Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
junior.avare

Maneira correta de distribuir ip's em uma rede

Recommended Posts

bom dia, galera!

Procurei pela internet e também aqui no fórum, e não encontrei um artigo ou documentação que dê uma orientação ou ao menos trate sobre o assunto p/ correta distribuição de IP's em uma Rede. Por exemplo, existe uma orientação ou melhor maneira que determina deixar uma faixa p/ DHPC, outra faixa para periféricos, uma p/ segurança como DVR e Câmeras IP, hoje temos também a Telefonia c/ IP, e etc. O fato é que irei iniciar uma rede nova, em uma nova unidade da empresa, terei, Impressoras, DVR, Câmeras, Central PABX e Aparelhos Telefônicos, tudo com IP, também algumas estações de trabalho com IP Fixo, também preciso da faixa de DHPC, então gostaria de fazer uma distribuição legal e organizada, e também de possível manutenção, ampliação e Etc, para começar essa rede. Alguém pode me ajudar com isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, na verdade tem jeito sim, depende da sua infraestrutura, aparelhos, servidores...

Na maioria dos casos alguns switch (cisco-Vlan) resolve a sua duvida...

apesar de ser um pouco complicado com Vlans... tem jeito sim, isso uma vez configurado certinho nao da pau de jeito nenhum.

Na verdade o que voce ja tem instalado ai... no quesito aparelhos...?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde, na verdade a dúvida não é técnica e sim conceitual, trata-se de uma estratégia de distribuição de endereços. Exemplo: Telefonia (PABX e Aparelhos de Voz) no range de 192.168.0.X até 192.168.0.XX. Segurança (DVR e Câmeras IP) outro range, Impressoras, Estações de Trabalho, Switchs, Servidores, Firewall e Etc. Estou começando uma empresa nova e gostaria de já começar com uma organização de IP's para posteriormente não precisar alterar novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade depende de como funciona a rede, no caso do servidor eu configuro um IP fixo e deixo fora do range de DHCP para não gerar conflitos. Se todos eles forem ficar sobre a mesma rede IP, você pode simplesmente usar reservas do DHCP para facilitar o gerenciamento, assim não tem que configurar manualmente cada equipamento apenas o roteador ou firewall.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×