Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor explode na saida do retificador


Posts recomendados

Ola pessoas

bom, eu estou tentando fazer em casa um amplificador simples  com lm386 stereo, mas preciso de uma fonte para eles( sim eles pois sao 2 lm386 no circuito), então recorri ao google para achar um retificador que me agradace... então eu o encontrei e montei. --//imagem a baixo//--

mas quando eu fui comprar o material comprei os diodos 1n4002 e nao o 1n4004.. fiz as ligações da saida AC do trafo na ponte retificadora e imediatamente como eu sempre faço fiz o teste de temperatura no capaticor de 2200uF e o mesmo estava muito quente e em fim estourou no meu dedo kkkk  e o led colocado no circuito nao ligava.

PERGUNTA:

por acaso o meu trafo tem saida alternada muito alta e passa mais corrente pro capacitor ou os diodos estão errados mesmo?

no aparelho velho em que eu encontrei o trafo tinha uma retificação com diodos IN4001 em paralelo com capacitores ceramicos 203   e eu so fui notar apos o ocorrido pois fui procurar outro capacitor de 2200uf kkkkk alguem tem ideia de o que aconteceu nesse circuito?

OBG a todos pela atenção 

fonte de alimentação.png

 

 

 

EDIT:

Encontrei o esquema do aparelho que retirei o trafo para esse retificador. segue o segundo anexo...

 

FONTE DO APARELHO BRITANIA BS93.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que a tensão ultrapassou o limite suportado pelo capacitor, pois quando se retificar a tensão alternada e filtra ela atinge seu valor de pico, para achar o valor deve pegar a tensão em AC e multiplicar pela raiz de 2 (1,4142) exemplo um transformador de 12v ac, quando for retificado e filtrado vai obter 12*1,4142= 16,9vdc, o capacitor recomendado então seria com tensão máxima de 25v.

Além disso, capacitores eletrolíticos possui sua polaridade para ser ligado, note nesse seu capacitor que ele tem uma listra (geralmente cinza) em algum lado essa listra indica o terminal de polaridade negativa, se ligar ele invertido, ele vai explodir mesmo.

 

Você sabe qual a tensão alternada que sai desse seu transformador ?
ele possui dois ou três fios no secundário ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus então a polaridade do capacitor eu sei como se vê liguei o positivo dele no positivo de saida do diodo.

nao sei a tensão que sai do trafo pois to sem voltimetro aqui mas achei q com o esquema do aparelho em que eu retirei o transformador vocês tivesem uma base kkkk mas acredito q seja maior que seja de 12v ou 25v que é o normal correto? ainda mais em aparelhos como esses minisistens da britania kkk  o engraçado é que ele saia do retificador e ligava em um capacitor de 16v que iniciava o ciclo do radio do sistema....  to achando algum diodo ta aberto =/ 

vou levar o transformador para um amigo medir a saida pra mim.

mas continuo na duvida de porque ele explodiu se estava ligado corretamente é o mesmo capacitor de antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Matthwus então a polaridade do capacitor eu sei como se vê liguei o positivo dele no positivo de saida do diodo.

nao sei a tensão que sai do trafo pois to sem voltimetro aqui mas achei q com o esquema do aparelho em que eu retirei o transformador vocês tivesem uma base kkkk mas acredito q seja maior que seja de 12v ou 25v que é o normal correto? ainda mais em aparelhos como esses minisistens da britania kkk  o engraçado é que ele saia do retificador e ligava em um capacitor de 16v que iniciava o ciclo do radio do sistema....  to achando algum diodo ta aberto =/ 

vou levar o transformador para um amigo medir a saida pra mim.

mas continuo na duvida de porque ele explodiu se estava ligado corretamente é o mesmo capacitor de antes...

Ja que vai levar o transformador para medi, aproveita e leva os diodos, acredito que se usar o center tap como negativo e as extremidades como positivo ira ficar melhor, claro se o LM386 não precisar de alimentação simétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus sim levarei eles.

eu so preciso fazer a conte externa retificada mesmo por questão de nao precisar ser alimentado pela fonte do computador como estou fazendo aqui neste momento kkkk ja que a fonte nao funcionou ne =P

por falar nele estou com um problema no circuito que fiz do lm386 eu devo criar outro topico ou posso postar aqui mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Matthwus sim levarei eles.

eu so preciso fazer a conte externa retificada mesmo por questão de nao precisar ser alimentado pela fonte do computador como estou fazendo aqui neste momento kkkk ja que a fonte nao funcionou ne =P

por falar nele estou com um problema no circuito que fiz do lm386 eu devo criar outro topico ou posso postar aqui mesmo?

Bom, na minha opinião seria melhor criar outro, assim se mais pessoas estiverem com o mesmo problema, fica mais fácil para encontrar a solução, se estiver em outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

to achando algum diodo ta aberto =/ 

Mais fácil ter algum em curto.

 

Provavelmente ligou os diodos invertidos, entregando tensão AC ao capacitor ocasionando sua queima.

Esse trafo aí é de 7 ou 8V já que o rádio possuía alimentação de 9V com pilhas ligadas ao mesmo ponto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 realmente você esta certo, sai aproximadamente 9V, hj irei refazer o retificador com capacitor novo espero que nao estoure de novo por via das duvidas na lista coloquei pra 50v o capacitor e um de 25v pra sobrar caso de problema kkkk

unica coisa que nao entendi no esquema do radio foi os capacitores ceramicos modelo 203 em paralelo com os diodos, na minha cabeça eles passa corrente alternada livremente kkk me explica ai a funcionalidade desses capacitores pfv

 

obg

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses capacitores servem para eliminar ruídos da rede AC. 

Ruídos que atrapalham a recepção do rádio AM e a reprodução de fitas, para rádio FM e CD não fazem diferença. 

Não ocasionam curto, pois além da baixa capacidade o diodo não deixa. 

É um exagero colocar um capacitor com isolação de 50V, um de 16V já serve.

Com certeza tinha algo errado antes e se ainda tiver vai queimar de novo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá , 

Não sei se reparou no trafo: são 3 tensões diferentes na saída.

Escolhendo os terminais extremos do secundário você vai ter 25 volts.

 

O problema é que a tensão eficaz aí é bem superior a isso, motivo pelo qual os diodos 1n4001 não servem (pois sua Vef é igual a 25V).

 

Deste modo, a tensão na saída da sua ponte não é puramente pulsante, e deve ser esta a razão dos capacitores não aguentarem.

 

Recomendo que substitua os diodos pelos 4004, use capacitores cerâmicos em cada par diodo e substitua seu eletrolítico por um com tensão superior a 50V.

 

Lembre-se que quando usa um capacitor com alta capacitancia como este, no início da carga ele vai agir como um curto, drenando alta corrente do trafo. se não for tão necessário ser esse valor, recomendo que use um pouco menor . 

 

Espero ter ajudado . 

ABRAÇOS 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 na verdade antes eu inverti a polaridade do capacitor sem ver agora esta tudo correto coloquei diodos 1n4001 mesmo e  deixei o capacitor de 50v pois creio que assim nao vou me incomodar com esse circuito mais vou colocar ele dentro de um case e nao quero mais mexer 

@Classificados Mineiro na verdade o trafo apenas sai 2 fios do secundario  e sai 11,2 volts ja medidos e sim eu coloquei capacitor de 50v mesmo o trafo liberando menos energia apenas porque nao quero me incomodar acredito que nao faça muita diferença acho q o circuito funcionaria mais confortavel o que você acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o esquema do aparelho que retirou o trafo, o mesmo possui essas derivações, há menos que o projeto tenha sido alterado depois do lançamento.

 

Em relação a capacitores comerciais e levando em consideração a tensão de pico do secundário, acredito que poderia usar um com tensão de isolação igual a 16V.

 

Em relação aos diodos 1n4001, os mesmos suportariam bem essa tensão, mas a corrente máxima é só de 1A, o que limita muito o uso em dispositivos que consomem mais energia.

 

Como o circuito é simples, didaticamente falando, ele vai funcionar muito bem para algumas coisas que consomem até 1A.

 

Espero ter ajudado,

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro entendi eu nao tinha reparado na corrente, muita falta de atenção, -.-, Obrigado por me lembrar vou comprar uns diodos 1n4004 ou 4007 pra esse retificador pois percebi que o led do retificador pisca quando eu aumento o volume do som então deve ser isso nao ta passando corrente o suficiente bela sacada mano. por falar nisso esse CI TDA2822 nao parece ser de 2W nao kkkkk parece q tem uns 200W kkkkk o som é muito alto nossa kkkkkk a nao ser q seja 2W RMS  e mesmo assim ainda acho q tem muito mais kkkk

OBG pela dica mano vou me atentar mais a esses detalhes

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

Obrigado por me lembrar vou comprar uns diodos 1n4004 ou 4007 pra esse retificador

Esses também são são de 1 Ampere, no caso só a tensão é maior. Seu transformador também não tem mais que isso.

 

O TDA2822 pode chegar até 3W dependendo da tensão da fonte, do alto-falante e se estiver ligado em modo Bridge, mas tome cuidado para não abusar dele e queimar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Por queimar nao é o fato pois comprei uns 5 desses kkkkk tava baratin e ja sabia q poderia haver perdas kkkk 

mas então qual o diodo melhor para fazer retificação e que passe alguns amperes a mais? fiquei curioso agora kkk ate acredito que possa sair alguns miliamperes a mais dessa fonte kkk ja que conseguiu estourar um capacitor em segundos kkkk

Mas obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!