Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Precisa de cooler?! e limpeza...


Posts recomendados

Olá! Recentemente adquiri duas novas peças para meu setup e em poucos dias elas chegarão, e o meu pc ficará assim:
 

Placa-mãe: GA-H61M-S2

Processador: i3 2100 3.10GHz

RAM: 4GB DDR3 1333Mhz
Placa de vídeo: R7 360 2GB PowerColor

Fonte: CX-430w CORSAIR

 

Sou muito leigo no assunto, mas já ouvi falar por aí que VGA's AMD costumam esquentar muito, além de ter um alto consumo. O alto consumo acho que já é fato, mas eu vi o unboxing de uma placa semelhante a minha que está para chegar e achei a ventoinha até bem grande, mas só para me precaver resolvi perguntar: será necessário cooler extra para resfriar meu pc? Se sim, poderiam me indicar um bom e barato? Ah, e uma última pergunta... O meu i3 foi comprado em 2014 e nunca (pois é) foi limpado. Tentei dar uma limpada bem superficial entre as hélices do cooler mas ainda tem bastante poeira por de trás. Quando as minhas peças chegarem (acho que chegam segunda ou terça) estava querendo limpar o meu pc inteiro, principalmente o cooler do processador. Vocês recomendam ou é algo que apenas quem entende pode fazer? Se puderem me mostrar algum vídeo muito bem explicado ensinando como limpar eu agradeceria muito! xD
Obrigado pela atenção, galera! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Gabriel Portela Esquentar esquenta, todo eletrônico é assim.

Não precisa de coolers/fans extras, eu tenho a R7 360 e RX 470 e as utilizava sem coolers no gabinete , apenas na parte traseira. Claro que é bom usar um cooler e eu recomendo este: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=69920&origem=52&gclid=CLC_tJn7zM8CFYWBkQodfo8PUw

É bom e barato.

Pra limpar use um pano que não solte fiapos e álcool isopropílico com minimo de água.

Compre também uma pasta térmica boa. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Não se remove o processador do socket pra fazer limpeza

-Nem se retira a pressão da presilha a menos que seja necessário

-Se for remover o cooler, é obrigatório ter pasta térmica pra limpar e substituir a antiga

-É muito mais prático passar ar com compressor mas tenha noção de que compressor pode acumular água se não for feita manutenção adequada. Secador de cabelo SEM AR QUENTE também serve.

-Limpeza das conexões entre pentes de memória, placa de vídeo e afins raramente dão problema e precisam serem removidas pra limpeza.

-Existem produtos específicos pra cada uso.

-Quase tudo é bem encaixado e NÃO exige força pra ser removido, então antes de querer brincar de Hulk pra retirar aquele Cooler intel chato, saiba que provavelmente dando um leve apertão aqui e ali vai fazer ele se soltar.

-Se for desmontar algo que não conheça, é bom indo registrando nem que seja por foto com o celular cada peça e a ordem que foi removida.

-Parafusos tu vai colocando em LINHA e de preferência que fique claro de onde veio!!!

-Se a máquina foi remontada e sobrou parafuso, vocẽ falhou miseravelmente em seguir a dica anterior :)

-Gabinetes de boa qualidade geralmente são fáceis de remover as tampas laterais e o painel frontal, o que permite limpar facilmente todo o PC.

-Passar cotonete por solda e por componentes irregulares é pedir pra fazer titica.

-O mesmo vale para panos que soltam fiapos.

-Pinceis pra informática não custam caro e valem a pena comprar e montar um estojinho de ferramentas úteis pra limpeza.

-Remover peças... não é difícil, mas exige certo conhecimento pra evitar erros e danos.

-Se for possível o uso de luvas anti estáticas, é aconselhável.

 

-Na questão de circulação de ar e limpeza, a regrinha básica é a seguinte, tem que ter mais ENTRADA de ar por fan do que SAÍDA de ar por fan. Em resumo, se tu tem dois fan jogando ar pra fora do gabinete, a tendencia é que o ar entre por todas as brejas pra ocupar o espaço deixado pelo ar que saiu (Pressão negativa), quando isso ocorre, tu não tem controle da sujeira que entra. Justamente por causa disso, é mais interessante ter mais fan jogando ar para dentro do gabinete com um filtro(Pressão positiva), pois a quantidade de poeira e sujeira vai ser menor por ser possível ter controle da mesma! Aí é improvisar e ver se o seu gabinete tem filtro de ar, e se não tem... aí é correr pro caseiro!

 

Em relação a temperatura

AMD, Nvidia e Intel esquentam, tudo esquenta! Depende do modelo, geração e etc, o correto é ir no site do fabricante e verificar lá qual é a faixa de temperatura que o componente opera. Tem peças que vão operar na faixa dos 50°C, tem outras que vão operar na faixa dos 80°C... Então esse desespero todo boa parte das vezes é infundado, as vezes o cara compra uma versão com Overclock custom de alguma empresa e ela opera a uma temperatura bem maior do que as mesmas placas, e isso faz a pessoa achar que existe problema, sendo que é uma característica do produto. Sempre verifique no site do fabricante!!!!!!!!!!

 

Em relação a vídeos...

Basicamente isso, See Ya!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...