Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar motor de 3v em bateria de 12v


Posts recomendados

Boa noite, tenho um motorzinho de 3 volts, quero ligar em uma bateria automotiva 12 volts 65 amp. depois de usar e testar vários resistores, o que mais se aproximou na velocidade de 3 vosts foi um resistor de 33 homs/20w, porém continua aquecendo, segundo o balconista, a ligação não esta correta, tem que ser montado um circuito com outros componentes, como dissipador  de calor e outros, estou ligando direto na bateria, da seguinte forma: um fio sai da bateria direto no motor, o outro fio eu cortei e soldei  o resistor entre o motor e a bateria, alguém pode me orientar,  passo a passo como montar este circuito.     

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o faller havia comentado no outro tópico igual a este que você criou na semana passada, falta você descobrir e nos informar qual a corrente que essa sua bomba drena ao operar.

 

De posse desta informação, você calculará o valor da resistência necessária da seguinte maneira:

R = 9 / i

onde "i" é a corrente

 

Se com esse resistor de 33 ohms você já alcançou a almejada tensão de 3 volts aí na sua bomba, ele dissipará 9²/33 = 2,45 Watts e deve-se verificar se isso está dentro de suas especificações. Se ele não for capaz de dissipar toda essa potência, procure outro resistor de mesmo valor de resistência que seja capaz de o fazer ou acople um dissipador nesse seu aí que consiga o manter "frio"

 

Ademais, sua ligação está eletricamente correta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistor e Regulador de Tensão (LM317 ou qualquer outro do mesmo tipo), não funciona bem com motores desse tipo. Vai esquentar sem dó mesmo, se bem que eu já vi um relato de alguém que resolveu o problema colocando o resistor em um balde com água. Mas esqueça isso.

 

Eu já tive essa experiência ao tentar ligar uma parafusadeira a bateria (3,6V) em fonte de 12V. No meu caso preferi trocar o motor, já que eu tinha um de 12V sobrando.

 

No seu caso, melhor comprar uma plaquinha dessas ou algo semelhante:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713269830-regulador-tenso-3a-step-down-lm2596-arduino-pic-raspberry-_JM#redirectedFromSimilar

Esse regulador aceita uma tensão entre 4,5 e 40V na entrada. e regula de 1,5 até 35V na saída com corrente de até 3A. Tudo é questão de girar o potenciômetro.

Se for procurar outros procure por "step down converter" ou "conversor DC/DC"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!