 78L05). A saída do CQ3 vai ao pino 25 do codec de áudio VIA VT2021, com 0,3V.

Eu não tenho estação de solda, apenas ferro de solda (Hikari plus SC-30) e, antes de retirar algum componente, gostaria de saber se retirando o CQ3 (78L05), a MB funcionaria só sem o áudio ou será que este regulador de tensão alimenta outros circuitos também?

Podem dar uma luz neste caso?
Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais