Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias para projecto (motor rc)


Posts recomendados

Olá,

 

Queria controlar um carro telecomandado com 1 Arduino\Motorshield e estou a ver qual a melhor opção a nível de baterias.

 

Como tenho aqui várias células que retirei de baterias de notebook, existe algo de errado se fizer:

 

Alimentação Motor: 2 Células ligadas em série e fico com ~7.2V   [Pack 1]

Alimentação Arduino\Motorshield: outras 2 Células ligadas em série também com ~7.2V  [Pack 2]

 

Ligo o Ground do Pack 1 ao Ground do Pack 2, ligo depois positivo de cada célula a um Alarme como este: LINK

SKU014552_02_1.jpg

Para que não fiquem sem carga\danificadas e conseguir assim desligar tudo quando der o alarme.

 

As minhas dúvidas: 

  • é seguro fazer estas ligações com estas células?
  • se o motor consumir menos que a corrente que as células podem dar (ex.: 2200mAH) não há problema pois não?

 

(Cada célula eu carrego individual e lentamente, fechada naquele saco específico para estas baterias)

 

Resumindo, o esquema seria assim:

Esquema_RCar.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@almamater2OO6 ,

 

Afinal, o que que você vai ligar em paralelo ?

 

Porque para obter a tensão de 7,2V, você tem mesmo de ligar duas baterias de note em série. Ou seja, estará criando uma bateria do tipo 2S. Se utilizar dois conjuntos desse tipo, precisará usar dois alarmes também.

 

Se você seguir o que desenhou, não vejo nada errado nisso. E se o motor consumir menos do que os 2200 mAH, deve funcionar tranquilamente.

 

Evite ao máximo utilizar baterias ligadas em paralelo, principalmente se já tiveram bastante uso; embora algumas pessoas façam isso, existem alguns procedimentos a serem seguidos à risca para a carga inicial, senão sua bateria pode até explodir.

 

E também é necessário o uso de um bom carregador com balanceamento de células.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:mellow: oh.. troquei tudo hoje quando li e sim tem razão, em série é o que quero.

 

Obrigado.

 

O Alarme que tenho ele testa até 8S, tem 1 pino de GND e os restantes são para os positivos das células, como vou usar no total 4 células vou controlar cada uma delas com este alarme, quando disparar é porque alguma delas baixou da tensão configurada (diria que ~<2.9V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@almamater2OO6 ,

 

Pera mais uma vez .... se você está usando duas células em série, para obter os 7,2V, e são dois conjuntos iguais, sendo que os negativos estão ligados juntos, então você não pode usar da maneira que você disse acima.

 

Você tem na verdade duas baterias tipo 2S, ambas com a mesma referência de tensão ( colocou juntos os negativos ), então vai precisar de DOIS ALARMES desse tipo, e ligar cada uma das baterias em seu próprio alarme. 

 

Tome cuidado para não torrar nada aí !!!!

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Desculpem reabrir o tópico. 

 

Para monitorizar as células corretamente estou a pensar em comprar umas placas made in china para o efeito. 

A ideia é ter no mesmo projecto 1 pack de 2 baterias (2S 3A Li-ion Lithium Battery 7.4v 8.4V 18650):
2_S_3_A_Li_ion_Lithium_Battery_7_4v_8_4_

e outro de 4 baterias (4A-5A PCB BMS Protection Board for 4 Packs 18650 ~16V):
4_A_5_A_PCB_BMS_Protection_Board_for_4_P

Se usar um dos packs para alimentar por exemplo um Micro que por sua vez controla o funcionamento de uma carga (motor DC, etc.) alimentada pelo outro Pack, terei de ligar os Grounds de ambos os packs?
 

adicionado 20 minutos depois

Ou seja, seria algo assim:

 

Ligacao.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!