Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
raonibs

Teste gammaxx 200t deepcool CPU air cooler

Recommended Posts

Esse é cooler que tem saído bastante no mercado nacional, custando no momento desta postagem ~ R$80,00, resolvi fazer um teste simples para avaliar alguns pontos dele.

Ele é recomendado para amd 100w e Intel 95w

Especificações completas: http://www.deepcool.com/product/cpucooler/2015-09/7_4054.shtml

Detalhes e Resultado do Teste

- Processador Core i7-6700k sem overclock ;

- Testado com Prime95 no torture test Small FTTs;

- Tempo de teste 1 hora;

- Temperatura ambiente constante de  27°C;

- O processador atingiu um pico de 91°C se mantendo em média 84°C;

- Pasta térmica Akasa 450 silver;

- A temperatura do processador ficou 57~64C° mais quente que o ambiente;

Conclusões

Na minha avaliação o Cooler cumpre o que promete, tendo um bom desempenho para sua faixa de preço e aguentando bem a temperatura do processador, em nenhum momento o processador chegou aos 100°C e trabalhou 99% do teste abaixo dos 90°C. Ele também é relativamente silencioso. Essas características tornam o mesmo uma boa alternativa aos coolers padrões, apesar disso não há margem para quem quer fazer overclock e também quem vai usar o computador fora do ar condicionado, a temperaturas acima dos 35°C, deve considerar uma opção melhor.

Mais Detalhes do Teste

torture_test.png

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@raonibs Legal, bom saber. Mas eu achei um pouco alto, mas o seu Vcore está alto também. 1.212v é o que eu uso para rodar o meu i7-3770K a 4.4Ghz. Já pensou em baixar um pouco? Talvez dê para ficar na casa dos 1.1v. O meu fica a 1.116v com 3.7Ghz.

Eu reparei também que a temperatura dos núcleos está desnivelada. Você testou o vídeo integrado junto com o teste?

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Contiusa disse:

@raonibs Legal, bom saber. Mas eu achei um pouco alto, mas o seu Vcore está alto também. 1.212v é o que eu uso para rodar o meu i7-3770K a 4.4Ghz. Já pensou em baixar um pouco? Talvez dê para ficar na casa dos 1.1v. O meu fica a 1.116v com 3.7Ghz.

Eu reparei também que a temperatura dos núcleos está desnivelada. Você testou o vídeo integrado junto com o teste?

Preferi testar sem mexer vcore, deixei apenas o turbo boost on na bios pois acho que é o mais comum. Rodei o teste com uma placa de video off-board, sobre o desnivelamento também fiquei na dúvida, talvez esteja relacionado a distribuição da pasta térmica ou a distribuição da carga pelos núcleos, talvez o primeiro core tenha usado mais o turbo boost mas realmente não sei.

,

Compartilhar este post

Link para o post

@raonibs o ideal seria desinstalar para ver como a pasta espalhou e reaplicar novamente. Você ainda tem pasta ou acabou? Quando está legal, os dois externos (o primeiro e o último) ficam de 3-5ºC mais frios do que os internos. Tipo 81-83-84-81. Pode ser falha do cooler também, mas acho difícil. Ou pode ser a pasta TIM do seu processador que está mal aplicada. Aí só fazendo um delid para consertar, mas aí é um risco abrir. 

Você aplicou a gota ou espalhou? Se espalhou, pode ter uma bolha em cima dos dois primeiros núcleos.

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Contiusa disse:

@raonibs o ideal seria desinstalar para ver como a pasta espalhou e reaplicar novamente. Você ainda tem pasta ou acabou? Quando está legal, os dois externos (o primeiro e o último) ficam de 3-5ºC mais frios do que os internos. Tipo 81-83-84-81. Pode ser falha do cooler também, mas acho difícil. Ou pode ser a pasta TIM do seu processador que está mal aplicada. Aí só fazendo um delid para consertar, mas aí é um risco abrir. 

Você aplicou a gota ou espalhou? Se espalhou, pode ter uma bolha em cima dos dois primeiros núcleos.

Estou sem pasta térmica no momento, mas no dia testei a quantidade colocando e retirando o cooler para ver o tamanho da gota necessária. Quando tiver mais pasta térmica em mãos vou fazer isso que me sugeriu. Uma coisa que notei é que o cooler exige uma certa força na montagem, e tende a dançar de leve em cima do processador no momento de prendê-lo ao suporte, talvez seja isso, vamos ver quando repetir o teste.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, raonibs disse:

Vamos ver quando repetir o teste.

É, veja aí, porque se for a pasta que deslizou a temperatura pode cair bastante. Se puder colocar o resultado, ótimo, porque a gente fica sabendo :thumbsup:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais