Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
thiagorsousa

Alocação dinamica de matrizes

Recommended Posts

Boa noite galera,

tenho uma matriz alocada dinamicamente. Como faço para recebe-la em uma função?

Nao consigo alocar com o tamanho sendo pedido ao usuário!

alocada aqui:

void le_matriz(int matriz[?[?], int **v){

int i, j;

for(i=0; i<**v; i++){

    for(j=0; j<**v; j++){

         scanf("%d", &matriz[i[j]);

}

}

}

int main(){

int **v, matriz[?[?];
   int n, i, v;
   scanf ("%d", &n);
   v = (int **) malloc(n * sizeof (int*));
   for (i = 0; i < n; i++){
    v = (int *) malloc(n * sizeof (int));
  }

le_matriz(matriz, **v);

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta seria a forma correta:
 

#include<stdio.h>
#include <stdlib.h>

void le_matriz (int **m, int tamanho ) {
    int i, j;
    for ( i = 0; i < tamanho; i++ ) {
        for ( j = 0; j < tamanho; j++ ) {
            printf( "%03d, ", m[i][j] );
        }
        printf("\n");
    }
    
}

int main() {
    int **v;
    int tamanho, i, j;
    
    tamanho = 10; // pedir o tamanho com scanf
    
    v = ( int ** ) malloc ( tamanho * sizeof ( int* ) );
    for ( i = 0; i < tamanho; i++ ) {
        v[i] = ( int * ) malloc ( tamanho * sizeof ( int ) );
    }
    
    //zerando tudo
    for ( i = 0; i < tamanho; i++ ) {
        for ( j = 0; j < tamanho; j++ ) {
            v[i][j] = 0;
        }
        
    }
    v[0][0]=1;
    v[9][9]=100;
    
    le_matriz ( v, tamanho );
    
    for ( i = 0; i < tamanho; i++ ) {
        free(v[i]);
    }    
    free(v);
    return 0;
}

você só tem que passar a v sem os ** pois v já é considerado como um ponteiro, v guarda a direção do inicio da matriz, então não precisamos por & adiante.

Um ponteiro guarda o quê? Um numero que corresponde a direção de memória de outra variável. Quando se trata de outro tipo de dado como um int, devemos por & adiante dessa variável, pois queremos extrair sua direção, porém os ponteiros já guardam direções, não valores, então não precisamos por & adiante. falou?
Procure se afinar mais na teoria de ponteiros. E procure também "ponteiros e vetores" no google.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×