Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fernando Turatti

Memória ram só funciona underclockada

Recommended Posts

Olá, eu montei recentemente um PC até bem básico, porém, a priori eu havia adquiro uma placa-mãe bacana, com suporte para 4 pentes de RAM, o modelo era  GA-F2A78M-D3H.

Contudo, quando eu ligava essa placa com dois pentes de RAM em dual channel, o pc nem chegava a dar imagem. Nadinha. Quando eu tirava um dos pentes, ou ligava ambos em single channel, o pc ligava, mas vivia dando erro. Suspeitei(erroneamente) da placa-mãe, então realizei a devolução da mesma e adquiri uma nova, mais básica, também da gigabyte: F2A68HM-HD2. Quando ela chegou, qual a minha surpresa quando aconteceu o mesmo problema. Acredito que ficou óbvio o problema da RAM, e ainda mais agora, onde o pc só ligava com um pente específico de Ram. Fiquei um tempo usando só com ele, sem nenhum problema. Aí notei que ele estava rodando a 1600mhz, e não a 1866mhz como deveria. Ativei os 1866mhz na bios, aí o pc não ligou mais. Então pensei que poderia ser a mesma coisa com a outra RAM, resetei a bios e botei 1333mhz, e então, as duas RAM passaram a rodar sem nenhum problema!

Minha duvida é: tem precedente isso? Existe alguma razão lógica? 

 

setup:

placa-mãe F2A68HM-HD2(sim, ela suporta 1866mhz, aliás, suporta 2133mhz sem oc)

Memória RAM: 2x4gb 1866mhz da logic, "black series"

processador: AMD A8 7650k, sem overclock por enquanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não conheço este fabricante, sugiro que verifique se não há alguma atualização de bios para a sua placa-mãe e que faça um teste com os pentes e com os slot da placa.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apolo, por um erro meu, realizei o teste dos dois juntos, e não retornou defeito. Tentei mudar a latência na bios para os CL11 informado, e não fez a menor diferença... Existe alguma diferença considerável no clock da RAM caso eu coloque uma placa de vídeo dedicada? Eu apenas adquiri a 1866mhz porque gostaria de utilizar da minha gpu integrada, e isso melhoraria bem o desempenho dela.

No CPU-Z tenho o seguinte: 

Capturar.PNG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser caso das memórias não suportarem(aguentarem) o clock de 1800MHz, sugiro entrar em contato com o fabricante delas.

 

Não há ganho nem perda, ao usar uma GPU offboard. Como você mesmo mencionou, o ganho seria se estivesse utilizando a onboard da APU.

Editado por ApoloBrz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×