Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa noite.

Alguns usuários aqui do fórum acompanharam minha saga para encontrar uma mobo para rodar bem com meu FX-6300 @ 3.5mhz. Pois bem, eu estava quase me decidindo pela Gigabyte GA-990XA-UD3 R5 AM3/AM3+ quando um Intel Core i5 3470 @ 3.2ghz numa ASUS H61M-C caiu de paraquedas no meu colo a um precinho de banana. Testei a mobo, não é grande coisa--eu sei, mas possui PCI-e 3.0 o que ajuda muito (embora as VGA's possuam retrocompatibilidade com PCI-e 2.0) e alguns recursos que considerei até bem atuais. Testei todos os slots de memória e as PCI-e e PCI, tudo funcionando lindamente.

Nessa vibe, acabei me desfazendo do meu FX-6300 num preço bem bom, fiquei bastante feliz. Encomendei uma EVGA GTX 960 SC 4GB para substituir a MSI R7 360 2GB que veio 'suspeita' e atualmente estou com a seguinte configuração:

- Intel Core i5 3470 @ 3.2Ghz, 6mb cache;

- Asus H61M-C;

- HyperX Fury (1x8) 8gb DDR3 1866mhz;

- EVGA GTX 960 SC 4GB 128bits (aguardando chegar);

- HD 500gb Seagate 7.200rpm, 16mb;

- Fonte CoolerMaster 600w

Eis que chegamos a parte da minha dúvida. Eu já tenho essa HyperX Fury (1x8) 8gb DDR3 1866mhz da outra build e eu sei que os processadores intel só reconhecem até 1600mhz. Meu questionamento é:

1) Terei algum tipo de problema de rendimento/desempenho se permanecer usando a memória 1866mhz que possuo em downclock para 1600mhz? Ou será que devo vender essa 1866mhz e adquirir uma realmente 1600mhz?

2) Pretendo adquirir mais uma HyperX Fury (1x8) 8gb DDR3 para fechar os 16gb (vez que ambos processador e mobo suportam até 32gb, então falta é slot pra preencher isso tudo hahaha). Vocês acham que, pensando em futuras builds, devo adquirir mais uma HyperX Fury (1x8) 8gb DDR3 1866mhz? Ou é melhor trocar a que ja tenho por uma 1600mhz e adquirir essa nova já nessa frequência?

Espero ter sido claro nos questionamentos. Agradeço desde já, amigos!

Postado

@luizfbrc

Não.. Na verdade, eu não sei como se porta um Ivy Bridge, como o seu 3470, com RAM de alta frequência.. Pelos testes que vi, que usavam CPUs de 4ª Geração, a tendência é ganhar alguma coisa, com RAM assim.. Mas, é um ganho bem pequeno, bem como, usar RAM de frequência menor, tem uma perda pequena..

Dificilmente, você notaria essas diferenças.. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...