Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento inesperado


Posts recomendados

Bom gente, estou com uma dúvida, meu computador começou a desligar sozinho, eu não sabia o motivo. A primeira vez que ocorreu, foi quando eu jogava Rift (MMORPG), e ele desligou sozinho durante uma missão, ligou novamente sem problemas e voltei a jogar, então ele desligou pela segunda vez. Nessa vez a fonte dele queimou, troquei ela e voltou a funcionar sem problemas. Passado um tempo normal, ele desligou novamente enquanto eu jogava Bf4, estranhei mas ligou normalmente. Ocorreu outros desligamentos, mas eu não sabia o motivo porque não estava presente quando ocorria. Foi nesse momento que eu cheguei a uma conclusão. Toda vez que eu deixo meu computador com um jogo aberto (jogo de nível recente), meu computador desliga dentro de 2 a 5 minutos se eu não movimentar ou mexer na tela do jogo. Verifiquei por super aquecimento, mas ele continua gelado e verifiquei os drivers, estão todos atualizados e as opções de energia que desliga o computador quando não utilizado estão desativadas. O que poderia ser??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, grievous disse:

@Breno Brilhante Qual sua configuração?

Processador
placa-mãe

Memória

Placa de Vídeo

Armazenamento

Fonte

Pode ser que a fonte que você tenha colocado seja ruim e quando o sistema pede mais energia ela não consegue entregar e desliga.

Processador: AMD fx 8350 Eight-Core 4.00 GHz
Placa-Mãe: Giga Byte 78LMT-USB3
Placa de vídeo: Radeon R7 370
Memória Ram: 8Gb DDR3 2x(4Gb)
Hd: 3,5 TB (3TB seagate) (500Gb kingston)
Leitor de Cd e DVD- Samsung
Fonte:GM500 80Plus Bronze

Mais detalhes da fonte na foto abaixo.

 

IMG-20161018-WA0020.jpg

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, manoxp disse:

verificou na configuração do game se não ha opção para desligar quando em espera?

Sim, já verifiquei, porém nenhum deles tem algo do gênero.

 

adicionado 5 minutos depois

Abaixo, segue um relatório de eventos do computador da última vez que ele desligou para mais informações, iniciado em modo de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Breno Brilhante Então amigo, grandes chances de ser a sua fonte.

 

Não encontrei nenhum teste além deste, porém vi outras fontes do mesmo fabricante que são de péssima qualidade. No vídeo abaixo testam a sua fonte e quando chegam perto de puxar 500W ela estoura, mantendo a eficiência sempre abaixo do esperado pelo certificado 80plus antes disso.


http://tecgamers.com.br/testes-de-fonte-gamemax-500-bonita-mas-ordinaria-bomba-7/

Olhando os modelos de fonte no site da Ecos Consulting (Empresa responsável pela certificação do 80plus) tem o fabricante e seu modelo lá confome PDF: https://plugloadsolutions.com/psu_reports/GUANGDONG SOHOO TECHNOLOGY CO., LTD._GM-500_ECOS 2098.3_500W_Report.pdf

Mas a certificação foi tirada em 2010 e a fonte que consta na imagem da certificação está diferente da que você tem (apesar de ser o mesmo modelo). Pode ser que depois de conseguir a certificação eles tenham alterado o projeto para baratear os custos. A sua fonte aparenta ser a mesma que estoura quando puxa quase 500W.

Para confirmar você poderia tentar pegar alguma fonte com algum amigo, fonte boa e testar pra ver se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, grievous disse:

@Breno Brilhante Então amigo, grandes chances de ser a sua fonte.

 

Não encontrei nenhum teste além deste, porém vi outras fontes do mesmo fabricante que são de péssima qualidade. No vídeo abaixo testam a sua fonte e quando chegam perto de puxar 500W ela estoura, mantendo a eficiência sempre abaixo do esperado pelo certificado 80plus antes disso.


http://tecgamers.com.br/testes-de-fonte-gamemax-500-bonita-mas-ordinaria-bomba-7/

Olhando os modelos de fonte no site da Ecos Consulting (Empresa responsável pela certificação do 80plus) tem o fabricante e seu modelo lá confome PDF: https://plugloadsolutions.com/psu_reports/GUANGDONG SOHOO TECHNOLOGY CO., LTD._GM-500_ECOS 2098.3_500W_Report.pdf

Mas a certificação foi tirada em 2010 e a fonte que consta na imagem da certificação está diferente da que você tem (apesar de ser o mesmo modelo). Pode ser que depois de conseguir a certificação eles tenham alterado o projeto para baratear os custos. A sua fonte aparenta ser a mesma que estoura quando puxa quase 500W.

Para confirmar você poderia tentar pegar alguma fonte com algum amigo, fonte boa e testar pra ver se o problema persiste.

É realmente uma pena, eu tinha uma outra fonte que estava comigo a 3 anos de 500w da thermaltake, mas quando começou esses desligamentos, a segunda vez ela queimou. Aí um cara que eu conheço arrumou meu pc, disse que a fonte tinha queimado e colocou essa. Mas pelo jeito vou ter que trocar com urgência.

Ps: Esqueci de mencionar, que antes de ocorrer a primeiro desligamento, meu computador fazia barulho de curto. Será que pode ter danificado a placa-mãe ou a placa de vídeo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, grievous disse:

@Breno Brilhante Tudo é possível quando a fonte não é de qualidade. Uma limpeza dos componentes e gabinete ajuda a evitar esses curtos ou problemas de mal contato.

Realmente, uma fonte de qualidade influencia muito e fazia um tempo que eu não limpava o gabinete. Agora, será que vale a pena comprar uma fonte igual a minha antiga?? Ela durou 3 anos e aguentou grandes modificações.

Modelo da fonte antiga: Thermaltake ATX TR2 500W TR-500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@manoxp Então, agora ele desliga enquanto eu jogo também. Antes era só quando estava com o jogo aberto e inativo.

 

adicionado 2 minutos depois
13 horas atrás, grievous disse:

@Breno Brilhante Pegue uma Corsair CX500 Bronze que é mais garantido. A Thermaltake tem fontes ótimas e horríveis dependendo do modelo, não consegui achar nada a respeito do seu.

Entendi, vou dar uma olhada, um técnico vai vir aqui semana que vem, e a gente vai testar outras fontes e levar o computador ao limite pra ver se é isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!