Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
neabs

Dual channel parou de funcionar

Recommended Posts

Olá.

Tenho duas memórias RAM DDR3 de 4GB da Kingston de 1600Mhz (KHX1600C9D3/4G). Elas estavam funcionando em Dual Channel perfeitamente bem até que ontem, do nada, tive algumas reduções bruscas de FPS em alguns jogos e uma baita redução no desempenho geral do pc. Fui olhar no gerenciador de dispositivos e vi que o sistema estava reconhecendo os 8GB, mas que apenas 3,45GB estavam utilizáveis. Lembro de ver a um tempo atrás, logo quando montei o pc, que cerca de 7,50Gb eram utilizáveis.

Os componentes do meu PC são os seguintes:

placa-mãe: ASRock FM2A55M-HD+;

Processador: AMD A10 7850k;

Já tentei ligar uma memória de cada vez, e o computador funcionou normalmente. Mas mesmo com uma única memória ficam apenas 3,45GB de RAM utilizáveis.

A minha placa-mãe só tem 2 sockets pra memória RAM (A1 e B1, eu suponho). Ligando uma única memória em A1 o PC funciona normalmente. Ligando uma única memória em B1 o computador liga, mas o monitor fica preto e não dá nenhuma resposta. Pra dizer a verdade não sei se esse é um comportamento normal.

Trocar a ordem das memórias nos sockets também não resolveu. Passar borracha nos pentes também não.

Tentei até formatar o computador, mas sem resultado nenhum.

Encontrei algumas alternativas na internet como desmarcar a opção de memória máxima no MSCONFIG, o que não funcionou, ou ativar a opção MEMORY REMAP na bios, mas não consegui encontrar essa opção.

Atualizei a BIOS da placa-mãe e não mudou nada.

Na BIOS e no CPU-Z as duas memórias são reconhecidas, mas está sendo indicado que eu estou utilizando Single Channel. Acredito eu que esse seja o problema, mas não adianta nada, já que não sei como resolvê-lo. hahaha

Taí algumas imagens que eu achei que poderiam ser úteis.

Memórias.jpg

Memória Utilizável.jpg

Memória Reservada.jpg

Qualquer ajuda é bem vinda.. hehe
Agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja se o memtest (pelo hirens) detecta e usa ambas as memórias.

Tente também retirar a bateria e colocar em 1333 temporariamente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso acontece, o problema na performance dos jogos nem é a perda do dual channel mas os 4 GB não utilizados. Troque as memórias de slot e ligue o PC e veja se o Windows reconhece o total de memória correto.

Comigo deu certo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Hqxriven Rodei o memtest aqui e apesar de não ter dado nenhum erro, só uma memória foi detectada.

@Boris_The_Blade Eu tentei fazer isso, e não deu resultado.

Eu estou suspeitando que minha placa-mãe deve ter dado defeito em um dos sockets de memória.

Tô considerando aproveitar isso e dar um upgrade no meu pc, comprando uma placa-mãe que suporte processador FM2+ e que tenha 4 sockets de memória RAM, porque daí, aproveito minhas memórias e coloco mais duas. Vocês teriam alguma sugestão? Por enquanto vi só a ASUS A88XM-A..

Agradeço pelas respostas..

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma? O mau contato ou queima do slot, tira de 1600 e coloca em 1333 e veja se o memtest detecta.

Se você já trocou de slots ambas, o slot infelizmente pode ter ido embora.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hqxriven Coloquei os 1333 e fui no memtest.

Olhando na parte principal apareceu isso aqui e eu achei que tivesse detectado apenas uma memória, já que apareciam 3583MB disponíveis.

Total physic memory.jpg

Mas ai eu cliquei em VIEW DETAILED RAM, e apareceu o seguinte:

Memorias.jpg

Nesse caso, parece que a memória está sendo detectada corretamente, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é ele detectar que os slots estão com a memória conectada e outra é a placa-mãe disponibilizar as mesmas pra uso.

O memtest só detecta o que a bios permite usar, o resto ele exclue.

Quando você troca a ordem, sempre o slot A1 é detectado? Já experimentou deixar apenas 1 pente e passar o memtest nele e depois no outro? (não use aquela droga de memtest do windows por favor)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais