Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar alimentaçãoo mais similar possível à uma porta usb


Jinho

Posts recomendados

Galera, peço perdão se isso for "noobice". Tinha feito um tópico maneirinho, mas o fórum me desconectou ( Não, não foi minha rede não. :huh:)

 

    É o seguinte, galera. Estou tentando desenvolver um dispositivo que obrigatoriamente, necessita ser alimentado com as mesmas tensões da porta USB de computadores, notebooks e tal. É um dispositivo desenvolvido com o recurso VUSB para microcontroladores AVR. Segue o esqueminha no link .

 

esqueminha do VUSB

 

 

Alguém conhece alguma gambiarra( se é que exista tal ), onde eu possa criar uma tensão o mais similar possível as portas USBs ? 

 

    Sei que vocês vão achar vago, mas vou tentar ir no "popularzão"...

 

   O projeto também faz comunicação serial com outros dispositivos(via Bluetooth). Quando o dispositivo é alimentado na Porta USB de qualquer tipo de computador ( DESDE QUE SEJA 2.0 para baixo), o "modo USB" e o "modo Bluetooth(serial)", funcionam que é uma beleza. Principalmente o envio de informações seriais. 

 

    Mas quando eu coloco uma fonte alternativa de 5 V , a comunicação serial fica com sérissimos lags. Ou seja, concluí intuitivamente, que a questão esteja relacionada à tensão para o circuitinho, que funciona de um modo na porta USB e funciona de outro com qualquer outra fonte de alimentação de 5V.

  É que o "carro chefe"  do negócio, é o funcionamento USB e não o serial. 

  

   Sim, eu já mexi no código dez mil vezes, separei instruções, funções , etc, 

   Sim, já tentei ver esquemas na internet, divisores de tensão, etc,

 

   Mas nada resolveu meu problema. Por isso, peço ajuda dos amigos deste fórum, para poder resolver meu problema.

 

   O dispositivo, tem corrente de até 50mA, de acordo com informações da porta USB.

 

      Enfim, amigos, existe alguma forma de criar uma fonte alternativa de alimentação com tensão e corrente o mais próximo possível de uma porta USB ?

 

    Ah ! PS*: Creio que o fios de Dados (d- e d+) também tenham que ter tensão e corrente. 

 

                     Eu quero "enganar" o Atmega, fazer ele pensar que está conectado a uma porta USB de PC...:D

   

                     É possível isso, meus amigos ?

 

                Muito obrigado pela atenção de todos !

 

   

 

    

   

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que a alimentação usb é 5V puro e não tem nada de especial neste quesito (corrente máxima por hora desconsidere). Agora o d+ e d- penso que sim. É aí que mora o perigo e pulo do gato.  Experimente polarizá-lo com:

 

+5--[43k]--(D+)--[51k]--gnd

+5--[75k]--(D-)--[51k]--gnd

 

Não sem antes colocar um (01) resistor de 10K entre cada pino e vcc, depois gnd, depois alternado, depois ao contrário ou seja pullup e pulldown - testando e verificando. 10% inspiração, 90% transpiração

 

De fato, prefira aguardar opinião do amigo paulão  @aphawk: o phd em atmega

adicionado 4 minutos depois

ah sim... os valores acima tirei de um carregador de celular. Pode estar trocado d+ e d-. Num outro simplesmente estão d+ e d- em curto. Provavelmente não têm relação com o engano do atmega mas me deu vontade de registrar. Vai que...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jinho e @Isadora Ferraz ,

 

Segue o esquema de um gravador USBASP, que fica ligado direto na porta USB :

 

usbasp_circuit.png

 

Repare que D+ e D- tem tensão padrão de 0 ou 3,3 Volts. Se deixar ir 5 Volts direto, deve queimar a porta USB.

 

Por isso que tem dois Zeners de 3,6 Volts para limitar, e com essa tensão funciona direitinho.

 

Use esse mesmo princípio, ok ?

 

Agora, se você quer também limitar a corrente de alimentação em 50mA, vai ter de fazer o famoso circuito limitador de corrente em série com os 5V...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @Isadora Ferraz

 

Puxa, caros amigos , muito obrigado mesmo ! peço perdão em demorar a responder. Inclusive, estou trampando, nem vou poder falar muito, enfim...Isadora, vou tentar esse processo equivalente ao desarme de uma bomba relógio...:D e aphawk, vou também tentar o famoso "limitador de corrente". Eu tenho que "enganar" este bendito Atmega. Qssim que eu estiver no barracão(a.k.a casa), eu vou testar tudo. E volto para postar resultados aqui, 

 

                             Muito obrigado por suas valiosas sugestões !

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...