Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é melhor para manipulação de arquivos? c ou c++?


IsacBot
Ir à solução Resolvido por vangodp,

Posts recomendados

Estou estudando a linguagem de programação C, porém, pretendo me aprofundar em C++.

 

Sei que em C++ posso utilizar funções e paradigmas de C e tenho dúvidas se devo usar as funções de C (fprintf(), fscanf()) ou os objetos da fstream de C++.

 

PS: Desculpa se eu falei alguma besteira, mas eu estou começando a estudar estas linguagens e sou muito leigo ainda. :v  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IsacBot Eu aconselho você a começar programar em C++, pois quem programa em C++  é capaz de programar em C, devido à semelhança entre as linguagens e o fato do C++ ser uma extensão do C.

 

Mas existem algumas pequenas diferenças sintáticas e semânticas entre as linguagens que tornam alguns trechos de código C válidos em código C++ inválido.

 

Se aprofunde em C++ e depois estude o pouco que falta da linguagem C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A diferencia poderia se dizer que é "filosófica". >_<

Em C trabalhamos com "Descritor de Arquivos", uma espécie de ponteiro a arquivo, também conhecido originalmente por "File Descriptor" ou abreviadamente por "fd".

FILE* fd;
fd=fopen(NomeDoArquivo, ModoDeAbertura);

Em c++ o conceito é de trabalhar com streams, que traduzido para leigos quer dizer fluxo de dados.
Para trabalhar com arquivos você pense que ou tem fluxo de entrada(in) ou de saída(out), de dados.

//fluxo saida
ifstream fout;
fout.open(NomeDoArquivo, Flags(Modificadores opcionais) );
fout << "cpp";

//fluxo entrada
ifstream fin;
fin.open(NomeDoArquivo, Flags(Modificadores opcionais) );
string palavra;
fin >> palavra;