Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete e ruido


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Olá, já tem um tempo que tenho um problema com meu pc e incomoda bastante, achei que fosse bobagem (talvez ainda seja) mas está irritante.


O problema é o seguinte: O pc (acredito que seja o cooler do processador) está fazendo muito barulho, e pra que eu reduza o barulho, preciso deixar o lado direito do gabinete (a parte que contem o acrílico pra visualizar internamente) semi-aberto , mas isso faz com que acumule mais sujeira dentro dele, queria saber se tem como contornar esse problema, seja investido num outro gabinete, realizando uma limpeza (realmente está sujo, mas apenas isso não vai resolver) ou trocando o cooler.


É bem estranho e incomum um gabinete fechado produzir bastante ruido e quando semi aberto não... 
 

Abraços.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Advatre é porque o seu gabinete é pouco ventilado e tem a fonte em cima. Junta com a placa de vídeo e a temperatura esquenta muito. Isso naturalmente faz o processador esquentar. Como resultado, o CPU cooler precisa girar mais rápido para dar conta do calor (fazendo barulho). 

 

Se você abrir a tampa o ar quente sai, o processador esfria e o cooler box volta a rodar mais devagar (o barulho diminui).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Advatre Vou sugerir duas coisas, a primeira é que faça uma boa limpeza do pc e troque a pasta térmica do cooler do processador, segunda, caso não tenha os dois

fans (ventoinhas) instaladas na frente e atrás do gabinete, que as instale o mais breve possível, talvez seu caso além da sujeira, possa seu causado por falta de ventilação

no gabinete, para dissipar o calor dos componentes e retirar o ar quente do gabinete,

quanto a explicação do que está ocorrendo, a explicação do colega @Contiusa está perfeita.

 

 

adcarvalho

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação e ajuda @Contiusa @adcarvalho, vou providenciar um material para limpeza e trocar a pasta térmica o quanto antes. Em relação às fans, só tenho a da CPU e a de trás, infelizmente o gabinete não possui para frente ou laterais. 

 

~~Não sei como fechar tópico~~

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Advatre disse:

Obrigado pela explicação e ajuda @Contiusa @adcarvalho, vou providenciar um material para limpeza e trocar a pasta térmica o quanto antes. Em relação às fans, só tenho a da CPU e a de trás, infelizmente o gabinete não possui para frente ou laterais. 

 

~~Não sei como fechar tópico~~

 

O seu gabinete tem suporte para um fan de 120mm na frente e um de 120mm atrás. Você já tem um fan atrás ou a grelha está vazia? Podia colocar um na frente também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Contiusa disse:

 

O seu gabinete tem suporte para um fan de 120mm na frente e um de 120mm atrás. Você já tem um fan atrás ou a grelha está vazia? Podia colocar um na frente também.

Tenho um na parte de trás, bem simples da cooler master, na frente não dispõe de espaço para instalação padrão, por isso anteriormente falei se deveria investir noutro gabinete. O processador está sobrecarregado (65ºC) quando em uso pesado, no início mantinha-se em 52~60ºC. 
Abaixo segue o uso intenso x uso padrão, respectivamente.

packaghe.png

Sem uso intenso.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Advatre você precisa baixar o AMD Overdrive, porque a AMD não dá suporte para esses programas de análise. As temperaturas são todas bugadas.

 

Mas no site do fabricante diz que tem espaço para um fan de 120mm na frente.

 

Se for trocar o gabinete, eu acho melhor trocar o CPU cooler primeiro. Porque se você trocar o gabinete as temperaturas vão melhorar, mas não será drástico. E você ainda vai continuar com o barulho do CPU cooler da AMD, que é bem básico.

 

Melhor investir esse dinheiro em um cooler como o Gammaxx 300 e colocar um fan na frente. Sabe o modelo do fan de trás? Depois, quando puder, você compra um gabinete tipo Cougar Archon ou Cougar MX300.

 

Eu digo isso porque esses FX não esquentam muito. Eu tenho um FX-6300 em um gabinete que é um caixão, com fonte em cima e só um fan na frente e outro atrás (Sileo 500). Eu tenho um bom CPU cooler e ele nunca me deu problemas de temperatura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é... Constrangedor. Nunca reparei que haviam "4 buracos" na frente quando tiro o painel frontal, isso muda as coisas.

Já planejava futuramente trocar o cooler da cpu por um dos seguintes: PcYes Zero K Z2 92mm ou CoolerMaster Blizzard T2, sei que o tamanho do cooler ajuda bastante, assim como sua ventoinha, mas agora que me constrangi ao saber que meu gabinete tem espaço para um fan frontal tenho que equilibrar com o que você me sugeriu, entre cooler proc. e fan frontal.
Obs: ainda preciso realizar limpeza e trocar a pasta, o mês nem começou e a carteira já está sofrendo.

 

Agradeço a ajuda.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Troquei o cooler stock por este Gammaxx 300 e melhorou bastante, acredito que a sujeira foi a maior culpada e não o stock cooler. Em média reduziu cerca de 20ºC. Como foi a primeira limpeza demorei bastante(5hrs) e ainda tive uns problemas com o cabeamento.
Antes e depois(ainda tem um pouco de poeira):
1.jpg2.jpg
Agora só falta o fan frontal e a circulação de ar vai melhorar bastante. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!