Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia ! Estou com um problema que está me incomodando bastante, sou aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atualmente estou cursando o período. Estou quase terminando meu curso e tenho muita dificuldade em programar. Eu sei como e quais ferramentas usar para chegar lá, o problema é que não trabalho na área no momento e não posso fazer um estágio por conta do meu atual emprego, ele paga bem e nessa crise momentânea não posso arriscar ainda. Minha faculdade tem bons professores e aprendi até o momento quase todas as linguagens (o básico de cada uma é claro como toda instituição de ensino faz). Já tentei criar projetos simples para desenvolver o que aprendi mas chego em certos pontos e me deparo com algo que não sei e travo e acabo deixando de lado (não por falta de interesse) . Gostaria da ajuda de alguém ou alguma dica, plano de atividades algo similar para desenvolver continuamente e que quando acabar o curso eu consiga ao menos entrar em uma empresa para estagiar sabendo finalizar algo.

E antes de mais nada eu sei que alguns vão dizer "Só se aprende com prática" mas já tentei praticar individualmente e não obtive muito sucesso :tw_astonished:

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@RicardoKW

7 horas atrás, RicardoKW disse:

E antes de mais nada eu sei que alguns vão dizer "Só se aprende com prática" mas já tentei praticar individualmente e não obtive muito sucesso

Absolutamente correto.

é que nem matemática, só aprende fazendo.  Na programação você precisa ter perseverança.  Travou? tenta de novo. Não sabe? procura no google. Não tem no google? Procura em livros!  E por aí vai.

Eu sou formado em Análise e desenvolvimento de sistemas, não sei quantos semestres sua faculdade possui.. mas no meu 5º semestre se alguem ainda não conseguia programar o básico, o curso tava praticamente perdido... desculpe se pode parecer rude, mas Este não é o tipo de curso que é escolhido por qualquer coisa. 

Muita gente acaba escolhendo por achar que é fácil.. mas de fácil não tem nada. 

Então recomendo muito que se veja video aulas, alugue livros na biblioteca da sua faculdade, procure no google... 

E uma dica muito importante:  FOQUE em apenas na linguagem final que for usar. Certamente no seu TCC terás que desenvolver alguma aplicação... seja em Java, Php... ( não sei como é sua grade curricular)

Recomendo também postar aqui o código em si que esteja com dificuldade... assim o pessoal pode te explicar...

• Curtir 1
Postado

De forma alguma achei que você foi rude, de certa forma esperava algo em torno disso. Em fim, não escolhi o curso por achar fácil e sim por ter tido uma experiência com programação em servidores de Ragnarok, partiu daí minha ideia de escolher essa carreira.  Quanto a saber programar, eu consigo identificar(saída, entrada e etc) e implementar um código pronto, meu problema é começar um do zero. Minha lógica de programação é boa, a questão da estrutura que eu tenho mais dificuldade. Peguei apostilas da caelum e alguns trechos de livros usados em aula mas não consigo exito em certas coisas.Quanto ao código do programa que não consegui completar acabei largando de lado faz um tempo e tentei outra coisa, acabei perdendo o arquivo.

Em fim, agradeço o comentário !

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Olá David, estudei Pascal com o pascalzinho, C com o Dev C++ , Java com o NetBeans.

Atualmente estou estudando Desenv. Web, Desenv. Mobile, Desenv. Aplicações Distribuídas, Desenv. com banco de Dados. 

Postado

Acredito eu que voce deve ser um aluno que acabou ficando com um conteudo basico em algoritmos e por isso nao conseguiu dar um passo adiante, é muito comum nos cursos de CC e TADS, os alunos desenvolverem bem os algoritmos que apenas mostram condicionais, laços de repetição e matrizes, mas logo quando chegam nos registros e nas funções, acabam perdendo o ritmo, mesmo assim, sao aprovados na disciplina, por causa das notas anteriores e ai esta um problema, pois a parte mais importante dos programas e desenvolvimento nas disciplinas posteriores se concentram nessa parte 'registros e funções';

o que eu recomendaria é estudar de novo por conta propria, suas disciplinas 'base' de programação, e voltar a treinar em funções com C.

Sobre a programação O.O, bom, se voce esta tendo dificuldade, eu recomendo treinar com uma ferramenta de desenvolvimento visual, como o do Embarcadero Delphi (que usa o Pascal que voce esta acostumado), tenho certeza que aprendera melhor com essa ferramenta;

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!