Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldade em programação


Posts recomendados

Bom dia ! Estou com um problema que está me incomodando bastante, sou aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atualmente estou cursando o período. Estou quase terminando meu curso e tenho muita dificuldade em programar. Eu sei como e quais ferramentas usar para chegar lá, o problema é que não trabalho na área no momento e não posso fazer um estágio por conta do meu atual emprego, ele paga bem e nessa crise momentânea não posso arriscar ainda. Minha faculdade tem bons professores e aprendi até o momento quase todas as linguagens (o básico de cada uma é claro como toda instituição de ensino faz). Já tentei criar projetos simples para desenvolver o que aprendi mas chego em certos pontos e me deparo com algo que não sei e travo e acabo deixando de lado (não por falta de interesse) . Gostaria da ajuda de alguém ou alguma dica, plano de atividades algo similar para desenvolver continuamente e que quando acabar o curso eu consiga ao menos entrar em uma empresa para estagiar sabendo finalizar algo.

 

E antes de mais nada eu sei que alguns vão dizer "Só se aprende com prática" mas já tentei praticar individualmente e não obtive muito sucesso :tw_astonished:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@RicardoKW

7 horas atrás, RicardoKW disse:

E antes de mais nada eu sei que alguns vão dizer "Só se aprende com prática" mas já tentei praticar individualmente e não obtive muito sucesso

Absolutamente correto.

é que nem matemática, só aprende fazendo.  Na programação você precisa ter perseverança.  Travou? tenta de novo. Não sabe? procura no google. Não tem no google? Procura em livros!  E por aí vai.

Eu sou formado em Análise e desenvolvimento de sistemas, não sei quantos semestres sua faculdade possui.. mas no meu 5º semestre se alguem ainda não conseguia programar o básico, o curso tava praticamente perdido... desculpe se pode parecer rude, mas Este não é o tipo de curso que é escolhido por qualquer coisa. 

 

Muita gente acaba escolhendo por achar que é fácil.. mas de fácil não tem nada. 

Então recomendo muito que se veja video aulas, alugue livros na biblioteca da sua faculdade, procure no google... 

E uma dica muito importante:  FOQUE em apenas na linguagem final que for usar. Certamente no seu TCC terás que desenvolver alguma aplicação... seja em Java, Php... ( não sei como é sua grade curricular)

 

Recomendo também postar aqui o código em si que esteja com dificuldade... assim o pessoal pode te explicar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma alguma achei que você foi rude, de certa forma esperava algo em torno disso. Em fim, não escolhi o curso por achar fácil e sim por ter tido uma experiência com programação em servidores de Ragnarok, partiu daí minha ideia de escolher essa carreira.  Quanto a saber programar, eu consigo identificar(saída, entrada e etc) e implementar um código pronto, meu problema é começar um do zero. Minha lógica de programação é boa, a questão da estrutura que eu tenho mais dificuldade. Peguei apostilas da caelum e alguns trechos de livros usados em aula mas não consigo exito em certas coisas.Quanto ao código do programa que não consegui completar acabei largando de lado faz um tempo e tentei outra coisa, acabei perdendo o arquivo.

 

Em fim, agradeço o comentário !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Acredito eu que voce deve ser um aluno que acabou ficando com um conteudo basico em algoritmos e por isso nao conseguiu dar um passo adiante, é muito comum nos cursos de CC e TADS, os alunos desenvolverem bem os algoritmos que apenas mostram condicionais, laços de repetição e matrizes, mas logo quando chegam nos registros e nas funções, acabam perdendo o ritmo, mesmo assim, sao aprovados na disciplina, por causa das notas anteriores e ai esta um problema, pois a parte mais importante dos programas e desenvolvimento nas disciplinas posteriores se concentram nessa parte 'registros e funções';

o que eu recomendaria é estudar de novo por conta propria, suas disciplinas 'base' de programação, e voltar a treinar em funções com C.

 

Sobre a programação O.O, bom, se voce esta tendo dificuldade, eu recomendo treinar com uma ferramenta de desenvolvimento visual, como o do Embarcadero Delphi (que usa o Pascal que voce esta acostumado), tenho certeza que aprendera melhor com essa ferramenta;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...