Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias: quantidade, canais e timings


Darkmana

Posts recomendados

  • Membro VIP

Referente aos seguintes artigos do Clube do Hardware:

- Mais memória faz diferença no desempenho em jogos?
- Memória de dois canais faz diferença no desempenho em jogos?
- A latência da memória interfere no desempenho do computador?

 

Foram feitos alguns testes complementares que estão no disponíveis no resumo em anexo. Inicialmente este resumo havia sido sido encaminhado ao @Rafael Coelho, autor dos artigos acima.

 

Espero ter colaborado de alguma forma. Foi somente efetuando os testes e escrevendo sobre eles que eu pude ter uma ideia do trabalho envolvido nos artigos feitos pelo Clube do Hardware!

 

 

 

Resumo.docx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para facilitar, segue o conteúdo que está no anexo.

 

Introdução

 

Antes de mais nada gostaria de dar os parabéns ao Clube do Hardware pelos seus artigos e testes publicados! O site de vocês acompanha as mais novas tecnologias e produtos no mundo – isso sem deixar de considerar a limitação dos produtos que estão à disposição no mercado brasileiro. E o mais importante de tudo: é um site que cria seu próprio conteúdo - ao invés de apenas replicar como muitos sites semelhantes fazem.


Dentre tantos artigos do site, três artigos sobre memória escritos pelo @Rafael Coelho chamaram a minha atenção:
- Mais memória faz diferença no desempenho em jogos?
- Memória de dois canais faz diferença no desempenho em jogos?
- A latência da memória interfere no desempenho do computador?

 

Como eu esperava que os resultados dos testes destes artigos fossem um pouco diferentes, resolvi então refazer alguns testes conforme a seguir:


Quantidade / Canais:
  -  4 GB (1 x 4 GB) em canal simples;
  -  8 GB (2 x 4 GB) em canal simples;
  -  8 GB (2 x 4 GB) em canal duplo.


Latência: testes com latência mais alta e mais baixa em:
  - 1.066 MHz,
  - 800 MHz;
  - 800 MHz reduzindo a velocidade base do processador de 3,4 GHz para 2,8 GHz.


O objetivo dos testes é verificar o desempenho em jogos e também o desempenho de uma forma geral. Já aviso que não sou formado na área e me perdoem por qualquer bobagem que eu tenha escrito!

 

 

Método

 

O método, os testes e os aplicativos utilizados foram de acordo com as minhas limitações. Como o objetivo dos testes era testar o desempenho em jogos e também o desempenho de uma forma geral, eles foram divididos desta forma e utilizando os seguintes aplicativos:


Jogos/3D:
  - 3DMark - Fire Strike 1.1
  - Unigine Valley 1.0 - Extreme HD
  - Metro Last Light Redux - Resolution: 1920 x 1080; Quality: High; SSAA: Off; Texture filtering: AF 16X; Motion Blur: Normal; Tesselation: Very High; VSync: Off; Advanced PhysX: On


Desempenho geral:
  - PCMark 8 - Creative 3.0 – Conventional
  - Cinebench R15.0 - CPU
  - Winrar 5.40 (64-bit) - Speed – Resulting

 

Os testes foram executados da seguintes forma:
- PCMark8: os testes foram repetidos três vezes e excluídos o maior e o menor resultado.
- Demais aplicativos: os testes foram repetidos cinco vezes; excluídos o maior e o menor resultado  e calculada a média aritmética dos resultados restantes.

 

O sistema utilizado nos testes foi o seguinte:
- Processador: Intel Core i7-3770 @ 3,4 GHz
- placa-mãe: ASRock Z77 Extreme 4
- Memória: Corsair Dominator Platinum 8GB 2.133MHz (2 x 4 GB) @ 9-11-10-27 2T
- Placa de vídeo: Gigabyte GeForce GTX 770 WindForce
- Placa de som: Creative Sound Blaster X-Fi XtremeGamer SB0730
- Unidade de armazenamento: Samsung 850 Pro 256 GB
- Fonte: Corsair HX Series HX750 Power Supply
- Refrigeração: Corsair Hydro Series H100i Extreme Performance
- Gabinete: Corsair Graphite Series 600T
- Monitor: Dell U2412m @ 1920 x 1200
- Sistema operacional: Windows 10 Home x64 versão 1607

 

É importante ressaltar que os testes foram realizados em um computador pessoal, com antivirus e outros aplicativos instalados.

 

Seguem os resultados.

 


Quantidade e Canais – Jogos/3D

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfMHpEQ

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfMnBIY

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfemxyZ

 


Quantidade e Canais – Desempenho geral

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfY0NhM

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfZGloV

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfZmota

 

 

Latência – Jogos/3D

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfYTIwT

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfZkVvV

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfSkpva

 

 

Latência – Desempenho geral

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfeXJyN

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfcEZsR

 

uc?export=download&id=0B8OUw9yQB3NfbXZEN

 

 

Conclusões

 

Mais memória faz diferença no desempenho em jogos?
Os meus testes apenas ratificaram os resultados do artigo: não houve ganho de desempenho em jogos com mais memória. Já no desempenho geral, há ganho de desempenho apenas para aplicativos que utilizem esta memória extra. Compartilho da opinião do artigo de que 8 GB são recomendados .

 

Memória de dois canais faz diferença no desempenho em jogos?
Novamente os meus testes apenas ratificaram os resultados do artigo: não houve ganho de desempenho em jogos com a configuração de dois canais. Quanto ao desempenho geral, houve ganho pequeno de desempenho para aplicativos trabalham mais intensamente com o uso de memória. Desta forma, na minha opinião recomendo o uso de dois canais se disponível.

 

A latência da memória interfere no desempenho do computador?
Quanto aos jogos, não houve ganho de desempenho em latências mais baixas. Já quanto ao desempenho geral, diferentemente dos resultados do artigo, houve ganho de desempenho considerável para aplicativos que trabalham mais intensamente com o uso de memória.

 

É claro, deveriam ser feitos muito mais testes. Porém acho que já poderíamos fazer as seguintes recomendações sobre memórias de acordo com o perfil de uso do computador:

- Doméstico e estação de trabalho (internet, edição de texto, jogos eventuais, etc): não haverá benefício com o uso de mais memória ou de memória com latências mais baixas. Para melhor desempenho recomendaria investir no processador.

- Criação de conteúdo (edição de fotos, vídeos, etc): haverá benefício com o uso de mais memória e com latência mais baixas.

- Jogos: não haverá benefício com o uso de mais memória ou de memória com latências mais baixas. Para melhor desempenho recomendaria investir na placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!