Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eae galera, 

Preciso fazer um projetinho de Transmissor FM para faculdade e não estou conseguindo encontrar algo exatamente como queria.

Não manjo muito de eletrônica, então busquei bastante por tutoriais, passo-a-passo mesmo de como fazer a montagem de tal, porém só encontro basicamente 2 tipos:

• o com Pino P2 (para conectar no celular) e,
  • o com Microfone de Eletreto.

O que eu desejava era na realidade, um mix dos dois, se é que é possível. Queria que o meu transmissor tivesse a opção de tanto eu plugar no meu celular para transmitir uma musica ou arquivo de áudio que eu tivesse, quanto a opção de eu falar algo utilizando o microfone.

Gostaria então, de uma ajuda nisso aí. Alguém conhece algum lugar onde eu possa encontrar um tutorial certinho de como montar um circuito desses ? Qualquer ajuda já seria muito bem vinda, pois estou perdidão :lol:

Fico no aguardo, e valeuzãao à todos ! :thumbsup:

Postado

@DL.Fernandes ,

A saída do microfone de eletreto é um sinal pequeno, da ordem de dezenas de milivolts.

Já a saida de um celular tem centenas de milivolts, então sugiro fazer um divisor resistivo no conector P2 para dividir o sinal por 11 e usar um capacitor eletrolítico para ligar ao mesmo ponto do transmissor onde vai o capacitor do microfone de eletreto.

Para o divisor, use resistores de 3k3 e de 33K, e o capacitor pode ser de 10 uF/16 Volts ou tensão maior.

Por curiosidade, a faculdade é de Eletrônica ?

Paulo

• Membro VIP
Postado

Talvez um resistor duns 20...47R pra simular o fone do celular não seja tão inútil...

Uma outra alternativa aos 3k3 e 33k do amigo @aphawk é usar um potenciômetro duns 47K. Terminal do meio é sua saída pra entrada do transmissor.

Ou 2 pots: 1 pra cada entrada. Algo como um mixer. Neste caso vais conseguir transmitir música e voz simultaneamente.

off...(1/2 on)... topic... Certa feita fiz um transmissor AM a válvula de bons w de potência. Era uma (01) válvula pentodo só. Circuto hipermega simples dava até pra entender em termos de elétrons o funcionamento. Sério. Pegava até em brasilia. Sério. Nossa velha brasilia 77 andou uns 5 km recebendo o sinal da minha rádio

on topic do off topic... achei minha velha (mesmo) revista Tecnirama  que explica em cores o funcionamento de uma válvula. Caso algum dia apareça algum tópico coerente, quiçá publique fotos dela. É trilegal!

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelo help, tentarei primeiramente fazer o divisor resistivo. 

@Isadora Ferraz  Nem pensei em fazer com válvulas, apesar de achar super legal também, pela dificuldade que teria de encontra-lá.. acho que só em São Paulo que conseguiria uma heheh

@aphawk  Isso aí, Eng Elétrica com enfase em Eletrônica

Postado

@DL.Fernandes ,

Ok, do jeito que eu te passei vai funcionar os dois ao mesmo tempo.

Usei um divisor resistivo de valor mais alto para não influir muito no nível de saída do microfone de eletreto.

Seguem algumas observações, vindas de um velho engenheiro :

1 - Isso é tão simples que não consigo entender como você não conseguiu fazer sozinho, ainda mais que existem milhares de esquemas em vários sites de transmissores de FM simples, alguns com toda a teoria de funcionamento. Fiz uma pesquisa no Google, e apareceram centenas de páginas ....

2 - Hoje em dia a Internet é a sua melhora professora ! Na faculdade você vai aprender um montão de coisa , e mais de 80% não tem nada a ver com Eletrônica. Já na Internet, você encontrará em milhares de sites muito mais conhecimento sobre um assunto do que um professor pode te ensinar. É fundamental você ter leitura fluente de língua Inglesa, e aprender a pesquisar no Google.

3 - Eu entrei na faculdade com 18 anos. Já adorava Eletrônica, tendo montado antes de entrar quase uma centena de circuitos. Fonte de alimentação, fonte de alimentação com proteção de curto, fonte de alimentação simétrica, Transmissor de FM, transmissor de AM, receptor de AM, receptor de ondas curtas, pisca-pisca, receptor de FM com decodificador de FM Estéreo, decodificador de Quadrifonia SQ, Mixer de áudio HI-FI, pre-amplificador para cápsula magnética, uns 5 amplificadores de várias potências, pré-amplificador com controle de grave, médio, agudo e loudness, relógio digital , vários circuitos digitais com TTL,  ufa ....    tudo isso eu já tinha montado, desde meus 11 anos de idade até os 18 anos. 

A partir do quarto ano da faculdade, eu sobressaía tanto na classe que o professor de Eletrônica vivia me perguntando como as coisas funcionavam, e eu sempre sabia !

Quando eu me formei, fui convidado a trabalhar na faculdade, ensinando as aulas práticas nos Laboratórios do quarto e do quinto ano. Hoje eu sei que deveria ter aceito isso, pois sempre gostei de ensinar.

O que eu quero te dizer com isso ?

Como tudo na vida, você faz melhor quando você tem paixão pela coisa !

E essa  quase adoração faz você querer entender mais a cada dia, e com isso você vai se tornar um excelente profissional !

Um diploma é apenas a condição sine-qua-nom, meu amigo. O diferencial entre todos os que se formam é justamente o conhecimento acumulado que todos terão nesse momento.

A prática vai te dar uma vantagem imensa sobre os outros. Começa a praticar, monte várias coisas, e toque em frente, ok ?

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!