Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia,preciso saber como eu faço para fazer um contador crescente e decrescente usando o 4510, o 4511 e um flip flop. Contagem de 0 a 9(0123456789) e decrescente do 9 ao 0 (9876543210) . eu quero que isso seja automatico , sem ter que ficar trocando o up/down de alta para baixa...aguardo

Postado

Olá Luiz bom dia , tava dando uma olhada no fórum do club  e ví seu apelo, embora não sei se serve mas tá aí um esqueminha fácil de se montar, Eu Havia feito para um amigo do interior, O CÍ eu tenho, no meu blog você vai ver, http://abcdaeletronica.blogspot.com/

CONTADOR CD40110BE.bmp

adicionado 16 minutos depois

E aqui tem um vídeo do mesmo esquema, com alguma pequena mudança voce pode conseguir o que deseja, Att

MP4_Oct01_233933__video_de_ci_contador.rar

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Paulão estragou o prazer de ele descobrir por si!!

Como isso tem pouca ou nenhuma utilidade prática, tá com cara de mais um "desafio de professor". mas enfim, já está com a faca e o queijo na mão.

Sabia que um mc zinho de nada resolve isso com meia dúzia de linhas de programação? Poizé.. um bom momento pra confirmar isso com seu professor ou comentar com ele.

• Curtir 2
Postado

@Isadora Ferraz ,

Eu apenas mostrei o porquê do enunciado dizer que ele tinha também um flip-flop disponível !

Mas de forma alguma tirei o prazer do jovem aluno !

Afinal, ele tem de dar uma "queimadinha de neurônios" para saber como usar esse flip-flop ( tipo D ? Tipo JK ? Tipo Set-Reset ) e fazer a simulação .

Até achei um desafio inteligente em uma época onde tudo está sendo feito por microcontroladores, até radios completos que recebem de 500 Khz a 22 Mhz em tudo que é tipo de modulação e incluem FM estéreo são disponíveis hoje em um único CI, sem precisar de toda aquela velha eletrônica analógica com circuitos de FI.

Ainda não ví um receptor de televisão em um único CI, mas acredito que estamos muito próximos disto...

Paulo

• Curtir 1
Postado

valeu galera amanha vou tentar fazer...meu professor ja haviaa comentado que com programacao era muito simples isso, mas usando esses CI nos iamos quebrar a cabeça pra fazer kk .... então eu tenho em maos o flip flop 4013 e um 4027....algum conselho de qual usar?

Postado

esqueci de falar que estou usandoum 4017 e fazendo um divisor por 6...esse meu 4017 manda odivisor por 6 para meu 4510 e disso para meu 4511 e vai ligando o display....estou com dificudade para saber de onde eu pego um clock para jogar no meu flip flop e ligar no pino 10(up/down)do 4510 alguma ajuda??

Postado
2 horas atrás, Luiz Vanderléia disse:

valeu galera amanha vou tentar fazer...meu professor ja haviaa comentado que com programacao era muito simples isso, mas usando esses CI nos iamos quebrar a cabeça pra fazer kk .... então eu tenho em maos o flip flop 4013 e um 4027....algum conselho de qual usar?

Poxa chega de dica !!!!

Agora você tem de pensar, meu amigo !

Olhe a tabela do seu CI contador, e veja como funciona a saída Carry-Out.

Imagine se ela poderia ser usada como a entrada de clock de um flip-flop .... opa falei demais de novo !!!!!

Prá que esse 4017 ??  Não precisa de nada mais do que o enunciado original !!!

Paulo

Postado
7 horas atrás, Luiz Vanderléia disse:

Os dois funcionam, basta pensar um pouco. 

6 horas atrás, Luiz Vanderléia disse:

esqueci de falar que estou usandoum 4017 e fazendo um divisor por 6...esse meu 4017 manda odivisor por 6 para meu 4510 e disso para meu 4511 e vai ligando o display....estou com dificudade para saber de onde eu pego um clock para jogar no meu flip flop e ligar no pino 10(up/down)do 4510 alguma ajuda??

Qual o objetivo do 4017?

Postado

@Mestre88

Em 09/10/2016 às 21:53, Mestre88 disse:

Os dois funcionam, basta pensar um pouco. 

Qual o objetivo do 4017?

Pessoal, não sei vocês, mas eu fiquei aqui matutando ou queimando os neurônios e fazendo aqui na minha protoboard esse circuito que conta de 0 a 9 e de 9 a 0 automaticamente como mencionou luiz, bom vou mandar apenas o vídeo, depois se aprovarem eu mando o esquema, você tem de colocar em prática mesmo que seja difícil, eu fiz como mencionou aphawk, usei um flip-flope CD4013BE, mas não foi fácil, mas eu fiz, Lembra no começo do Tópico, a primeira resposta que eu disse "com uma pequena modificação" Aí esta um vídeo já com essa modificação. Amanhã eu volto aqui pra ver os comentários, Att.

VÍDEO_CD40110BE.rar

Postado
5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Mas no video não dá pra ver nada, apenas uns vultos.

adicionado 0 minutos depois

[2]

KKKKKKKK, Pensou que ia ser assim né, facim, facim, tem que ter um suspense primeiro, mas chega de suspense, bom os led's que foram adicionados são apenas pra enfeitar o       " pavão " os led's verde e amarelo que piscam alternadamente, indicam pulsos HI e LOW na saída pino 3 de CI - 1, O LED bicolor muda de estado conforme conta para cima ( UP )LED verde , e para baixo ( DW ) LED vermelho, Bom, O resto Vocês Agora tem de analisar Por si mesmo. Aqui tá o vídeo + esquema, valeu pessoal, tamos pronto para outro desafio.

VIDEO_CD40110BE_+_ESQUEMA.rar

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, BAGINI disse:

tem que ter um suspense primeiro,

A intenção pode até ter sido boa mas a ideia nem tanto.. ou vice versa.

8 horas atrás, Tiago NET disse:

kd o esquema por favor?

ao publicar, você usou a sua boca pra mastigar indiretamente pro sumido autor

9 horas atrás, BAGINI disse:

fiquei aqui matutando

Mas de toda a forma tem seu valor sim! Serviu pra exercitar seus neurônios. Com um avatar destes, deve ter sido o projeto da sua vida kk ... calma! ... brinc...

Ah sim.. não baixei o arquivo

Postado

@Isadora Ferraz

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

A intenção pode até ter sido boa mas a ideia nem tanto.. ou vice versa.

ao publicar, você usou a sua boca pra mastigar indiretamente pro sumido autor

Mas de toda a forma tem seu valor sim! Serviu pra exercitar seus neurônios. Com um avatar destes, deve ter sido o projeto da sua vida kk ... calma! ... brinc...

Ah sim.. não baixei o arquivo

Bom dia a todos, Bom tem um ditado que diz " Nen Mesmo Cristo Agradou Todo Mundo " Não Seria Eu a Faze-lo, Quanto ao Meu Avatar, Ele Só Conta Pra Frente, e esse projetinho foi simples, pra quem já fez multímetro digital, frequencímetro relógio duplo para xadrez e outros, Eu SÓ Queria AJUDAR, Pois Esse é o Meu MAL, ser Prestativo, Baixe o arquivo e de sua opinião.

Postado

@BAGINI ,

Bom, eu dei uma olhada no esquema, e fiquei surpreso.... você não fêz com o 4510, e ainda acrescentou algumas portas lógicas ....

Será que você não consegue fazer da maneira que foi proposta, usando apenas um CI de flip-flop ligado no 4510  ?????

Paulo

• Membro VIP
Postado

@BAGINI

Claro, não quis desvalorizar seu trabalho. Apenas disse que o fizeste (de bom grado, claro) para o autor.

@aphawk

Se assim o fizer, aí é que estaria mastigando mesmo kk

Mas pode fazer sim. Agora eu deixo pois já passou do prazo de entrega do trabalho do autor do tópico

Se você fizer muuitaaa questão que eu veja, publique em jpg. To numa fase de contenção de... cliques kk

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

@BAGINI

Claro, não quis desvalorizar seu trabalho. Apenas disse que o fizeste (de bom grado, claro) para o autor.

@aphawk

Se assim o fizer, aí é que estaria mastigando mesmo kk

Mas pode fazer sim. Agora eu deixo pois já passou do prazo de entrega do trabalho do autor do tópico

Se você fizer muuitaaa questão que eu veja, publique em jpg. To numa fase de contenção de... cliques kk

Aí esta em jpg, Eu sei que quando um professor pede pro aluno fazer algum projeto de eletrônica, O aluno não tem muito tempo, se ele tivesse o semestre pela frente aí sim teriam tempo de ficar discutindo um esquema, por isso eu mandei logo, Na intenção apenas de participar, Quanto a fazer com CI CD4510 e CD4511 + flip-flop cd4013, posso tentar desenvolver APENAS por HOBBY, Não tem mais importância pois como disse já passou o prazo,...

CONTADOR CD40110BE.JPG

• Membro VIP
Postado

Bacana mano. Pra montagem até que facilita mas para análise, nem tanto. Se fosse seu professor te daria nota 7.0116. Te daria 9.7907 se fosse com simbologias eletrônicas normais. E agora o principal... led vermelho, tudo bem. Amarelo até que passa, mas verde?? Por isso não tira 10!

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Bacana mano. Pra montagem até que facilita mas para análise, nem tanto. Se fosse seu professor te daria nota 7.0116. Te daria 9.7907 se fosse com simbologias eletrônicas normais. E agora o principal... led vermelho, tudo bem. Amarelo até que passa, mas verde?? Por isso não tira 10!

Seguinte é esse, os led's foram colocados apenas para ENFEITAR, quanto ao LED bicolor, VERMELHO quando conta para baixo, VERDE quando conta para cima, veja o vídeo, quanto a nota, poderia ser (zero) pouco estaria ligando, O IMPORTANTE é  a minha capacidade de resolver uma questão, JÁ que NÃO estudei ELETRÔNICA DIGITAL, e que muitos tentaram, e ninguém colocou aí uma solução, quando coloquei, recebi  criticas, mesmo assim, Obrigado....

Postado
5 minutos atrás, BAGINI disse:

Seguinte é esse, os led's foram colocados apenas para ENFEITAR, quanto ao LED bicolor, VERMELHO quando conta para baixo, VERDE quando conta para cima, veja o vídeo, quanto a nota, poderia ser (zero) pouco estaria ligando, O IMPORTANTE é  a minha capacidade de resolver uma questão, JÁ que NÃO estudei ELETRÔNICA DIGITAL, e que muitos tentaram, e ninguém colocou aí uma solução, quando coloquei, recebi  criticas, mesmo assim, Obrigado....

Calma rapaz, a @Isadora Ferraz nem está falando sério, quem vai se importar com a cor do Led?! 

Quanto ao amigo @Luiz Vanderléiao criador do tópico, ele deve ter encontrado uma maneira de resolver o problema, talvez tenha até seguido sua sugestão. 

Postado
38 minutos atrás, Mestre88 disse:

Calma rapaz, a @Isadora Ferraz nem está falando sério, quem vai se importar com a cor do Led?! 

Quanto ao amigo @Luiz Vanderléiao criador do tópico, ele deve ter encontrado uma maneira de resolver o problema, talvez tenha até seguido sua sugestão. 

Beleza, Não tô nervoso, Nem bravo com ninguém só me expressei,

Postado
13 horas atrás, aphawk disse:

@BAGINI ,

Bom, eu dei uma olhada no esquema, e fiquei surpreso.... você não fêz com o 4510, e ainda acrescentou algumas portas lógicas ....

Será que você não consegue fazer da maneira que foi proposta, usando apenas um CI de flip-flop ligado no 4510  ?????

Paulo

Olá Paulo, você havia comentado se dava pra fazer como o autor falou "como faço pra fazer um contador crescente e decrescente usando o 4510, o 4511 e um flip flop" Apenas um CI de flip-flop ligado no 4510" eu creio que e´impossível se não acrescentar mais nada, no entanto o jeito que encontrei foi esse, porque não tem jeito de como fazer a entrada do CI-3 pino 10 do meu desenho virar nível alto ( HI ) pra contar pra cima e nível baixo ( LOW ) pra contar pra baixo. Se existe outra forma, eu não sei, mas deve ter. Ah, agora não tem mais os led's pra enfeitar, mas funcionou perfeitamente, tem até opção de equivalência de CI,  veja o vídeo.

CONTADOR HCF4510BE + CD4511.bmp

MP4_Oct11_235524_0.rar

Postado

@BAGINI ,

Não vai achar nenhum exemplo pronto, ainda mais se ficar apenas pensando no seu desenho .... tem de pensar um pouquinho, e essa foi a ideia genial do professor que pediu esse exercício, pois é uma solução bem elegante.

Se pensarmos que a única coisa que precisamos fazer é uma maneira de fazer o pino que controla se a contagem será UP ou DOWN inverter o seu estado a partir da saída CARRY OUT do contador ao final da contagem, a solução salta aos olhos, como saltou para mim assim que lí o enunciado. Só precisamos de algum tipo de LATCH para manter o sinal de UP/DOWN, e nada melhor para isso do que um flip-flop...

Todo mundo quando ouve que tem de usar um flip-flop sempre pensa que a entrada de clock tem de ser ligada a algum clock do circuito. Mas muitas vezes um flip-flop JK tem utilidades fantásticas como bloco digital, sem precisar de um real sinal de clock.

Neste caso, a única dificuldade foi achar um flip-flop que funcione na transição NEGATIVA do clock, senão teríamos de usar um inversor. Mas como o enunciado deu liberdade , eu posso usar o CI que eu quiser, certo ?

Segue o circuito simples que atende completamente ao enunciado, sem usar nada a mais do que os CI's ....

updown.jpg

Paulo

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, aphawk disse:

@BAGINI ,

Não vai achar nenhum exemplo pronto, ainda mais se ficar apenas pensando no seu desenho .... tem de pensar um pouquinho, e essa foi a ideia genial do professor que pediu esse exercício, pois é uma solução bem elegante.

Se pensarmos que a única coisa que precisamos fazer é uma maneira de fazer o pino que controla se a contagem será UP ou DOWN inverter o seu estado a partir da saída CARRY OUT do contador ao final da contagem, a solução salta aos olhos, como saltou para mim assim que lí o enunciado. Só precisamos de algum tipo de LATCH para manter o sinal de UP/DOWN, e nada melhor para isso do que um flip-flop...

Todo mundo quando ouve que tem de usar um flip-flop sempre pensa que a entrada de clock tem de ser ligada a algum clock do circuito. Mas muitas vezes um flip-flop JK tem utilidades fantásticas como bloco digital, sem precisar de um real sinal de clock.

Neste caso, a única dificuldade foi achar um flip-flop que funcione na transição NEGATIVA do clock, senão teríamos de usar um inversor. Mas como o enunciado deu liberdade , eu posso usar o CI que eu quiser, certo ?

Segue o circuito simples que atende completamente ao enunciado, sem usar nada a mais do que os CI's ....

updown.jpg

Paulo

Valeu Paulo Pelo Exemplo, Ficou 100% mesmo, Gostei

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...