Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mcirqueira

I7 2600 chegando a 98 graus

Recommended Posts

Ola, bom dia.

Esses dias comprei um i7 2600, mas n posso utilizar toda sua capacidade devido a altas temperaturas.

Simplesmente jogando slender the arrival, q usa entre 10~15% drsse processador, ele ja chegou em 65 graus, e fica em media 59~61.

Em full load ele pula em questao de 5 segundos de 40 em idle pra 98, e as  vezes fica 44 em idle.

Estou usando cooler padrão da intel, q nunca me deixou na mao, junto com a pasta implastec, q no meu pentium g2020 full load nunca passou dos 57, e antes desse i7 q adquiri, meu i3 3210 ficava em 66 full load.

Ja troquei a pasta e chequei o cooler varias vezes, ele esta bem encaixado, ja vi uma thread aqui no forum de um cara com mesmo problema, q so resolveu ao trocar o cooler por um hyper 212 evo.

Como estou a receber 150 reais semana q vem, estou considerando comprar um cooler novo.

Ha alguma solucao ou terei q comprar um novo ? se sim podem me indicar algum ate 150 ?

Obrigado a todos, valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mcirqueira os coooler box da Intel não são todos iguais. Tem versões mais fracas e mais fortes, com heatsink de cobre, de alumínio, etc. Esse cooler do Pentium deve ser dimensionado para 55-65W, enquanto o i7-2600 tem 95W. Se a pasta não tiver sido trocada ou for de má qualidade, tipo implastec, a situação se torna crítica com a CPU em carga.

 

Não recomendo fazer teste de estresse com esse cooler box. 100ºC é temperatura extrema. Ele vai desligar sozinho para não danificar a CPU, mas você está no limite e existe sempre o risco.

 

Qual é o seu gabinete? Isso é importante, porque dependendo do gabinete alguns coolers não vão caber.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual programa está usando para ver as temps? recomendo o CoreTemp e o RealTemp. 

 

Como está aplicando a pasta térmica? 

 

O cooler está aumentando a a velocidade quando a cpu exige carga? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa meu gabinete é dos grandes, da ate um watercooler, mas n cabe no meu orcamento.

@ApoloBrz estou colocando um pingo e deixando o cooler espalhar, estou usando o lm-sensors no linux e speccy + rivatuner quando jogando.

O cooler eu configurei na placa-mãe pra rodar no max, com o pentium e o i3 ficava 2.500rpm, com o i7 n passa de 2.080 rpm.

 

Na placa-mãe assim q desligo e ligo dnv(com o processador quente) fica mostrando 44 graus, e desce pra 42.

Eu tenho uma esperanca q seja erro se leitura, porque a 98 graus ja era pra ter desligado, mesmo assim eu nem ligo o pc pra n danificar o processador(estou pelo celular).

Minha fonte fica na parte de cima, eu uso dois fans laterais jogando ar pra dentro porque ela puxa todo ar quente q sobe pra fora, estou pensando em colocar outro na parte de tras pra ajudar o fluxo de ar.

Mesmo com o gabinete aberto as temperaturas sao a mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja se a na bios, tem opção de alterar a velocidade do fan geralmente tem uns perfis, (manual, quiet, silent, standrt, full...) 

 

é como o countisa disse, esse cooler que está usando era de um pentium? ou é o cooler do i7? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz eu coloquei manual, q fica mais rápido q o modo turbo, setei temp max de 30 graus, q quando usava o pentium, em idle ficava 29 graus, dps ele ficava igual turbina. O cooler é o do pentium, comprei o i7 usado, somente ele sem cooler. Coloquei a rotacao max em 100%, q n adiantou.

Esse cooler ta como se n fosse compativel com o i7, fica sempre a mesmo velocidade.

Falando sobre outros coolers, me recomenda qual ? esse vou botar como chassi fan, porque n adianta nada q faco com ele.

Por favor, se tiver conhecimento de uma loja no nordeste, seria melhor, pois o frete pra ca geralmente é 1/3 do produto

Se eu cortar um dos 4 fios, ele fica sem o PWM e roda no talo ?Ele no talo fica uns 3k rpm, uma turbina, quando a placa-mãe liga ele fica no max e diminui a rotacao gradativamente, idependente de processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusaé um fortrek torre alta, n sei lhe informar ao certo o modelo porque comprei usado, mas garanto que cabe sim.

@ApoloBrz obrigado.

 

Estou pensando em colocar também mais 3 fans daqueles de 5 reais pra ajudar no arejamento, ja q a fonte puxa tudo pra fora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tire as medidas deles, da bandeja da placa-mãe até a lateral do gabinete. Pois alguns air coolers tipo torre são bem altos.

Editado por ApoloBrz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mcirqueira assim não dá para saber, pois a baia do CD room não é universal. Esses gabinetes Fortek são estreitos. Talvez tenha algum modelo full tower, mas eu duvido. 

 

1cm é uma diferença grande na hora de escolher um air cooler, especialmente nesse tipo de gabinete apertado. Então só medindo mesmo. Mas acredito que caiba um Loki II, TX3, mas por 150 reais você tem opções melhores, mas só sabendo a medida, pois a grande chance é de não caber.

 

Arrume uma régua com alguém ou compre uma daquelas bem baratas e pequenas na papelaria. Corte um papelão comprido para tirar a medida do gabinete e depois meça o papelão com a régua. Atravesse alguma coisa na lateral do gabinete para saber onde fica a borda.

 

Depois tem que tirar 1cm, que é a altura do soquete.

 

Não é muito difícil. É só fazer com calma para tirar a medida correta. Vale a pena, pois você tem chance de comprar um cooler melhor. Assim no escuro só um Loki ou TX3 mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, mcirqueira disse:

@Contiusa deu 16cm, menos 1cm do soquete = 15cm

 

Você tem estas opções (os outros não vão caber):

 

Xigmatek Loki II

Gammaxx 300
Hyper TX3

 

Eu compraria o Loki II por causa da montagem com backplate. Entre o TX3 e o Gammaxx 300 eu ficaria com o último.

 

Só se atente para o detalhe do Loki:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa mas tipo assim, eu n me importo com o tamanho, aqui em sao luis é muito quente, 2 graus abaixo da linha do equador, eu sempre uso o gabinete aberto e so fecho quando desligo o pc pra n juntar poeira, tem alguma opcao melhor q eu possa usar os 150 todo ? 

Obrigado pela atencao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa obrigado cara, vou providenciar a compra desse cooler quando pegar o dinheiro.

Sim, n pretendo ficar muito tempo com esse gabinete nao, mas ele ate que nao é estão ruin, mas no futuro vou pegar um 3770k e um gabinete com aberturas em cima para fan.

Agora sobre pasta termica, a q vem com o cooler é boa ou você acha bom eu comprar uma artic silver 5? porque compro tudo junto logo pra economizar frete

Minhas memorias sao baixa, é a HyperX Fury

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mcirqueira pode usar a que vem com o cooler. Depois, quando você comprar um i7, você troca.

 

Mas não compre Arctic Silver. É uma pasta muito antiga, ultrapassada, que tem tempo de cura e que resseca com o tempo. Sem contar que você tem grandes chances de comprar uma paraguaia, pois você só vai encontrar no ML. Elas foram falsificadas à doidado. Furada total. Fuja delas. São caras também.

 

MX-4 < Fusion X1 < Xigmatek 3G PTI-G3606 < DeepCool Z5 (das melhores para as piores) são bons tipos de pasta com preços acessíveis. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa valeu, pensei nela porque diz q é 99% de prata, mas valeu, vou deixar pra quando trocar de i7.

Obrigado!

Assim q eu instalar o cooler eu dou um up aqui, vai q as informações servem pra alguem, ai com um resultado fica melhor.

So n garanto que sera muito em breve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mcirqueira joia, depois poste aí. O lance da prata não tem o menor valor hoje em dia. Essa Arctic Silver é bem antiga. Atualmente existem compostos de silicone que são mais eficientes, que duram mais, que não tem tempo de cura e que não ressecam. Por exemplo, a MX-4 alega durar 8 anos. Eu mantive ela por quase 4 anos no meu processador. Quando fui tirar, estava como nova. Eu poderia ter juntado ela no meio do processador e reutilizado, o que seria impossível com pastas da geração da Arctic Silver.

 

Tecnologia é uma coisa maluca. O que há cinco anos era "revolucionário" hoje em dia é coisa de quem está desatualizado :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa 

Boa tarde, so dando um up, eu ainda tava intrigado porque q tava uma temp estão alta e o pc ainda n tinh desligado, e q mesmo com cooler box n era pra chegar uma temp estão alta assim.
então eu fui na bios e coloquei o cooler em modo turbo(minha mobo é pra ivy bridge e n trabalha bem com sandy bridge), o cooler ficou em 900 rpm.
Abri o gta 5 pra estressar um pouco a cpu e fiquei monitorando a temp com o riva tuner e o speedfan.
No riva tuner sempre ficou entre 80 e 92 graus, coisa q tambem apareceu no speedfan, mas com uma diferenca: 
No speedfan mostra 5 temperaturas, a do processador em si e dos núcleos.
A do processador ficou no pico em 69, enquanto dos cores em 90, e percebi q os outros programas n estavam lendo da cpu, mas do núcleo mais quente.
então conclui que mesmo com um cooler projetado para a metade(55w) da potencia desse i7(95w), por ter um dissipador de aluminio e um fan, n teria como o processador chegar em 98 graus( a n ser q n seja usado um cooler, ai ele iria derreter mesmo k).

Acompanhando as temp, tambem notei q a mobo foi controlando o fan( o que n acontecia no manual, que ela deixava em 2050rpm) e dps dos 60 graus o fan chegou em 2400rpm, e ela esta programada para desligar caso a cpu ultrapasse os 80 graus.

Ainda estou considerando comprar o termis evo, pois 69 graus nao é uma boa pra saude da cpu, quando estiver com ele em maos posto o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mcirqueira use o Real Temp / HWmonitor / AIDA64 / Core Temp / HWinfo64 para fazer as leituras da CPU. Compare entre os programas que você vai ver a temperatura. Só importa a temperatura dos núcleos (core). A temperatura "CPU' ou "Package" é do soquete e não é precisa, pois é um sensor externo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa  em todos os programas as temp dos núcleos estão altas, mas a mobo so considera a da cpu.

Mesmo o die sendo soldado no package, n da de dissipar ? 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×