Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fernando Turatti

Memória ram só funciona underclockada

Recommended Posts

Olá, eu montei recentemente um PC até bem básico, porém, a priori eu havia adquiro uma placa-mãe bacana, com suporte para 4 pentes de RAM, o modelo era  GA-F2A78M-D3H.

Contudo, quando eu ligava essa placa com dois pentes de RAM em dual channel, o pc nem chegava a dar imagem. Nadinha. Quando eu tirava um dos pentes, ou ligava ambos em single channel, o pc ligava, mas vivia dando erro. Suspeitei(erroneamente) da placa-mãe, então realizei a devolução da mesma e adquiri uma nova, mais básica, também da gigabyte: F2A68HM-HD2. Quando ela chegou, qual a minha surpresa quando aconteceu o mesmo problema. Acredito que ficou óbvio o problema da RAM, e ainda mais agora, onde o pc só ligava com um pente específico de Ram. Fiquei um tempo usando só com ele, sem nenhum problema. Aí notei que ele estava rodando a 1600mhz, e não a 1866mhz como deveria. Ativei os 1866mhz na bios, aí o pc não ligou mais. Então pensei que poderia ser a mesma coisa com a outra RAM, resetei a bios e botei 1333mhz, e então, as duas RAM passaram a rodar sem nenhum problema!

Minha duvida é: tem precedente isso? Existe alguma razão lógica? 

setup:

placa-mãe F2A68HM-HD2(sim, ela suporta 1866mhz, aliás, suporta 2133mhz sem oc)

Memória RAM: 2x4gb 1866mhz da logic, "black series"

processador: AMD A8 7650k, sem overclock por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não conheço este fabricante, sugiro que verifique se não há alguma atualização de bios para a sua placa-mãe e que faça um teste com os pentes e com os slot da placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Apolo, por um erro meu, realizei o teste dos dois juntos, e não retornou defeito. Tentei mudar a latência na bios para os CL11 informado, e não fez a menor diferença... Existe alguma diferença considerável no clock da RAM caso eu coloque uma placa de vídeo dedicada? Eu apenas adquiri a 1866mhz porque gostaria de utilizar da minha gpu integrada, e isso melhoraria bem o desempenho dela.

No CPU-Z tenho o seguinte: 

Capturar.PNG

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser caso das memórias não suportarem(aguentarem) o clock de 1800MHz, sugiro entrar em contato com o fabricante delas.

Não há ganho nem perda, ao usar uma GPU offboard. Como você mesmo mencionou, o ganho seria se estivesse utilizando a onboard da APU.

Editado por ApoloBrz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais