Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indenização por danos elétricos/dano em placa de vídeo


Posts recomendados

  Olá,

 

  Espero não me encontrar em área errada, vamos lá.

 

  Recentemente, no dia 23/09/2016 por volta das 08:30, houve uma pertubação na rede elétrica da minha cidade (falta de energia durante uns 20 minutos) afetando a minha residência, pertubação essa já confirmada pela concessionária de energia daqui (Coelba) em carta escrita à minha pessoa, o problema é: Eu estava com o computador ligado e após a normalização minha placa de vídeo parou de funcionar, uma XFX HD 7950 Core Edition, todo o resto continuou normal (alguns dias depois uma memória queimou).

 

  Fiz o procedimento normal, entrei em contato com a Coelba e solicitei indenização por danos elétricos, foi enviado um "Técnico" para efetuar a análise da minha placa de vídeo, o mesmo ao conversar declarou que não era "técnico" e apenas fazia a anotação de dados para serem analisados na oficina central da empresa pelos "técnicos" (dados como: Nome, modelo, marca entre outras coisas menores). O problema é que eu recebi a resposta da empresa alegando que de fato fora constatado a pertubação no momento que eu indiquei e mesmo assim foi negada a minha solicitação com a justificativa: "...O pressuposto da concessionária constatou que a fonte de alimentação elétrica do equipamento está em perfeito estado de funcionamento, desse modo, conclui-se que a ocorrência registrada não causou o dano reclamado...".

 

Bom, a minha dúvida é a seguinte: O cara veio na minha casa, só fez perguntas e anotou os dados da placa de vídeo, E apenas com base na fonte continuar funcionando ele declarou que a causa não foi por falha na rede elétrica. Gostaria de saber se essa informação bate, se para queimar a placa de vídeo é preciso queimar a fonte antes e como eu posso constatar que a placa morreu por danos elétricos!

 

  Desde já, agradeço a atenção!

 

Placa XFX HD 7950 Core Edition
Fonte: CX 600M

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Bismarck Cunha disse:

  Olá,

 

  Espero não me encontrar em área errada, vamos lá.

 

  Recentemente, no dia 23/09/2016 por volta das 08:30, houve uma pertubação na rede elétrica da minha cidade (falta de energia durante uns 20 minutos) afetando a minha residência, pertubação essa já confirmada pela concessionária de energia daqui (Coelba) em carta escrita à minha pessoa, o problema é: Eu estava com o computador ligado e após a normalização minha placa de vídeo parou de funcionar, uma XFX HD 7950 Core Edition, todo o resto continuou normal (alguns dias depois uma memória queimou).

 

  Fiz o procedimento normal, entrei em contato com a Coelba e solicitei indenização por danos elétricos, foi enviado um "Técnico" para efetuar a análise da minha placa de vídeo, o mesmo ao conversar declarou que não era "técnico" e apenas fazia a anotação de dados para serem analisados na oficina central da empresa pelos "técnicos" (dados como: Nome, modelo, marca entre outras coisas menores). O problema é que eu recebi a resposta da empresa alegando que de fato fora constatado a pertubação no momento que eu indiquei e mesmo assim foi negada a minha solicitação com a justificativa: "...O pressuposto da concessionária constatou que a fonte de alimentação elétrica do equipamento está em perfeito estado de funcionamento, desse modo, conclui-se que a ocorrência registrada não causou o dano reclamado...".

 

Bom, a minha dúvida é a seguinte: O cara veio na minha casa, só fez perguntas e anotou os dados da placa de vídeo, E apenas com base na fonte continuar funcionando ele declarou que a causa não foi por falha na rede elétrica. Gostaria de saber se essa informação bate, se para queimar a placa de vídeo é preciso queimar a fonte antes e como eu posso constatar que a placa morreu por danos elétricos!

 

  Desde já, agradeço a atenção!

 

Placa XFX HD 7950 Core Edition
Fonte: CX 600M

 

 

Fontes chaveadas são muito rápidas em sua estabilização.

http://www.engineersgarage.com/sites/default/files/imagecache/Original/wysiwyg_imageupload/1/SMPS3_0.jpg

 

Não tem como variação da rede elétrica causar problemas. 

 

1-Primeiro tem os capacitores de entrada, que por sí só já não permitiria a elevação instantânea de tensão sem antes queimar um fusível. 

 

2- Depois tem o circuito de estabilização que trabalha numa freqüência de 40 mil oscilações por segundo. 

 

3- E ainda tem os capacitores de saída com o monitoramento chamado de feedback. 

Se a tensão de saída se eleva somente alguns milivolts acima do normal, a oscilação de 40 mil Hertz cessa imediatamente, desligando o transformador numa velocidade inimaginável. 

 

4- A fonte mantem a estabilização até que os transistores não suportam mais. 

Quando os transistores se explodem, a oscilação de 40 mil Hertz deixa de existir e o transformador desliga. A fonte jamais deixa passar sobre-tensão na saída. 

 

5- Se você abrir a fonte e não tiver nem um varistor queimado, aí realmente não foi a rede elétrica que danificou sua placa. Pois o varistor é um componente que queima fácil quando a tensão ultrapassa os limites normais. 

Na verdade quando a rede elétrica de 127Vac ultrapassa muito o valor normal, por exemplo: Vai para uns 200V, o varistor de entrada fecha um circuito-circuito, fazendo o fusível abrir. Só que ele se danifica junto também. Fica visivelmente estourado. 

 

Varistor queimado é sinônimo de sobre-tensão na rede elétrica. 

Se não tem varistor queimado, então não houve sobre tensão. 

 

Você teria ao menos sentido um cheiro forte de queimado e teria dado um pipoco. Varistor quando atua, protegendo o equipamento, ele dá um pipoco e solta uma fumaça fedida. 

 

Se nada disso aconteceu, certamente não foi a rede elétrica que queimou sua placa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

adicionado 6 minutos depois

Sabe dizer se houve raios na região? 

Tempestades elétricas costumam causar estes tipos de falha. Mas aí as empresas de energia também não pagam, pois eles alegam que se trata de danos naturais. 

 

Os varistores que tem dentro das fontes funcionam igual a estes dispositivos de surtos: 

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Controls/Protecao-de-Circuitos-Eletricos/Dispositivos-de-protecao-contra-surtos-SPW 

adicionado 8 minutos depois

Vejam: Dentro tem um simples varistor: 

https://www.youtube.com/watch?v=YH3dSPP8iBU

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!